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Tipo do documento: Tese
Título: Análise crítica do discurso produzido por autores de universidades de países lusófonos sobre a internacionalização do campo do currículo no âmbito dos colóquios sobre questões curriculares.
Autor: Regis, Herman Wagner de Freitas
Primeiro orientador: Efken, Karl Heinz
Primeiro membro da banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Segundo membro da banca: Acioli, Moab Duarte
Terceiro membro da banca: Menezes, Anderson de Alencar
Quarto membro da banca: Robeiro, Pollyanne Bicalho
Resumo: O objeto da presente pesquisa constituiu-se na Análise Crítica do Discurso (ACD) com base nos pressupostos teóricos de Norman Fairclough, propositor do Modelo Tridimensional de ACD, que foi ampliado nesta tese por meio do entrecruzamento das categorias faircloughianas com preceitos teóricos da Pragmática Universal, de Habermas (HABERMAS, 1984, 1987a, 1990a), com a concepção de Bakhtin via Julia Kristeva de intertextualidade (KRISTEVA, 1986a, 1986b), com os pressupostos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011, 2016; VOLÓCHINOV, 2017), com noções de Antonio Gramsci sobre hegemonia e poder (GRAMSCI, 1978a, 1978b, 1978c) e com o pensamento de John Thompson sobre ideologia (THOMPSON, 1984, 2011). O objetivo a que nos propomos foi analisar os efeitos ideológicos produzidos pelos discursos dos pesquisadores de universidades de países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) que discorreram sobre questões inerentes à internacionalização do campo do currículo em dois corpus, sendo um deles constituído de recortes de artigos selecionados dos Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares / VIII Colóquio LusoBrasileiro de Currículo / II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e outro de textos, em vários suportes, de autores que integraram o Comitê Científico do referido evento ou que fizeram parte da sua direção ou organização. A hipótese foi que os eventos são acontecimentos fundados em estruturas, desenvolvidos e organizados como reflexo do controle de organismos internacionais que mantêm a assimetria de poder dos países de primeiro mundo sobre os países economicamente desfavorecidos. As análises foram feitas por meio do Modelo Tridimensional Ampliado e responderam que essa hipótese se confirma ao mostrar que organismos internacionais como FMI, BM, OCDE e outros forçam um discurso pró-internacionalização sem respeitar as diversidades de cada país, interessando verificar os danos sobre os países fora dos blocos de poder oriundos dessa condição de subalternidade e manipulação. As análises corroboraram para propor Situação Ideal de Fala (HABERMAS, 1990) como ação comunicativa para a redução de assimetria de poder no âmbito das esferas pública e privada em políticas curriculares nacionais e internacionais no sentido de uma transformação social nos países emergentes, subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
Abstract: The object of the present research was the Critical Discourse Analysis (ACD) based on the theoretical assumptions of Norman Fairclough, proponent of the ACD Three-Dimensional Model, which was expanded in this thesis through the intersection of faircloughian categories with theoretical precepts of Universal Pragmatics, by Habermas (HABERMAS, 1984, 1987a, 1990a), with Bakhtin's conception via Julia Kristeva of intertextuality (KRISTEVA, 1986a, 1986b), with the assumptions of the Bakhtin Circle (BAKHTIN, 2011, 2016; VOLÓCHINOV, 2017), with Antonio Gramsci's notions about hegemony and power (GRAMSCI, 1978a, 1978b, 1978c) and with John Thompson's thought about ideology (THOMPSON, 1984, 2011). The objective we propose was to analyze the ideological effects produced by the speeches of the researchers from universities in Portuguese-speaking countries (Angola, Brazil, Cape Verde, Mozambique and Portugal) who discussed issues inherent to the internationalization of the curriculum field in two corpus, one of which consists of clippings of selected articles from the Annals of the XII Colloquium on Curricular Issues / VIII Luso-Brazilian Colloquium of Curriculum / II Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curriculum Issues and another one of texts, in various media, by authors who were part of the Scientific Committee of that event or who were part of its direction or organization. The hypothesis was that events are events based on structures, developed and organized as a reflection of the control of international organizations that maintain the asymmetry of power in the first world countries over economically disadvantaged countries. The analyzes were carried out using the Extended Three-Dimensional Model and answered that this hypothesis is confirmed by showing that international organizations such as the IMF, BM, OECD and others force a pro-internationalization discourse without respecting the diversity of each country, interested in verifying the damage on the countries outside the power blocs arising from this condition of subordination and manipulation. The analyzes corroborated to propose an Ideal Speech Situation (HABERMAS, 1990) as a communicative action to reduce the asymmetry of power in the public and private spheres in national and international curricular policies in the sense of social transformation in emerging, underdeveloped and developing countries. development.
El objeto de la presente investigación fue el Análisis Crítico del Discurso (ACD) basado en los supuestos teóricos de Norman Fairclough, proponente del Modelo Tridimensional ACD, el cual fue ampliado en esta tesis mediante la intersección de categorías faircloughianas con preceptos teóricos de Pragmática Universal, de Habermas (HABERMAS, 1984,1987a,1990a), con la concepción de Bakhtin através de Julia Kristeva de la intertextualidad (KRISTEVA,1986a,1986b), con los supuestos del Círculo de Bakhtin (BAKHTIN,2011,2016; VOLÓCHINOV,2017), con Antonio Las nociones de Gramsci sobre hegemonía y poder (GRAMSCI, 1978a, 1978b, 1978c) y con el pensamiento de John Thompson sobre la ideología (THOMPSON, 1984, 2011). El objetivo que nos proponemos fue analizar los efectos ideológicos producidos por los discursos de los investigadores de universidades de países de habla portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Mozambique y Portugal) que discutieron temas inherentes a la internacionalización del campo curricular en dos corpus, uno de los cuales consta de recortes de artículos seleccionados de los Anales del XII Coloquio sobre Curricular Temas/VIII Coloquio Luso-Brasileño de Currículo/II Coloquio Luso-Afro-Brasileño de Temas Curriculares y otro de textos, en diversos medios, de autores que formaron parte del Comité Científico de ese evento o que fueron parte de su dirección o organización. La hipótesis era que los eventos son eventos basados en estructuras, desarrollados y organizados como reflejo del control de los organismos internacionales que mantienen la asimetría de poder en los países del primer mundo sobre los países económicamente desfavorecidos. Los análisis se realizaron utilizando el Modelo Tridimensional Extendido y respondieron que esta hipótesis se confirma al mostrar que organismos internacionales como el FMI, BM, OCDE y otros fuerzan un discurso pro-internacionalización sin respetar la diversidad de cada país, interesados en Verificar el daño a los países fuera de los bloques de poder derivado de esta condición de subordinación y manipulación. Los análisis corroboraron proponer una Situación Ideal del Habla (HABERMAS, 1990) como una acción comunicativa para reducir la asimetría de poder en los ámbitos público y privado en las políticas curriculares nacionales e internacionales en el sentido de transformación social en países emergentes, subdesarrollados y en vías de desarrollo.
Palavras-chave: Teses
Ideologia
Hegemonia
Comunicação
Currículos
Análise crítica do discurso
Theses
Ideology
Hegemony
Communication
Resumes
Critical discourse analysis
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: REGIS, Herman Wagner de Freitas. Análise crítica do discurso produzido por autores de universidades de países lusófonos sobre a internacionalização do campo do currículo no âmbito dos colóquios sobre questões curriculares. 2021. 232 f Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1417
Data de defesa: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem

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