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Tipo do documento: Dissertação
Título: O novo sindicalismo e a atuação dos professores de Pernambuco durante o regime civil-militar: educação, greves e resistência: (1979-1985).
Autor: Nascimento, Marcos Antônio Heliodoro do
Primeiro orientador: Cunha, Diogo Arruda Carneiro da
Primeiro membro da banca: Ferreira, Márcio Ananias
Segundo membro da banca: Amorim, Hélder Remigio de
Resumo: Durante o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil, instalada no período de 1964 até 1985, houveram repressões e até mesmo perseguições de diversos aspectos por parte do Estado em relação aos grupos sindicais no país, dentre estes, os grupos que representavam a categoria dos professores. Muitos dos líderes sindicalistas foram perseguidos, destituídos, ou impedidos de concorrer a cargos eletivos em suas próprias categorias, o que gerou constantes reinvidicações de direitos, que quando não atendidas pelo Estado, culminaram em greves. Nesse aspecto, se mostra de grande importância salientar o papel dos sindicatos e dos professores na luta pelos direitos durante o período de redemocratização do Brasil, e, para tanto, o trabalho exposto utiliza de pesquisa bibliográfica, bem como de pesquisa de campo, através de questionários e entrevistas realizadas com professores que viveram na época, a fim de compreender o parâmetro vivido, e, assim, contribuir com um maior esclarecimento da realidade da época. A pesquisa, objetiva, ainda, apresentar elementos históricos através de notícias de jornais, comunicados oficiais e outros documentos de importância histórica, a fim de trazer informações fidedignas para a compreensão do tema. Com isso, a pesquisa reúne entrevistas com membros de lideranças sindicalistas da época, e também indivíduos que estiveram frente à frente com a repressão estatal contra a classe dos professores, e também cruza referências documentais que confirmam os fatos narrados pelos entrevistados, e, com isso, se mostra clara a necessidade de registrar e valorizar a importância da classe dos professores no processo de desenvolvimento do sindicalismo brasileiro, bem como no processo de democratização do país, e, ainda, na luta pelos direitos dos trabalhadores, uma vez que essa classe se mostrou, em muitos aspectos, pioneira na reivindicação de direitos através das greves.
Abstract: During the period of the Civil-Military Dictatorship in Brazil, installed from 1964 to 1985, there were repressions and even persecution of various aspects by the State in relation to union groups in the country, among them, the groups that represented the category of workers. teachers. Many of the union leaders were persecuted, dismissed, or prevented from running for elected office in their own categories, which led to constant claims of rights, which when not served by the state, culminated in strikes. In this regard, it is of great importance to highlight the role of unions and teachers in the fight for rights during the period of redemocratization in Brazil, and, for this, the exposed work uses bibliographic research, as well as field research, through questionnaires and interviews with teachers who lived at the time, in order to understand the parameter experienced, and thus contribute to a greater clarification of the reality of the time. The research also aims to present historical elements through news in newspapers, official communications and other documents of historical importance, in order to bring reliable information for understanding the theme. With this, the research gathers interviews with members of union leaders of the time, as well as individuals who were faced with the state repression against the class of teachers, and also crosses documentary references that confirm the facts narrated by the interviewees, and, with that, , there is a clear need to register and value the importance of the class of teachers in the process of developing Brazilian unionism, as well as in the process of democratization in the country, and also in the struggle for workers' rights, since this class is has shown, in many ways, to be a pioneer in the reinvention of rights through strikes.
Palavras-chave: Dissertações
Sindicalismo - Pernambuco
Professores - Pernambuco
Greves e lockouts
Redemocratização
Dissertations
Unionism - Pernambuco
Teachers - Pernambuco
Strikes and lockouts
Redemocratization
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: NASCIMENTO, Marcos Antônio Heliodoro do. O novo sindicalismo e a atuação dos professores de Pernambuco durante o regime civil-militar : educação, greves e resistência: (1979-1985). 2020. 132 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. História, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1351
Data de defesa: 30-Out-2020
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