Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Iraci Nobre da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779504494591986por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Benedito Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira-
dc.contributor.referee1Dionisio, Angela Paiva-
dc.contributor.referee2Alves Filho, Francisco-
dc.contributor.referee3Pimentel, Renato Lira-
dc.contributor.referee4Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.date.accessioned2021-03-30T14:47:30Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, Iraci Nobre da. Análise sociorretórica de introduções de artigos científicos no quadro dos letramentos acadêmicos de graduandos pibidianos em três áreas disciplinares . 223 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1358-
dc.description.resumoO substancial aumento de pesquisas sobre gêneros nos mais diversos campos de análises, seja no âmbito acadêmico, profissional, institucional ou em outros campos, tem revolucionado a forma de ver os gêneros, contrapondo-os às concepções que os entendiam, tão-somente, como estruturas formais ou os confundiam com a noção de tipo textual. Nesta pesquisa, nosso objetivo investigar como os graduandos bolsistas do PIBID de três áreas disciplinares, Letras Linguística, História e Ciências Biológicas, realizam os movimentos retóricos na introdução do artigo científico, na relação com os propósitos comunicativos convencionais do artigo. Analisamos um corpus constituído por 30 introduções de artigos de graduandos, pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Amparamos nossa pesquisa nos pressupostos de Swales (1990); Miller (2012); Bazerman (2005;2011; 2015); Bawarshi e Reiff (2013); Bezerra (2012; 2015; 2017); Biasi-Rodrigues (2009); Motta-Roth e Hendges (2010); Pereira (2019), dentre outros. Embasamos a análise no modelo CARS, postulado por Swales (1990), no que tange a seção introdutória do artigo, a qual traz aspectos da compreensão da obra que identificam a construção do conhecimento e o desenho da pesquisa realizada em movimentos, passos e propósitos com objetivos comunicativos específicos. A partir da análise do corpus, percebemos que dos onze passos dispostos no modelo CARS, nove foram realizados, porém três foram recorrentes nas três áreas disciplinares, são eles: Fazendo generalizações sobre o assunto, Esboçando os objetivos e Anunciando a presente pesquisa. Isso nos leva a perceber que a escrita dos graduandos pibidianos das três áreas disciplinares distintas apresentam mobilização de informações semelhantes. A análise do corpus revelou três passos adicionais ao Modelo CARS: Apresentando aporte teórico; Descrevendo os procedimentos metodológicos e Vinculando o estudo a um projeto, com recorrência total na área de Letras Linguística e parcial na área de História. Com base nos resultados, percebemos que, mesmo no processo de apropriação dos letramentos acadêmicos, os autores das introduções dos artigos analisados conseguiram distribuir as informações na introdução do artigo científico, realizando os movimentos e propósitos comunicativos esperados para o gênero.por
dc.description.abstractThe substantial increase in research on genres in the most diverse fields of analysis, whether in the academic, professional, institutional or other fields, has revolutionized the way of seeing genres, contrasting them with the conceptions that understood them, only, as formal structures or confused them with the notion of textual type. In this research, our objective is to investigate how PIBID scholarship students from three subject areas, Literature Linguistics, History and Biological Sciences, perform the rhetorical movements in the introduction of the scientific article, in relation to the conventional communicative purposes of the article. We analyzed a corpus made up of 30 introductions of articles by undergraduate students, researchers from the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID / CAPES). We support our research on the assumptions of Swales (1990); Miller (2012); Bazerman (2005; 2011; 2015); Bawarshi and Reiff (2013); Bezerra (2012; 2015; 2017); Biasi-Rodrigues (2009); Motta-Roth and Hendges (2010); Pereira (2019), among others. We base the analysis on the CARS model, postulated by Swales (1990), regarding the introductory section of the article, which brings aspects of the understanding of the work that identify the construction of knowledge and the design of the research carried out in movements, steps and purposes with specific communicative goals. From the analysis of the corpus, we realized that of the eleven steps arranged in the CARS model, nine were performed, but three were recurrent in the three disciplinary areas, they are: Making generalizations about the subject, Outlining the objectives and Announcing the present research. This leads us to realize that the writing of the undergraduate students in the three different subject areas has similar information mobilization. The analysis of the corpus revealed three additional steps to the CARS Model: Presenting theoretical support; Describing the methodological procedures and Linking the study to a project, with total recurrence in the area of Linguistic Letters and partial in the area of History. Based on the results, we realized that, even in the process of appropriating academic literacies, the authors of the introductions of the analyzed articles managed to distribute the information in the introduction of the scientific article, carrying out the moves and communicative purposes typical of the genre.eng
dc.description.abstractEl incremento sustancial de la investigación sobre géneros en los más diversos campos de análisis, ya sea en el ámbito académico, profesional, institucional u otros, ha revolucionado la forma de ver los géneros, contrastándolos con las concepciones que los entendían, sólo, como estructuras formales o confundirlas con la noción de tipo textual. En esta investigación, nuestro objetivo es indagar cómo estudiantes becados PIBID de tres áreas temáticas, Lingüística de la Literatura, Historia y Ciencias Biológicas, realizan los movimientos retóricos en la introducción del artículo científico, en relación con los propósitos comunicativos convencionales del artículo.. Analizamos un corpus compuesto por 30 introducciones de artículos de estudiantes de pregrado, investigadores del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID / CAPES). Apoyamos nuestra investigación sobre los supuestos de Swales (1990); Miller (2012); Bazerman (2005; 2011; 2015); Bawarshi y Reiff (2013); Bezerra (2012; 2015; 2017); Biasi-Rodrigues (2009); Motta-Roth y Hendges (2010); Pereira (2019), entre otros. Basamos el análisis en el modelo CARS, postulado por Swales (1990), respecto al apartado introductorio del artículo, el cual trae aspectos de la comprensión del trabajo que identifican la construcción del conocimiento y el diseño de la investigación realizada en movimientos, pasos y propósitos con metas comunicativas específicas. A partir del análisis del corpus, nos dimos cuenta de que de los once pasos dispuestos en el modelo CARS se realizaron nueve, pero tres fueron recurrentes en las tres áreas disciplinares, son: Hacer generalizaciones sobre el tema, Esbozar los objetivos y Dar a conocer la presente investigación. Esto nos lleva a darnos cuenta de que la escritura de los estudiantes de pregrado en las tres áreas temáticas diferentes tiene una movilización de información similar. El análisis del corpus reveló tres pasos adicionales al Modelo CARS: Presentar soporte teórico; Describir los procedimientos metodológicos y Vincular el estudio a un proyecto, con recurrencia total en el área de Letras Lingüísticas y parcial en el área de Historia. Con base en los resultados, nos dimos cuenta de que, incluso en el proceso de apropiación de las alfabetizaciones académicas, los autores de las introducciones de los artículos analizados lograron distribuir la información en la introducción del artículo científico, llevando a cabo los movimientos y propósitos comunicativos esperados para el género.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-03-30T14:47:30Z No. of bitstreams: 2 Ok_iraci_nobre_silva.pdf: 1615511 bytes, checksum: 8b2582986cd4ec48a9fc355fb9efe88b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-30T14:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_iraci_nobre_silva.pdf: 1615511 bytes, checksum: 8b2582986cd4ec48a9fc355fb9efe88b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTesespor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)por
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectSearcheng
dc.subjectContent analysis (Communication)eng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectRhetoriceng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleAnálise sociorretórica de introduções de artigos científicos no quadro dos letramentos acadêmicos de graduandos pibidianos em três áreas disciplinares.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_iraci_nobre_silva.pdfTese na íntegra1,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons