Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Diego Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9823154879352381por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Alexandre Figueirôa-
dc.contributor.referee1Bezerra, Cláudio Roberto de Araújo-
dc.contributor.referee2Gouveia, Maria Alice Lucena de-
dc.date.accessioned2021-03-31T14:43:20Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Diego Ramos. Modelos de negócios no cinema em Pernambuco. 2019. 220 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Mestrado em Indústria Criativa, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1364-
dc.description.resumoEste trabalho analisa modelos de negócios na produção cinematográfica de longasmetragens em Pernambuco nos últimos vinte anos. O marco divisor da análise é a criação do Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco em 2008. O estudo tem duas partes. A primeira década (1997-2007), delimitada entre o lançamento de Baile Perfumado, primeiro longa-metragem pós retomada, e o último Edital Funcultura de linguagens múltiplas (cinema, vídeo e fotografia), foi abordada sob perspectiva histórica e revisão bibliográfica. Na segunda etapa (2008- 2017), realizaram-se entrevistas semiestruturadas com produtores e produtoras de cinema no Estado. À pesquisa qualitativa desta etapa se acresceram dados do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e da Agência Nacional do Cinema (ANCINE). O marco teórico é a ideia de circuitos de cultura de Stuart Hall e Richard Johnson. O fazer cinema em Pernambuco transformou-se em modelos de negócios, consolidando cadeia produtiva marcada pela expertise de profissionais. Fatores institucionais públicos e privados contribuíram para essa nova formatação, mas ainda se caminha ao encontro de igualdade de gênero e regionalização efetivas. Passadas duas décadas não se tem apenas novo ciclo do cinema pernambucano, mas circuitos de cultura e capital estabelecidos, que movimentam pessoas, linguagens, recursos e resultados.por
dc.description.abstractThis work analyzes business models in the film production of feature films in Pernambuco in the last twenty years. The analytical framework of the analysis is the creation of the Call for Proposals for Audiovisual Production in Pernambuco in 2008. The study has two parts. The first decade (1997-2007), delimited between the launch of Baile Perfumado, the first full-length retrospective, and the last edition of the Funcultura of multiple languages (film, video and photography) was approached from a historical perspective and a bibliographical review. In the second stage (2008- 2017), semi-structured interviews were conducted with producers and film producers in the State. To the qualitative research of this stage were added data from the Fund Pernambucano Incentive to Culture (Funcultura), the Sectorial Audiovisual Sector (FSA) and the National Cinema Agency (ANCINE). The theoretical framework is the idea of culture circuits of Stuart Hall and Richard Johnson. The making of cinema in Pernambuco has become a business model, consolidating a productive chain marked by the expertise of professionals. Public and private institutional factors have contributed to this new format, but are still moving towards meeting gender equality and regionalization. After two decades there is not only a new cycle of Pernambuco cinema, but established circuits of culture and capital that move people, languages, resources and results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-03-31T14:43:20Z No. of bitstreams: 2 Ok_diego_ramos_medeiros.pdf: 3343704 bytes, checksum: 9cb3b8ec39ec1fdb1c7e8d7e3d85b4a6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-31T14:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_diego_ramos_medeiros.pdf: 3343704 bytes, checksum: 9cb3b8ec39ec1fdb1c7e8d7e3d85b4a6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectCinema - Produção e direção - Pernambucopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectCinema - Production and direction - Pernambucoeng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqCINEMA::ADMINISTRACAO E PRODUCAO DE FILMESpor
dc.titleModelos de negócios no cinema em Pernambuco.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_diego_ramos_medeiros.pdfDissertação na íntegra3,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons