Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1386
Tipo do documento: Tese
Título: A linguagem dos aplicativos à luz da semiótica na aprendizagem ubíqua em aulas de inglês.
Autor: Tavares, Enio Luiz Costa 
Primeiro orientador: Bernardino Júnior, Francisco Madeiro
Primeiro coorientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro membro da banca: Lima, Juliano Bandeira
Segundo membro da banca: Melo, Rosangela Maria de
Terceiro membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Quarto membro da banca: Moraes, Antônio Henrique Coutelo de
Resumo: Um smartphone ou um tablet permite ampliar as fronteiras da escola e diluir as paredes da sala de aula. Foi neste ambiente que surgiu a necessidade de analisar e propor melhorias quanto à linguagem dos aplicativos (apps) voltados ao ensino de línguas, uma vez que esses poderiam ser beneficiados pelos recursos semióticos (RS). O problema de pesquisa visou responder a indagação: como a análise composicional (AC) acerca da multimodalidade dos signos nos ajuda a identificar recursos semióticos facilitadores da aprendizagem ubíqua de inglês em aparelhos de telas reduzidas? Para tal, usaram-se os pressupostos de Kress, Leeuwen, Eco, Peirce, Mayer entre outros. Por conseguinte, durante o levantamento do estado da arte, verificou-se a necessidade de produzir um aplicativo pedagógico, o qual desse suporte à pesquisa. O objetivo do estudo foi analisar recursos semióticos que intensificam o interesse, a motivação e o engajamento da aprendizagem ubíqua de inglês através de apps pedagógicos usados em dispositivos móveis de tela reduzida. Buscou-se elencar potenciais recursos semióticos a serem investigados para o propósito de ensino e aprendizagem de inglês com o suporte de aparelhos de tela reduzida. Selecionaram-se, dentre os recursos semióticos supracitados, os objetos de estudo e verificou-se, por meio da utilização do aplicativo composto por duas versões distintas de modos semióticos, se havia ou não contribuições para o ensino de inglês. Depois, elaborou-se, com base na avaliação do aplicativo supracitado, uma lista de diretrizes a serem seguidas com vista à produção de aplicativos. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada e predominantemente qualitativa. O estudo contou com participação de 12 estudantes do Curso de Filosofia, da disciplina Língua Inglesa Instrumental I, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Duas versões com diferentes semioses compunham o aplicativo nominado The Maze: a word hunt, produto do nosso estudo. Versão A: considerando os recursos semióticos selecionados em conformidade com a AC da Gramática do Design Visual (GDV). Versão B: não levando em consideração os recursos semióticos selecionados em conformidade com a AC da GDV. Ao final, os sujeitos apontaram que, das semioses estudadas em imagens inertes e em movimento, os RS relacionados ao ângulo, plano, linhas diagonais, fundos neutros, direção, enquadramento, sobretudo a disposição espacial, a saliência e a molduragem, intensificam o interesse, a motivação e o engajamento da aprendizagem. O resultado deu suporte à confecção das diretrizes a serem seguidas com vista à elaboração de aplicativos para apoio ao ensino de inglês.
Abstract: A smartphone or a tablet allows us to spread up the borders of the school and dissolve the concrete walls of the classroom. It has been in this environment that had arisen the necessity to analyze and come up with improvements related to the language of the applications related to language teaching, once the applications could have been widely benefited by the semiotic resources (SR). The research problem has aimed to answer the question: how does the Compositional Analysis (CA) about the multimodality of signs help us to identify facilitator semiotic resources for ubiquitous learning of English in small screen devices? For such, there have been used the premises of Kress, Leeuwen, Eco, Peirce, Mayer among others. Therefore, during the survey of the state of the art, it was observed the necessity to design a pedagogical app which supports the intended research. The objective of this study has been to analyse semiotic resources which intensify the interest, motivation and engagement of ubiquitous learning of English through pedagogical apps used in small screen mobile devices. We have searched to list potential semiotic resources to be investigated to the purpose of teaching and learning English with the help of small screen devices. In addition, the objects of the study have also been selected among the aforementioned semiotic resources and it has been examined throughout the use of an app made up of two different versions of semiotic modes if there were or not contributions to English teaching. After that, a list of guidelines has been prepared to be followed, with a view to app production based on an evaluation of the aforementioned application. The study has been characterised as an applied research and it has been mainly qualitative. The study counted on the participation of 12 students of the Philosophy Major who were taking the Instrumental English class at The Catholic University of Pernambuco (UNICAP). Two versions with different semioses were presented in the application named The Maze: a word hunt, which is a product of the study. Version A: considering the selected semiotic resources complying with the Compositional Analisis (CA) in The Grammar of Visual Design (GVD). Version B: not taking into account the selected semiotic resources complying with the CA in The GVD. By the end, the subjects indicated that, among the semiosis which were studied in still and moving images, the SR related to angle, plane, diagonal lines, neutral background, eye direction, framework, above all spatial arrangement, salience and framing intensify the interest, motivation and engagement in learning. The result has given support to the designing of the guidelines to be followed with a view to app production in order to help the teaching of English.
Palavras-chave: Teses
Lingüística
Semiótica
Linguagem dos aplicativos
Língua inglesa - Estudo e ensino
Theses
Linguistics
Semiotics
Application language
English language - Study and teaching
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: TAVARES, Enio Luiz Costa. A linguagem dos aplicativos à luz da semiótica na aprendizagem ubíqua em aulas de inglês . Recife, 2020. 166 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem. Recife, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1386
Data de defesa: 11-Abr-2021
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_enio_luiz_costa_tavares.pdfTese na íntegra3,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons