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Tipo do documento: Dissertação
Título: Representação mental da língua e da cultura norte-americanas: uma análise crítica do discurso de professores brasileiros de língua inglesa.
Autor: Assis, Claudete Santana 
Primeiro orientador: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Primeiro membro da banca: Araújo, André Luís de
Segundo membro da banca: Diniz, Madson Góis
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o discurso de nove professores brasileiros que ensinam inglês, como língua estrangeira, em três instituições renomadas de ensino de língua inglesa, na cidade de Recife, Pernambuco, a fim de verificar se os modelos mentais construídos justificam a polarização de grupos denominados como grupos de Nós e Eles (VAN DIJK, 2015a). Essa polarização ocorre de modo reverso, uma vez que os professores brasileiros exaltam a cultura dos norte-americanos em detrimento da sua. Como sabemos, os modelos mentais são formados a partir de exposições, via meios de entretenimento (televisão, música, cinema etc.), produtos alimentícios, eletrônicos, entre outros, e até por experiências pessoais. Essa inversão de polarização foi causada no Brasil, não só pela exposição desses produtos, mas também pelo contexto histórico do país. A inserção do governo norte-americano no Brasil e seu poder hegemônico começaram, efetivamente, por volta dos anos 40, quando eles fundaram no, Brasil, um Birô com propósito de intercâmbio cultural. Entretanto, nada mais era do que a implantação da hegemonia norte-americana que aconteceu entre acordos diplomáticos com o Brasil e que foram estabelecidos por instituições norte-americanas, juntamente com a exportação da sua língua inglesa. Assim, a pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, transversal e analítica, de acordo com Bortolozzi e Bertoncello (2012) e Rodrigues (2007) e teve suas análises norteadas à luz dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), tendo como principal teórico Van Dijk (2015) para a compreensão dos aspectos discursivos sociocognitivos e seus componentes, utilizando o triângulo do discurso proposto pelo autor, discurso-cogniçãosociedade, bem como Souza (2018), Moita Lopes (1996) e Rajagopalan (2008), entre outros, para entender o contexto histórico da vinda da cultura norte-americana ao Brasil e as representações mentais construídas subjetivamente.
Abstract: The current work aimed at analyzing the speech of nine Brazilian teachers who teach English as a Foreign Language at three renowned institutions of English language teaching in the city of Recife, Pernambuco, in order to verify if the mental models built justify the polarization of the groups denominated as groups of US and THEM (VAN DIJK, 2015a). That polarization has occurred in a reverse way since Brazilian teachers look up the American culture to the detriment of theirs. It is known that the mental models are formed on the basis of entertainment media (television, songs, cinema to name but a few), food and electronics products among others and even by personal experiences. This polarization reversal was caused in Brazil, not only by the exposure of these products, but also by the country's historical context. The insertion of the American government in Brazil and its hegemonic power began, effectively, around the 1940s when they established a Bureau in Brazil with the purpose of cultural exchange. Nonetheless, it was nothing more than the implantation of the American hegemony which happened between diplomatic agreements with Brazil and that were instituted by American institutions, along with the export of its English language. The research uses a qualitative, transversal and analytical methodology, according to Bortolozzi and Bertoncello (2012) and Rodrigues (2007) and had its analyzes guided in the light of Critical Discourse Studies, having Van Dijk as the main theoretician so that we can comprehend the sociocognitive discourse aspects and their components using the discourse triangle proposed by the author, discourse-cognition-society, as well as Souza (2018), Moita Lopes (1996) and Rajagopalan (2008) among others to understand the historical context of the North American culture coming to Brazil and the mental representations built subjectively.
Palavras-chave: Dissertações
Análise crítica do discurso
Linguística
Língua inglesa - Estudo e ensino
Cognição e cultura
Dissertations
Critical discourse analysis
Linguistics
English language - Study and teaching
Cognition and culture
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: ASSIS, Claudete Santana. Representação mental da língua e da cultura norte-americanas : uma análise crítica do discurso de professores brasileiros de língua inglesa . 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação de Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1369
Data de defesa: 27-Ago-2020
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