Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1385
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processo gamificado para ensino da composição fotográfica de jovens e adultos com síndrome de down.
Autor: Melo, Niedja Ferreira Dias de 
Primeiro orientador: Carvalho, Breno José de
Primeiro coorientador: Lins, Anthony José da Cunha Carneiro
Primeiro membro da banca: Torezani, Julianna Nascimento
Segundo membro da banca: Bezerra, Cláudio Roberto de Araújo
Resumo: Este projeto propõe analisar os passos do processo de criação de um aplicativo gamificado, que possibilita a apresentação de elementos sobre os fundamentos da composição fotográfica, para jovens e adultos com Síndrome de Down. Indivíduos nessa condição foram acometidos por uma mudança genética que necessita de formas de ensino distintas. Para o desenvolvimento do trabalho utilizaremos os aportes teóricos sobre investigações relacionadas à composição fotográfica de Sousa (2004) e Excel (2012), gamificação de Alves (2015), sociedade em rede de Castells (2003) e cultura da convergência de Jenkins (2009). Os elementos contidos na gamificação apresentam os atrativos adequados para esse tipo de público, por conter aspectos engajadores e motivacionais. A coleta de resultados foi trabalhada com os participantes, individualmente, por meio de uma dinâmica remota para conhecer o objeto, seguindo de atividade lúdica de um teste, em forma de quiz, usando a plataforma Kahoot, que vai gerar uma planilha estatística do desempenho de cada um, facilitando o levantamento das informações. Assim, pretende-se proporcionar um exercício ativo, inovador, resultando futuramente no experimento de uma tecnologia voltada à inclusão desse público, permitindo o aprimoramento estético na prática fotográfica, gerando certa autonomia nesses jovens. O trabalho pretende contribuir para os campos da Comunicação Social e das Indústrias Criativas, mais especificamente no contexto da Fotografia, ao introduzir um método para a construção de um componente digital gamificado, como plataforma de interação e educação inclusiva.
Abstract: This project proposes to analyze the steps of the process of creating an application gamified, which allows the presentation of elements on the fundamentals photographic composition, for young people and adults with Down Syndrome. Individuals in this condition were affected by a genetic change that it needs different forms of teaching. For the development of work we will use the theoretical contributions on investigations related to the composition Sousa (2004) and Excel (2012), Gamification by Alves (2015), Castells network society (2003) and Jenkins convergence culture (2009). The elements contained in the gamification present the attractive suitable for this type of public, as it contains engaging aspects and motivational. The collection of results was worked out with the participants, individually, by means of a remote dynamics to know the object, following a playful activity of a test, in the form of a quiz, using the platform Kahoot, which will generate a statistical spreadsheet of the performance of each one, facilitating the collection of information. Thus, it is intended to provide a active, innovative exercise, resulting in the future in the experiment of a technology aimed at the inclusion of this audience, allowing the aesthetic improvement in photographic practice, generating a certain autonomy in these young people. The work intends to contribute to the fields of Social Communication and Industries Creatives, more specifically in the context of Photography, by introducing a method for building a gamified digital component, such as platform for interaction and inclusive education.
Palavras-chave: Dissertações
Fotografia
Gamificação
Tecnologia
Down, Síndrome de
Dissertations
Photography
Gamification
Technology
Down's syndrome
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: MELO, Niedja Ferreira Dias de. Processo gamificado para ensino da composição fotográfica de jovens e adultos com síndrome de down. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1385
Data de defesa: 14-Abr-2021
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_niedja_ferreira_dias_melo.pdfDissertação na íntegra2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons