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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1390
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ser mais para e com os demais: espiritualidade inaciana para autoconhecimento e projeto de vida de universitários.
Autor: Jesus, João Elton de 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Bingemer, Maria Clara Lucchetti
Segundo membro da banca: Mota, Antônio Raimundo Sousa
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de investigar como a espiritualidade inaciana pode ser um instrumento para ajudar os universitários em seus processos de autoconhecimento e construção de projeto de vida. Para isso buscamos compreender o contexto contemporâneo, principalmente no que tange as realidades juvenis e do mundo universitário, com as reflexões de Bauman, Baudrillard e Debord, que apresentam as suas teorias de sociedade líquida, sociedade do consumo e sociedade do espetáculo e, também nos aprofundamos sobre as realidades juvenis, principalmente no que tange ao trabalho, educação e espiritualidade. Feita tal “fotografia” sobre a juventude, objeto desse estudo, apresentamos as fontes inacianas tal como a autobiografia de Santo Inácio, os documentos fundantes da Companhia de Jesus que são base para a estruturação daquilo que chamamos de Apostolado Educacional, buscando compreender o que se pretende com ele no sentido de acompanhamento e formação integral de seus alunos, principalmente aqueles da educação superior. Em seguida, identificamos, dentro do arcabouço jesuíta e inaciano, algumas luzes para ajudar no processo de integração e autoconhecimento de universitários, ajudando-os a se reconciliar com seu passado, reconhecendo as potencialidades e possibilidades de ação de seu presente e mais se conhecendo a si e o mundo em que estão, para então poder projetar a vida, tendo como base aquilo que cada um é, o seu lugar de anunciação, e, também, o sentido e propósito de sua vida e os valores que norteiam as suas ações. Finalizamos, pois, com a apresentação da “manutenção” desse projeto de vida, em um constante exame e avaliação, para que esse estudante, em sua autonomia e no desenrolar da sua vida possa se adaptar às constantes demandas e mudanças no mundo contemporâneo, nunca perdendo de vista o seu princípio e fundamento e a missão principal de ser uma pessoa com e para os demais e em constante busca pelo Magis e pela reconciliação consigo, com o outro, com a sociedade, com o transcendente e com o a casa comum.
Abstract: The present work aims to investigate how Ignatian spirituality can be an instrument to help university students in their self-knowledge and life project construction processes. To this end, we seek to understand the contemporary context, especially with regard to youth realities and the university world, with the reflections of Bauman, Baudrillard and Debord, who present their theories of liquid society, consumer society and society of the spectacle, and we go deeper into the youth realities, mainly with regard to work, education and spirituality. Having made this “photograph” about youth, object of this study, we present Ignatian sources such as the autobiography of Saint Ignatius, the founding documents of the Society of Jesus that are the basis for the structuring of what we call the Educational Apostolate, seeking to understand what is intended with it in the sense of monitoring and integral training of its students, especially those in higher education. Then, we identified, within the Jesuit and Ignatian framework, some lights to help in the process of integration and self-knowledge of university students, helping them to reconcile with their past, recognizing the potentialities and possibilities of action of their present; knowing themselves and the world they are in, so that they can project life, based on what each one is, their place of announcement, and also the meaning and purpose of their life and the values that guide their actions. We end, therefore, with the presentation of the “maintenance” of this life project, in a constant examination and evaluation, so that this student, in his autonomy and in the course of his life, can adapt to the constant demands and changes in the contemporary world, never losing sight of its principle and foundation and the main mission of being a person with and for others and in constant search for Magis and reconciliation with oneself, with others, with society, with the transcendent and with the common home.
Palavras-chave: Dissertações
Espiritualidade
Autoconhecimento
Ensino superior
Jesuítas - Educação
Dissertations
Spirituality
Self knowledge
University education
Jesuits - Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: JESUS, João Elton de. Ser mais para e com os demais : espiritualidade inaciana para autoconhecimento e projeto de vida de universitários. 2020. 163 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1390
Data de defesa: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Ciencias da Religiao

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