Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1397
Tipo do documento: Dissertação
Título: A organização retórica da resenha de série televisiva em português e espanhol como línguas estrangeiras: uma análise contrastiva no ensino médio.
Autor: Andrade, Darlene Ribeiro da Silva 
Primeiro orientador: Bezerra, Benedito Gomes
Primeiro membro da banca: Moraes, Antônio Henrique Coutelo de
Segundo membro da banca: Navarro, Federico
Resumo: Nos últimos anos, o ensino de línguas no Brasil vem dando ênfase aos gêneros textuais como ferramenta para o ensino da leitura e da escrita em salas de aula. A língua nas escolas deve ser ensinada como objeto de inserção do aluno no mundo discursivo, ou seja, o ensino deve desenvolver nesses alunos a capacidade de usar a língua nos mais diversos contextos comunicativos. Assim, analisamos a organização retórica do gênero resenha de série televisiva escrito por alunos brasileiros e alunos argentinos do terceiro ano do Ensino Médio. Propusemos identificar a estrutura retórica dos textos produzidos por alunos brasileiros e alunos argentinos; contrastar as semelhanças e diferenças dos movimentos retóricos das resenhas em português e espanhol no Ensino Médio e encontrar traços específicos que remetam ao ensino do gênero resenha de série televisiva em LE em ambas as culturas, com a finalidade de contribuir para a escrita do gênero resenha para as turmas de Ensino Médio no contexto nacional e internacional. A pesquisa fundamenta-se na Retórica Contrastiva e na abordagem de gêneros de Swales (1990) para o tratamento do objeto de estudo. A metodologia desenvolvida neste trabalho de pesquisa se trata de um Estudo de Caso de caráter qualitativo e descritivo. Como resultados deste estudo, constamos que há semelhanças e diferenças na escrita do gênero resenha em português e espanhol como LE, assim como também há traços específicos em cada cultura. Sugerimos um modelo descritivo da organização e da distribuição de informações em resenhas de séries televisivas produzidas por estudantes do Ensino Médio. Dessa forma, o estudo contribui para a ampliação dos estudos comparados e, especificamente, dos estudos sobre a organização retórica do gênero resenha em países da América Latina para a Educação Básica.
Abstract: En los últimos años, la enseñanza de lenguas en Brasil ha puesto énfasis en los géneros textuales como una herramienta para enseñar a leer y escribir. Los idiomas en las escuelas deben ser enseñados como objetos de inserción del alumno en el mundo discursivo, es decir, la enseñanza debe desarrollar en los estudiantes la capacidad de utilizar la lengua en los más diversos contextos comunicativos. Así, analizamos la organización retórica del género reseña de serie televisiva escrito por estudiantes brasileños y argentinos del tercer año de la enseñanza secundaria. Proponemos identificar la estructura retórica de textos producidos por estudiantes brasileños y estudiantes argentinos; contrastar las similitudes y diferencias de los movimientos retóricos de las reseñas en portugués y español en el nivel medio y encontrar rasgos específicos de la enseñanza del género reseña de serie televisiva en LE en ambas culturas con el propósito de contribuir en la escritura del género reseña en la escuela secundaria tanto en el contexto nacional como internacional. La investigación se basa en la Retórica Contrastiva y en los enfoques de géneros de Swales (1990) para el tratamiento del objeto de estudio. La metodología desarrollada en este trabajo de investigación se trata de un Estudio de Caso de carácter cualitativo y descriptivo. Como resultados de este estudio, constatamos que existen similitudes y diferencias en la escritura del género reseña en portugués y español como LE, así como rasgos específicos en cada cultura. Sugerimos un modelo descriptivo de la organización y distribución de la información en reseñas de series televisivas producidas por estudiantes de secundaria. De esta manera, la investigación contribuye en la ampliación de los estudios comparados y, específicamente, en los estudios sobre la organización retórica del género reseña en países de América Latina para la educación de nivel medio.
Palavras-chave: Dissertações
Línguas modernas - Estudo e ensino
Retórica
Lingüística
Ensino secundário
Gêneros textuais
Dissertations
Modern Languages - Study and Teaching
Rhetoric
Linguistics
High school
Textual genres
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: ANDRADE, Darlene Ribeiro da Silva. A organização retórica da resenha de série televisiva em português e espanhol como línguas estrangeiras : uma análise contrastiva no ensino médio . 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1397
Data de defesa: 4-Mar-2021
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_darlene_ribeiro_silva_andrade.pdfDissertação na íntegra4,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons