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Tipo do documento: Tese
Título: A escola inclusiva e o livro didático de língua portuguesa: a audiodescrição na abordagem dos gêneros do discurso visuoverbais.
Autor: Barros, José Batista de 
Primeiro orientador: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Primeiro coorientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Alves, Maria Dolores Fortes
Segundo membro da banca: Diniz, Madson Gois
Terceiro membro da banca: Barros, Isabela do Rêgo
Quarto membro da banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Resumo: O que nos motivou ao presente estudo foi entender a abordagem pedagógica do gênero do discurso visuoverbal no “manual do professor” de língua portuguesa, livro didático do ensino fundamental, sob a ótica da audiodescrição especializada, na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa tem como objetivo central analisar a abordagem pedagógica dos gêneros do discurso visuoverbais impressos no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental, “manual do professor”, sob a ótica da audiodescrição e na perspectiva da educação inclusiva. Propõe-se, especificamente, a investigar a orientação teórico-metodológica de abordagem pedagógica do gênero do discurso visuoverbal; categorizar os gêneros presentes no livro didático em atividades de leitura, produção de texto e análise linguística, destacando o papel das imagens na sua constituição e, ainda, demonstrar, nas atividades de leitura, a necessidade da audiodescrição como prática de acessibilidade comunicacional voltada para o desenvolvimento das primordialidades discursivas do estudante cego. As bases epistemológicas que norteiam o trabalho estão fundadas em teorias que têm como ponto de interseção a perspectiva enunciativa e dialógica de estudos da linguagem: linguagem e interação social, Volóchinov (2017); Teoria dos gêneros do discurso, Bakhtin (2003); gênero discursivo e a didática do seu estudo na escola, Marcuschi (2001, 2002, 2003, 2004, 2008), Geraldi (1997, 2009), Dolz e Schneuwly (2011). No que se refere à leitura de imagens, nos aportamos na Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006); já no que concerne ao estudo e uso dos papéis das imagens e sua relação direta com o texto para realização da audiodescrição, nos fundamentamos de Motta e Romeu, (2010), Motta (2016), Michels; Silva (2016) e Nascimento (2017). O estudo é de base qualitativa e o universo da pesquisa será o livro didático de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. Como parte do corpus da pesquisa, temos as propostas de trabalho nas atividades de leitura com os gêneros do discurso visuoverbal e o manual do professor. Partimos da hipótese de que os elaboradores do material didático realizam suas atividades descontextualizadas da realidade de uma escola inclusiva. Essa suposição foi constatada, visto que, embora haja uma aproximação do LDP com o ensino de língua numa perspectiva enunciativa, privilegiando-se o estudo da diversidade de gêneros do discurso e suas formas de realização social e linguístico-textual, no tocante ao trabalho pedagógico com os aspectos multimodais dos textos, não existe a preocupação com a acessibilidade comunicacional, posto que sugerimos a adesão à audiodescrição na proposta editorial do LDP em circulação nacional.
Abstract: What motivated us to study was to understand the pedagogical approach to the genre of visuoverbal discourse in the Portuguese language “teacher manual”, a textbook for elementary education, from the perspective of specialized audio description, from the perspective of inclusive education. The main objective of the research is to analyze the pedagogical approach of the visuoverbal discourse genres printed in the Portuguese language textbook of elementary education, "teacher manual", from the perspective of audio description and from the perspective of inclusive education. It is specifically proposed to investigate the theoretical-methodological orientation of pedagogical approach to the genre of visuoverbal discourse; categorize the genres present in the textbook in reading activities, text production and linguistic analysis, highlighting the role of images in its constitution and also demonstrate, in reading activities, the need for audio description as a practice of communicational accessibility aimed at development of the discursive primordialities of the blind student. The epistemological bases that guide the work are based on theories that have as their point of intersection the enunciative and dialogical perspective of language studies: language and social interaction, Volóchinov (2017); Theory of discourse genres, Bakhtin (2003); discursive genre and the didactics of his study at school, Marcuschi (2001, 2002, 2003, 2004, 2008), Geraldi (1997, 2009), Dolz and Schneuwly (2011). Regarding the reading of images, we focus on the Grammar of Visual Design by Kress and van Leeuwen (2006), already with regard to the study and use of the roles of the images and their direct relationship with the text to perform the audio description, in based on Motta e Romeu (2010), Motta (2016), Michels; Silva (2016) e Nascimento (2017). The study is qualitative based. The universe of research will be the 9th grade elementary school Portuguese-language textbook. As part of the research corpus, we have the work proposals in reading activities with the genres of visuoverbal discourse and the teacher's manual. We start from the hypothesis that the didactic material developers carry out their activities out of context with the reality of an inclusive school. This assumption was verified, since, although there is an approximation of the LDP with language teaching in an enunciative perspective, privileging the study of the diversity of speech genres and their forms of social and linguistic-textual fulfillment, with regard to pedagogical work with the multimodal aspects of the texts, there is no concern with communicational accessibility, since we suggest adhering to audio description in the editorial proposal of the LDP in national circulation.
Ce qui nous a motivés à étudier, c'est de comprendre l'approche pédagogique du genre du discours visuoverbal dans le «manuel de l'enseignant» de langue portugaise, manuel d'éducation fondamentale, dans la perspective de l'audiodescription spécialisée, dans la perspective de l'éducation inclusive. L'objectif principal de la recherche est d'analyser l'approche pédagogique des genres de discours visuels imprimés dans le manuel de langue portugaise de l'enseignement primaire, «manuel de l'enseignant», du point de vue de la description audio et du point de vue de l'éducation inclusive. Il est spécifiquement proposé d'étudier l'orientation théorico-méthodologique de l'approche pédagogique du genre du discours visuoverbal; catégoriser les genres présents dans le manuel dans les activités de lecture, la production de texte et l'analyse linguistique, en mettant en évidence le rôle des images dans sa constitution et aussi démontrer, dans les activités de lecture, la nécessité de l'audiodescription comme pratique d'accessibilité communicationnelle visant le développement des primordialités discursives de l'étudiant aveugle. Les bases épistémologiques qui guident le travail sont basées sur des théories qui ont pour point d'intersection la perspective énonciative et dialogique des études de langues: langage et interaction sociale, Volóchinov (2017); Théorie des genres de discours, Bakhtin (2003); genre discursif et la didactique de son étude à l'école, Marcuschi (2001, 2002, 2003, 2004, 2008), Geraldi (1997, 2009), Dolz et Schneuwly (2011). En ce qui concerne la lecture des images, nous nous concentrons sur la Grammar of Visual Design de Kress et van Leeuwen (2006), déjà en ce qui concerne l'étude et l'utilisation des rôles des images et leur relation directe avec le texte pour réaliser l'audiodescription, en basé sur Motta e Romeu (2010); Motta (2016); Michels; Silva (2016); Nascimento (2017). Ou je l'étudie sur une base qualitative. L'univers de recherche sera un livre didactique de langue portugaise de la 9e année de l'ensino fondamental. Dans le cadre du corpus de recherche, nous avons des propositions pour travailler sur des activités de lecture telles que les genres de discours visuverbal et le manuel de l'enseignant. Nous partons de l'hypothèse que les développeurs de matériel didactique mènent leurs activités décontextualisées de la réalité d'une école inclusive. Cette hypothèse est confirmée, car il s'agit d'une approche du LDP comme un enseignement des langues sans perspective énonciative, privilégiant ou étudiant la diversité des genres de discours et ses formes de réalisation sociale et linguistique-textuelle, non en ce qui concerne le travail pédagogique. Quant aux aspects multimodaux de deux textes, il n'y a pas de souci d'accessibilité de la communication, un post que nous suggérons d'ajouter une description audio à la proposition éditoriale du LDP en circulation nationale.
Palavras-chave: Teses
Multimodalidade (Linguística)
Educação inclusiva
Audiodescrição
Análise do discurso
Livros didáticos
Theses
Multimodality (Linguistics)
inclusive education
Audio description
Speech analysis
Didatic books
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: BARROS, José Batista de. A escola inclusiva e o livro didático de língua portuguesa : a audiodescrição na abordagem dos gêneros do discurso visuoverbais. 2020. 244 f Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da linguagem. Doutorado em Ciências da linguagem, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1352
Data de defesa: 18-Dec-2020
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