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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Niedja Ferreira Dias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0229436029083954por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Breno José de-
dc.contributor.advisor-co1Lins, Anthony José da Cunha Carneiro-
dc.contributor.referee1Torezani, Julianna Nascimento-
dc.contributor.referee2Bezerra, Cláudio Roberto de Araújo-
dc.date.accessioned2021-05-19T14:04:29Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationMELO, Niedja Ferreira Dias de. Processo gamificado para ensino da composição fotográfica de jovens e adultos com síndrome de down. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1385-
dc.description.resumoEste projeto propõe analisar os passos do processo de criação de um aplicativo gamificado, que possibilita a apresentação de elementos sobre os fundamentos da composição fotográfica, para jovens e adultos com Síndrome de Down. Indivíduos nessa condição foram acometidos por uma mudança genética que necessita de formas de ensino distintas. Para o desenvolvimento do trabalho utilizaremos os aportes teóricos sobre investigações relacionadas à composição fotográfica de Sousa (2004) e Excel (2012), gamificação de Alves (2015), sociedade em rede de Castells (2003) e cultura da convergência de Jenkins (2009). Os elementos contidos na gamificação apresentam os atrativos adequados para esse tipo de público, por conter aspectos engajadores e motivacionais. A coleta de resultados foi trabalhada com os participantes, individualmente, por meio de uma dinâmica remota para conhecer o objeto, seguindo de atividade lúdica de um teste, em forma de quiz, usando a plataforma Kahoot, que vai gerar uma planilha estatística do desempenho de cada um, facilitando o levantamento das informações. Assim, pretende-se proporcionar um exercício ativo, inovador, resultando futuramente no experimento de uma tecnologia voltada à inclusão desse público, permitindo o aprimoramento estético na prática fotográfica, gerando certa autonomia nesses jovens. O trabalho pretende contribuir para os campos da Comunicação Social e das Indústrias Criativas, mais especificamente no contexto da Fotografia, ao introduzir um método para a construção de um componente digital gamificado, como plataforma de interação e educação inclusiva.por
dc.description.abstractThis project proposes to analyze the steps of the process of creating an application gamified, which allows the presentation of elements on the fundamentals photographic composition, for young people and adults with Down Syndrome. Individuals in this condition were affected by a genetic change that it needs different forms of teaching. For the development of work we will use the theoretical contributions on investigations related to the composition Sousa (2004) and Excel (2012), Gamification by Alves (2015), Castells network society (2003) and Jenkins convergence culture (2009). The elements contained in the gamification present the attractive suitable for this type of public, as it contains engaging aspects and motivational. The collection of results was worked out with the participants, individually, by means of a remote dynamics to know the object, following a playful activity of a test, in the form of a quiz, using the platform Kahoot, which will generate a statistical spreadsheet of the performance of each one, facilitating the collection of information. Thus, it is intended to provide a active, innovative exercise, resulting in the future in the experiment of a technology aimed at the inclusion of this audience, allowing the aesthetic improvement in photographic practice, generating a certain autonomy in these young people. The work intends to contribute to the fields of Social Communication and Industries Creatives, more specifically in the context of Photography, by introducing a method for building a gamified digital component, such as platform for interaction and inclusive education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-05-19T14:04:29Z No. of bitstreams: 2 Ok_niedja_ferreira_dias_melo.pdf: 2691549 bytes, checksum: 982c921691fd62f1e994487435b246bd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-19T14:04:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_niedja_ferreira_dias_melo.pdf: 2691549 bytes, checksum: 982c921691fd62f1e994487435b246bd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-04-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectDown, Síndrome depor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectDown's syndromeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleProcesso gamificado para ensino da composição fotográfica de jovens e adultos com síndrome de down.por
dc.typeDissertaçãopor
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