Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1358
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Análise sociorretórica de introduções de artigos científicos no quadro dos letramentos acadêmicos de graduandos pibidianos em três áreas disciplinares. |
Autor: | Silva, Iraci Nobre da |
Primeiro orientador: | Bezerra, Benedito Gomes |
Primeiro coorientador: | Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Dionisio, Angela Paiva |
Segundo membro da banca: | Alves Filho, Francisco |
Terceiro membro da banca: | Pimentel, Renato Lira |
Quarto membro da banca: | Caiado, Roberta Varginha Ramos |
Resumo: | O substancial aumento de pesquisas sobre gêneros nos mais diversos campos de análises, seja no âmbito acadêmico, profissional, institucional ou em outros campos, tem revolucionado a forma de ver os gêneros, contrapondo-os às concepções que os entendiam, tão-somente, como estruturas formais ou os confundiam com a noção de tipo textual. Nesta pesquisa, nosso objetivo investigar como os graduandos bolsistas do PIBID de três áreas disciplinares, Letras Linguística, História e Ciências Biológicas, realizam os movimentos retóricos na introdução do artigo científico, na relação com os propósitos comunicativos convencionais do artigo. Analisamos um corpus constituído por 30 introduções de artigos de graduandos, pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Amparamos nossa pesquisa nos pressupostos de Swales (1990); Miller (2012); Bazerman (2005;2011; 2015); Bawarshi e Reiff (2013); Bezerra (2012; 2015; 2017); Biasi-Rodrigues (2009); Motta-Roth e Hendges (2010); Pereira (2019), dentre outros. Embasamos a análise no modelo CARS, postulado por Swales (1990), no que tange a seção introdutória do artigo, a qual traz aspectos da compreensão da obra que identificam a construção do conhecimento e o desenho da pesquisa realizada em movimentos, passos e propósitos com objetivos comunicativos específicos. A partir da análise do corpus, percebemos que dos onze passos dispostos no modelo CARS, nove foram realizados, porém três foram recorrentes nas três áreas disciplinares, são eles: Fazendo generalizações sobre o assunto, Esboçando os objetivos e Anunciando a presente pesquisa. Isso nos leva a perceber que a escrita dos graduandos pibidianos das três áreas disciplinares distintas apresentam mobilização de informações semelhantes. A análise do corpus revelou três passos adicionais ao Modelo CARS: Apresentando aporte teórico; Descrevendo os procedimentos metodológicos e Vinculando o estudo a um projeto, com recorrência total na área de Letras Linguística e parcial na área de História. Com base nos resultados, percebemos que, mesmo no processo de apropriação dos letramentos acadêmicos, os autores das introduções dos artigos analisados conseguiram distribuir as informações na introdução do artigo científico, realizando os movimentos e propósitos comunicativos esperados para o gênero. |
Abstract: | The substantial increase in research on genres in the most diverse fields of analysis,
whether in the academic, professional, institutional or other fields, has revolutionized
the way of seeing genres, contrasting them with the conceptions that understood them,
only, as formal structures or confused them with the notion of textual type. In this
research, our objective is to investigate how PIBID scholarship students from three
subject areas, Literature Linguistics, History and Biological Sciences, perform the
rhetorical movements in the introduction of the scientific article, in relation to the
conventional communicative purposes of the article. We analyzed a corpus made up
of 30 introductions of articles by undergraduate students, researchers from the
Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID / CAPES). We support
our research on the assumptions of Swales (1990); Miller (2012); Bazerman (2005;
2011; 2015); Bawarshi and Reiff (2013); Bezerra (2012; 2015; 2017); Biasi-Rodrigues
(2009); Motta-Roth and Hendges (2010); Pereira (2019), among others. We base the
analysis on the CARS model, postulated by Swales (1990), regarding the introductory
section of the article, which brings aspects of the understanding of the work that identify
the construction of knowledge and the design of the research carried out in
movements, steps and purposes with specific communicative goals. From the analysis
of the corpus, we realized that of the eleven steps arranged in the CARS model, nine
were performed, but three were recurrent in the three disciplinary areas, they are:
Making generalizations about the subject, Outlining the objectives and Announcing the
present research. This leads us to realize that the writing of the undergraduate students
in the three different subject areas has similar information mobilization. The analysis
of the corpus revealed three additional steps to the CARS Model: Presenting
theoretical support; Describing the methodological procedures and Linking the study
to a project, with total recurrence in the area of Linguistic Letters and partial in the area
of History. Based on the results, we realized that, even in the process of appropriating
academic literacies, the authors of the introductions of the analyzed articles managed
to distribute the information in the introduction of the scientific article, carrying out the
moves and communicative purposes typical of the genre. El incremento sustancial de la investigación sobre géneros en los más diversos campos de análisis, ya sea en el ámbito académico, profesional, institucional u otros, ha revolucionado la forma de ver los géneros, contrastándolos con las concepciones que los entendían, sólo, como estructuras formales o confundirlas con la noción de tipo textual. En esta investigación, nuestro objetivo es indagar cómo estudiantes becados PIBID de tres áreas temáticas, Lingüística de la Literatura, Historia y Ciencias Biológicas, realizan los movimientos retóricos en la introducción del artículo científico, en relación con los propósitos comunicativos convencionales del artículo.. Analizamos un corpus compuesto por 30 introducciones de artículos de estudiantes de pregrado, investigadores del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID / CAPES). Apoyamos nuestra investigación sobre los supuestos de Swales (1990); Miller (2012); Bazerman (2005; 2011; 2015); Bawarshi y Reiff (2013); Bezerra (2012; 2015; 2017); Biasi-Rodrigues (2009); Motta-Roth y Hendges (2010); Pereira (2019), entre otros. Basamos el análisis en el modelo CARS, postulado por Swales (1990), respecto al apartado introductorio del artículo, el cual trae aspectos de la comprensión del trabajo que identifican la construcción del conocimiento y el diseño de la investigación realizada en movimientos, pasos y propósitos con metas comunicativas específicas. A partir del análisis del corpus, nos dimos cuenta de que de los once pasos dispuestos en el modelo CARS se realizaron nueve, pero tres fueron recurrentes en las tres áreas disciplinares, son: Hacer generalizaciones sobre el tema, Esbozar los objetivos y Dar a conocer la presente investigación. Esto nos lleva a darnos cuenta de que la escritura de los estudiantes de pregrado en las tres áreas temáticas diferentes tiene una movilización de información similar. El análisis del corpus reveló tres pasos adicionales al Modelo CARS: Presentar soporte teórico; Describir los procedimientos metodológicos y Vincular el estudio a un proyecto, con recurrencia total en el área de Letras Lingüísticas y parcial en el área de Historia. Con base en los resultados, nos dimos cuenta de que, incluso en el proceso de apropiación de las alfabetizaciones académicas, los autores de las introducciones de los artículos analizados lograron distribuir la información en la introducción del artículo científico, llevando a cabo los movimientos y propósitos comunicativos esperados para el género. |
Palavras-chave: | Teses Pesquisa Análise de conteúdo (Comunicação) Letramento Retórica Theses Search Content analysis (Communication) Literacy Rhetoric |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Departamento de Pós-Graduação |
Programa: | Doutorado em Ciências da Linguagem |
Citação: | SILVA, Iraci Nobre da. Análise sociorretórica de introduções de artigos científicos no quadro dos letramentos acadêmicos de graduandos pibidianos em três áreas disciplinares . 223 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1358 |
Data de defesa: | 10-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_iraci_nobre_silva.pdf | Tese na íntegra | 1,58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons