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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestos na aquisição da língua inglesa em contexto bilíngue: uma perspectiva multimodal.
Autor: Peixoto, Simone Frye 
Primeiro orientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro coorientador: Moraes, Antônio Henrique Coutelo de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Glória Maria
Segundo membro da banca: Costa Filho, José Moacir Soares
Resumo: Estudos investigativos sobre gestos em aquisição de segunda língua em contexto bilíngue mobilizam o diálogo entre perspectivas teóricas de multimodalidade e linguística aplicada, posicionando a pesquisa em alicerces relevantes e frutíferos, promovendo o enriquecimento de ambas as áreas. Propõe-se, dessarte, com a presente dissertação, analisar a influência da produção gestual como recurso multimodal integrado aos processos de aquisição e desenvolvimento da língua inglesa como segunda língua em contexto bilíngue. Especificamente, objetivou-se identificar os gestos produzidos pela criança e verificar a sua incidência no uso da língua inglesa como segunda língua em contexto bilíngue; analisar o papel dos gestos na relação com a língua inglesa falada; e, finalmente, comparar os tipos de gestos e o seu papel no uso das línguas portuguesa e inglesa na modalidade oral. A pesquisa fundamentase na perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e produção vocal compõem a mesma matriz de significação, conforme defendem Kendon (1982; 2017), McNeill (1985; 1992; 2000), Goldin-Meadow (2003; 2009; 2016), Stam (2006; 2007; 2014), Fonte (2011; 2014) e nos estudos sobre aquisição de segunda língua e bilinguismo desenvolvidos por Grosjean (1982; 2010; 2013; 2014; 2018), Gullberg (2006; 2012), Moraes (2012; 2018), Tellier (2005; 2008), Stam (2008), dentre outros. O procedimento metodológico encontrou respaldo em um estudo de caso baseado em abordagem qualitativa de cunho transversal cuja amostra incluiu uma criança na faixa etária de 5 anos de idade. Os dados foram coletados por meio de filmagens com o uso do celular; os vídeos foram registrados pela própria família em virtude do isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19. A pesquisa compreendeu a análise dos vídeos, produzidos durante atividades pedagógicas instrucionais e atividades livres, na interação com a mãe e/ou familiares bilíngues (português-inglês), em ambiente domiciliar. A transcrição dos vídeos foi realizada com o auxílio da ferramenta - software ELAN (Eudico Linguistic Annotator). Os critérios para transcrição e análise foram igualmente considerados à luz da perspectiva multimodal de funcionamento da linguagem. Os dados da pesquisa revelaram a ocorrência de gestos em quantidade produtiva equiparada nas línguas inglesa e portuguesa, havendo uma maior incidência de gestos dêiticos, em comparação a ritmados e icônicos. No que tange ao papel desempenhado no uso de ambas as línguas, os gestos funcionaram, de forma geral, como organizadores linguísticos, corroborando seu impacto na fluência e no fluxo da fala. Os resultados servirão como indicadores do funcionamento multimodal da linguagem, reveladores do processamento linguístico, bem como desmistificadores de questões concernentes à produção linguística no decurso de aquisição da língua inglesa como segunda língua em contexto de educação bilíngue, como, por exemplo, a crença de que a L2 impede ou atrasa o desenvolvimento da L1. As expectativas alusivas à contribuição científica, fundamentam-se nos achados relacionados ao bilinguismo e à multimodalidade. Indiretamente, ao perpassar a conscientização e formação de professores que lançam novo olhar sobre o tema e nele alicerçam sua prática, cuja rota beneficiará os alunos, a contribuição social do estudo encontra-se consolidada.
Abstract: Investigative studies on gesture in second language acquisition within a bilingual context mobilize a debate between multimodality theoretical perspectives and applied linguistics, placing the research on relevant and fruitful foundations, anticipating the enrichment of both areas. Therefore, the purpose of this dissertation is to analyze gesture production as a multimodal resource integrated into the process of acquisition and development of a second language. Specifically, the study aimed to identify the gestures used by the children and to verify their incidence in the acquisition of English as a second language within a bilingual context; to analyze the role of gestures in spoken English; and, finally, to compare the types of gestures and their role in relation to Portuguese and English spoken languages. The scientific research lies on the multimodal language perspective, in which gesture and vocal production comprise the same array of signification, according to Kendon 1982; 2017), McNeill (1985; 1992; 2000), Goldin-Meadow (2003; 2009; 2016), Stam (2006; 2007; 2014), Fonte (2011; 2014); and on second language acquisition and bilingualism studies carried out by Grosjean (1982; 2010; 2013; 2014; 2018), Gullberg (2006; 2012), Moraes (2012; 2018), Tellier (2005; 2008), Stam (2008), amongst others. Methods were supported by a cross-sectional case study based on qualitative approach whose sample includes a 5-year-old child. Data were collected through video recordings made with the cell phone by the child’s own family due to the social isolation resulting from COVID-19 pandemic. The research comprised the analysis of home videos produced during instructional as well as free activities, displaying bilingual (English-Portuguese) child - parent/relative interactions. Videos were transcribed with the help of software tool ELAN (Eudico Linguistic Annotator). Transcription and analysis criteria were also considered in the light of the multimodal perspective of language functioning. Research data revealed gesture occurrence in an equivalent productive amount in English and in Portuguese, with major incidence of deictic gestures in comparison to beats and iconic gestures. Regarding the role of gestures in both languages, they functioned, in general terms, as linguistic organizers, validating its impact on speech fluency and flow. Results will serve as indicators of multimodal language functioning, signs of language processing, as well as question demystifiers concerning linguistic production in the acquisition of English as a second language in the context of bilingual education, as the belief that L2 prevents L1 development. Expectations concerning the scientific contribution lays its foundations in the findings related to bilingualism and multimodality. Indirectly, pervading teacher’s awareness and training as to have them take on a new look about the theme and substantiate their practice, whose route will benefit the students, the social contribution of the study is consolidated.
Palavras-chave: Dissertações
Lingüística
Aquisição da segunda língua
Multimodalidade (Linguística)
Gestos
Língua inglesa - Estudo e ensino
Dissertations
Linguistics
Second language acquisition
Multimodality (Linguistics)
Gestures
English language - Study and teaching
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: PEIXOTO, Simone Frye. Gestos na aquisição da língua inglesa em contexto bilíngue : uma perspectiva multimodal. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1412
Data de defesa: 28-Dez-2020
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