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Tipo do documento: Dissertação
Título: Método de determinação da vida útil estimada de pontes, viadutos e passarelas de concreto
Autor: Espirito Santo Junior, Celso Martinho do 
Primeiro orientador: Oliveira, Romilde Almeida de
Primeiro membro da banca: Zarzar Júnior, Fuad Carlos
Segundo membro da banca: Freitas Mota, João Manoel
Resumo: O Brasil conta com um sistema viário composto por um grande número de Obras de Arte Especiais (OAEs) em concreto (pontes, viadutos e passarelas), que apresentam sérios problemas de degradação em suas estruturas, ocasionados pela falta de um plano de gestão em manutenção. Não se tem o conhecimento do número exato de OAEs que compõe este sistema, tampouco o real estado de conservação destas estruturas, entretanto, há uma demanda crescente da necessidade de intervenções nestas estruturas, a fim de se mantê-las em condições adequadas de uso e operação. Levando em consideração o fato da inexistência de um banco de dados com registros de inspeções e a falta de empenho dos órgãos competentes para mudar esta realidade, na tentativa de colaborar com a sociedade técnica-cientifica, beneficiando indiretamente a sociedade civil, dissertou-se sobre este tema. Trazendo-se a sugestão da utilização de um método matemático, conhecido como Método dos Fatores (MF), na determinação da Vida Útil Estimada (VUE) de OAEs, pela qual se pode obter uma melhor compreensão do real estado de conservação em que estas estruturas se encontram, possibilitando-se estimar por quanto tempo estas estruturas serão capazes de atender às condições de funcionalidade para as quais foram projetadas. Considerando que o MF é muito pouco difundido na nossa sociedade técnico- cientifica e acaba sendo pouco utilizado no Brasil, procurou-se construir através da revisão bibliográfica uma conceituação explicativa para uma melhor aplicação tanto do método quanto de sua utilização. Após a realização destes estudos, foi sugerida uma metodologia para a utilização do método na determinação da VUE das OAEs. A metodologia consistiu na orientação da determinação dos valores a serem atribuídos à Vida Útil de Referência (VUR) e aos Fatores Modificantes (FM), quando da utilização do método para a determinação da VUE de OAEs. No estudo do método, foram simulados quatro tipos distintos de cenários, abrangendo vários quadros anômalos, alternando-se os valores atribuídos aos FM e a VUR. Conclui-se que os resultados obtidos para as VUEs variaram de acordo com o previsto e esperado, sendo os FM e a VUR responsáveis por esta variabilidade. Comprovou-se a eficácia do método através de sua aplicação aos quatro cenários, que reproduziram situações prováveis de ocorrer em estruturas reais que estejam em uso e operação.
Abstract: Brazil has a road system composed of a large number of Special Engineering Structures in concrete (bridges, viaducts, and walkways), which present serious problems of degradation in their structures, caused by the lack of a maintenance management plan. We do not know the exact number of Special Engineering Structures that make up this system, nor the real state of conservation of these structures, however, there is a growing demand for interventions in these structures, in order to keep them in proper conditions of use and operation. Considering the fact that there is no database with inspection records and the lack of commitment of the competent agencies to change this reality, in an attempt to collaborate with technical-scientific knowledge, indirectly benefiting civil society, this work addresses this issue. Suggesting the use of a mathematical method, known as Method of Factors (MF), in the determination of the Expected Useful Life (EUL) of Special Engineering Structures, through which one can obtain a better understanding of the real state of conservation of these structures, making it possible to estimate how long these structures will be in useful conditions. Considering that MF is not a very widespread method in our technical-scientific academy, and ends up being scarcely used in Brazil, an attempt was made to create, through the bibliographic review, an explanatory concept for a better application of both the method and its use. After conducting these studies, a methodology for using the method in determining the EUL of Special Engineering Structures was suggested. The methodology consisted in defining the values to be attributed to the Reference Useful Life and the MF, when using the method for determining the EUL of Special Engineering Structures. In the study of the method, four different types of scenarios were simulated, covering several anomalous scenarios, alternating the values attributed to MF and EUL. It is concluded that the results obtained for the EULs varied accordingly to the estimated and expected, being the MF and the EUL responsible for this variability. The effectiveness of the method was proven through its application to the four scenarios, which reproduced situations likely to occur in real structures that are in use and operation.
Palavras-chave: Pontes - Durabilidade
Engenharia de estruturas
Concreto - Durabilidade
Desempenho
Inspeção
Método dos fatores.
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Engenharia Civil
Citação: Espirito Santo Junior, Celso Martinho do. Método de determinação da vida útil estimada de pontes, viadutos e passarelas de concreto. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1413
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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