Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1404
Tipo do documento: Tese
Título: Análise crítica do discurso sobre a democracia racial em Casa-Grande e Senzala, nas notícias e na hashtag: #justiçapormiguel.
Autor: Silva, Fernanda Pinheiro de Souza e 
Primeiro orientador: Efken, Karl Heinz
Primeiro membro da banca: Raimund, Valdenice José
Segundo membro da banca: Acioli, Moab Duarte
Terceiro membro da banca: Rocha, Heitor Costa Lima da
Quarto membro da banca: Menezes, Anderson de Alencar
Resumo: Vivenciamos um momento único em que o acesso à informação está cada dia mais intenso, as pessoas estão podendo interagir como em nenhuma outra época; desta interação nascem vários debates sobre temas nunca antes discutidos em larga escala, e um deles é o que veremos aqui na pesquisa: a referida democracia racial brasileira como constructo do racismo contemporâneo. O problema que observaremos diacronicamente é: sabendo que a democracia racial foi sustentada com fins ideológicos e políticos, de que forma as naturalizações discursivas sobre a democracia racial ao longo dos anos contribuem para a naturalização do racismo atual? O objetivo geral é analisar naturalizações discursivas da democracia racial brasileira enquanto mecanismo de sustentação do racismo atual. Alguns dos objetivos específicos são: 1. Reconstruir o contexto histórico do mito da democracia racial brasileira; 2. Identificar o posicionamento discursivo e ideológico de Gilberto Freyre no livro Casa-Grande & Senzala relacionado à sua tese da democracia racial brasileira pelo olhar da Análise Crítica do Discurso; 3. Verificar e reconstruir os discursos midiáticos pela análise de notícias sobre o Caso Miguel, correlacionado-os à ideia de uma democracia racial pela teoria crítica do discurso; 4. Analisar os discursos nos comentários das notícias sobre o caso do menino Miguel e nas hashtags do mesmo caso pela teoria crítica; 5. Correlacionar os estudos decoloniais e pós-coloniais com o corpora na pesquisa. De acordo com Fernandes (2007, p. 61), Gilberto Freyre sistematizou o mito de uma democracia racial pela ideia da teoria da mestiçagem. Essa sistematização referida pelo autor está relacionada ao tema da obra Casa-Grande & Senzala que traz justamente a questão da miscigenação racial em contrapartida da valorização da identidade negra brasileira. Fernandes (2007) discorre sobre a situação marginal do negro hoje, afirmando que a destituição do escravo se processou no Brasil de forma tão dura, que ela representou a última espoliação sofrida, muito mais que uma dádiva ou uma oportunidade concreta. Diante desse contexto em que o mito da democracia racial é discutido na sociedade, o que propomos como diferencial para os estudos relacionados às naturalizações dessa democracia é a exposição de um olhar vindo da Análise Crítica do Discurso (ACD), que pretende desvelar os fundamentos ideológicos do discurso, que se têm feito tão naturais ao longo do tempo que começamos a tratá-los como comuns, aceitáveis e traços naturais do discurso (TEO, 2000). Essa teoria, por ser transdisciplinar, proporciona na pesquisa trazer a dimensão social pelo viés sociológico relacionado ao Pós-Colonialismo ou Decolonialismo, afinal vivenciamos os resquícios do colonialismo referente à imposição da metrópole portuguesa. Uma justificativa para o trabalho com o Pós-Colonialismo está também na crença de que o preconceito racial faz parte desses resquícios deixados pelo Colonialismo. Segundo Fanon (2008), o racismo não é mais que um elemento entre outros num conjunto mais vasto de opressão sistematizada de um povo. Analisar naturalizações discursivas da democracia racial no Brasil enquanto mecanismos de ratificação e legitimação do racismo é uma tarefa árdua, não tão simples quanto parece, uma vez que o racismo discursivo não está tão nítido como achamos estar, ele sempre foi silenciado propositadamente pela elite hegemônica, pelos herdeiros do Colonialismo.
Abstract: We experience a distint time in which access to information is increasing every day, and so on, people are able to interact as in no other time, from this interaction several debates are happening on topics never before discussed on a large scale, and one of them is what we will see here in this research: the so-called Brazilian racial democracy as a construct of contemporary racism. The problem that we will observe diachronicly is knowing that racial democracy has been sustained for ideological and political purposes in which way do discursive naturalizations about racial democracy over the years contribute to the naturalization of current racism? The general aim is analyzing discursive naturalizations of Brazilian racial democracy as a mechanism to support contemporary racism. Some of the specific objectives are: 1. Reconstructing the historical context of the Brazilian racial democracy myth; 2. Identify Gilberto Freyre's discursive and ideological position in the CasaGrande & Senzala book related to his defense of Brazilian racial democracy; 3. Prove and reconstruct the media discourses about The Miguel Case related to the racial democracy idea through the Critical theory of Discourses; 4. Analysing the popular discourses through de news comments about the Miguel case and through the hashtags from the same case by the Critical theory of discourse;5. Correlating decolonial and post-colonial studies with the corpora research. According to Fernandes (2007, p.61), Gilberto Freyre systematized the myth of a racial democracy through the ideia of a miscegenation theory. This systematization said by the author is related to the work of Casa-Grande & Senzala, which brings up precisely the issue of racial miscegenation in Brazil in exchange for the valorization of the Brazilian black identity. The same author (2007) discusses the marginal situation of the black today, stating that the destitution of the slave took place in Brazil harshly, it represented the last plunder he suffered, much more than a gift or a concrete opportunity. As stated by Camargo & Ferreira (2011): “It seems to be politically correct to treat Afro-descendants as 'dark'. This euphemism, strongly rooted in Brazilian culture, is a symbolic resource to escape the reality in which discrimination reigns “As blacks constituted, since the colonial period, the majority of the population, and whites a minority, an intermediate category was created, the mulatto, which served as an escape valve for racial tension”. the myth of racial democracy is discussed in society, what we propose as a differential for studies related to the naturalizations of this democracy is the exposure of a view coming from Critical Discourse Analysis (ACD), as stated by Teo (2000) who intends to "unveil the fundamentals ideological discourses that have become so natural over time that we begin to treat them as common, acceptable and natural traits of discourse ".
Palavras-chave: Teses
Análise do discurso
Racismo
Theses
Speech analysis
Racism
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: SILVA, Fernanda Pinheiro de Souza. Análise crítica do discurso sobre a democracia racial em Casa-Grande e Senzala, nas notícias e na hashtag : #justiçapormiguel. 2021. 213 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1404
Data de defesa: 12-Mar-2021
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_fernanda_pinheiro_souza_silva.pdfTese na íntegra2,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons