Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1350
Tipo do documento: Dissertação
Título: "Hoje que estou tão aperreado você quer fazer minha desgraça": uma análise sobre os códigos de honra nos processos-crime de defloramento na cidade do Recife na década de 1930.
Autor: Pereira, Janicleide Nunes 
Primeiro orientador: Cesar, Tiago da Silva
Primeiro membro da banca: Amaral, Walter Valdevino do
Segundo membro da banca: Fonteles Neto, Francisco Linhares
Resumo: A partir da análise de 34 processos criminais de defloramentos instaurados na cidade do Recife na década de 1930. Foi um período marcado por um forte investimento estatal, representado por um governo ditatorial, que através das políticas intervencionistas procurou impor vários estereótipos, visando o controle e a normatização das práticas sexuais dos populares. Nessa intervenção o Estado procurou impor valores sociais, como a questão da honra, da virgindade e do casamento. Essa pesquisa procurou posicionar-se enquanto interlocutora dessas esferas, vislumbrando o Poder Judiciário e a medicina enquanto instrumentos que propagavam os comportamentos adequados, e dos envolvidos, que ora foram cúmplices, ora não foram compreendidos pela justiça. Investigamos as relações de poder e as práticas sociais que permeiam o discurso jurídico dos agentes da justiça: Delegados de polícia, Advogados, Juízes e Médicos legistas, na averiguação dos crimes de defloramento; ao mesmo tempo, analisando o perfil sociocultural das mulheres, na condição de vítima, e dos homens indiciados, no momento de instauração dos autos. Durante o procedimento de investigação do crime, eram identificadas disputas no interior dos autos pela produção da verdade sobre o defloramento.
Abstract: A partir del análisis de 34 procesos de desfloración criminal instaurados en la ciudad de Recife en la década de 1930. Fue un período marcado por una fuerte inversión estatal, representada por un gobierno dictatorial, que, a través de políticas intervencionistas, buscó imponer diversos estereotipos, apuntando al control y la estandarización de las prácticas sexuales populares. En esta intervención, el Estado buscó imponer valores sociales, como el tema del honor, la virginidad y el matrimonio. Esta investigación buscó posicionarse como interlocutor de estos ámbitos, viendo al Poder Judicial y la medicina como instrumentos que propagaban las conductas adecuadas, y los involucrados, que a veces eran cómplices, a veces no eran comprendidos por la justicia. Investigamos las relaciones de poder y prácticas sociales que permean el discurso jurídico de los agentes de la justicia: delegados policiales, abogados, jueces y forenses, en la investigación de los delitos de defloración; al mismo tiempo, analizar el perfil sociocultural de la mujer, como víctima, y de los hombres imputados, al momento de presentar el caso. Durante el proceso de investigación del delito, se identificaron disputas dentro del caso para la producción de la verdad sobre la defloración.
Palavras-chave: Dissertações
Defloramento - Recife (PE)
Crime sexual - Recife (PE)
Processos (Crime contra a honra)
Dissertations
Defloration - Recife (PE)
Sexual crime - Recife (PE)
Proceedings (Crime against honor)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: PEREIRA, Janicleide Nunes. 'Hoje que estou tão aperreado você quer fazer minha desgraça' : uma análise sobre os códigos de honra nos processos-crime de defloramento na cidade do Recife na década de 1930. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado em História, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1350
Data de defesa: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_janicleide_nunes_pereira.pdfDissertação na íntegra3,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons