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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1342
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem profissional de surdos: superando desafios da comunicação em sala de aula.
Autor: Santos, Alice Claudina dos 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Moraes, Antônio Henrique Coutelo de
Segundo membro da banca: Sousa, Wilma Pastor de Andrade
Resumo: Na área comercial ainda não são muitos os estudos sobre a participação de surdos em cursos profissionalizantes. A crença que circula na sociedade de que talvez esses estudantes não sejam muito produtivos, merece nossa atenção, pois mostra que o movimento inclusivista até o momento não conseguiu romper as barreiras que desafiam a participação desses jovens na força de trabalho. Essa pesquisa tem o objetivo de identificar os principais desafios que poderão surgir na linguagem empregada por surdos em sala de aula de uma instituição de ensino profissional. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituição na qual a pesquisa se realizou, segue as orientações do Ministério da Educação no tocante às Políticas Linguísticas, trabalhando, de acordo com o bilinguismo, opção educacional adotada no Brasil, para a educação de surdos. O bilinguismo propõe o emprego da Língua Brasileira de Sinais - Libras (como primeira língua - L1) e Língua Portuguesa, preferencialmente escrita, como segunda língua - L2). Diante do número reduzido de instrutores bilíngues, nesse contexto de sala de aula, aparece um agente educacional que deve suprir essa lacuna, o tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa (TILSP), embora o instrutor seja o responsável pela circulação do conhecimento em sala de aula. Nossas reflexões foram apoiadas nos estudos de: Lacerda e Santos, Fernandes, Leme, dentre outros, que afirmam haver condições para que a Libras e a Língua Portuguesa, preferencialmente escrita, circulem em ambientes frequentados por surdos e ouvintes; Moura, Cordão e Moraes, Miranda, Viégas, trazem as contribuições de documentos técnicos do SENAC, além de informações sobre a profissionalização e o mundo do trabalho. Bardin, Biklen e Bodgan, inspiraram a metodologia empregada na pesquisa. Optamos por uma abordagem qualitativa na medida em que buscamos privilegiar, a compreensão dos comportamentos a partir da perspectiva de dez participantes assim distribuídos: dois instrutores, dois tradutores/intérpretes de Libras, dois coordenadores e quatro alunas de dois cursos de ensino profissional. Para a análise dos dados trabalhamos inspirados em Bardin e sua teoria da análise de conteúdo. Esperamos com essa pesquisa contribuir para melhorar a aquisição do conhecimento, na prática profissional do aprendiz surdo, em escolas de ensino profissionalizante.
Abstract: In the commercial area, there are still not many studies on the participation of deaf people in professional courses. The belief that circulates in society that perhaps these students are not very productive deserves our attention, as it shows that the inclusive movement so far has not managed to break the barriers that challenge the participation of these young people in the workforce. This research aims to identify the main challenges that may arise in the language used by deaf people in the classroom of a professional education institution. The National Service for Commercial Learning (SENAC), the institution in which the research was carried out, follows the guidelines of the Ministry of Education regarding Linguistic Policies, working, according to bilingualism, the educational option adopted in Brazil, for the education of the deaf. Bilingualism proposes the use of Brazilian Sign Language - Libras (as first language - L1) and Portuguese, preferably written, as second language - L2). In view of the small number of bilingual teachers / instructors, in this context of the classroom, an educational agent appears who must be attuned to the educational proposal, the translator / interpreter of Libras (TILSP), together with the instructor being responsible for the circulation of the knowledge in the classroom. Our reflections will be supported by the studies of: Lacerda and Santos, Fernandes, Leme, among others who claim that there are conditions for Libras and the Portuguese Language, preferably written, to circulate in environments frequented by deaf and listeners; Moura, Cordão and Moraes, Miranda, Viégas, bring the contributions of technical documents from SENAC, in addition to information on professionalization and the world of work.Bardin, Biklen and Bodgan, inspired the methodology used in the research. We opted for a qualitative approach in as we seek to privilege, the understanding of behaviors from the perspective of the ten research participants distributed as follows: two instructors, two translators / interpreters of Libras, two coordinators and four students from two professional education courses. We hope that this research will contribute to improve the acquisition of knowledge in the professional practice of deaf learners in vocational schools.
Palavras-chave: Dissertações
Aquisição de linguagem
Surdos -Educação
Ensino profissional
Aquisição da segunda língua
Língua brasileira de sinais
Dissertations
Language acquisition
Deaf -Education
Vocational education
Second language acquisition
Brazilian sign language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: SANTOS, Alice Claudina dos. Aprendizagem profissional de surdos : superando desafios da comunicação em sala de aula. 105 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1342
Data de defesa: 30-Set-2020
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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