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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1424
Tipo do documento: Tese
Título: Gêneros no ensino de graduação em administração: a organização retórica do gênero "enunciado de problema".
Autor: Vidal, José Sales de França 
Primeiro orientador: Bezerra, Benedito Gomes
Primeiro membro da banca: Alves Filho, Francisco
Segundo membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Terceiro membro da banca: Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira
Quarto membro da banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Resumo: Aqui no Brasil os currículos da graduação em Administração contemplam apenas uma disciplina voltada para o ensino da língua portuguesa, no caso, quase sempre direcionada aos seus aspectos instrumentais, como o estudo de alguns dos principais textos que são produzidos e que circulam no contexto da gestão empresarial. Não há outra base de estudo para apoiar seus estudantes em outras frentes importantes, como o desejável e necessário reforço na leitura e na escrita acadêmica, por exemplo. Nesse sentido, vislumbro aqui a possibilidade de se investigar de que maneira o ensino de gêneros em disciplinas não relacionadas à língua portuguesa, como Logística, Produção, Finanças e outras, poderia trazer contribuições para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem de seus conteúdos. Assim, numa primeira etapa foi desenvolvido um modelo de análise do gênero ‘Enunciado de Problemas’ (EP), o qual descreve as estratégias retóricas que orientam a organização das informações nos textos destes enunciados, segundo a metodologia socio-retórica de análise de gêneros do Inglês para Fins Específicos, especificamente do Modelo CARS proposto por Swales (1990; 2004) e adaptado para o objeto de estudo em foco. O referido modelo de análise foi inferido a partir da análise de um corpus, constituído por 40 textos dos enunciados de problemas, propostos em livro didático utilizado como referência básica de diversas disciplinas do Curso de Administração, ofertado pela Universidade Católica de Pernambuco. Numa segunda etapa, este modelo de análise foi então utilizado, em sala de aula, como objeto de ensino quando do emprego do gênero EP em atividades de ensino e aprendizagem - durante aulas (exposição de conteúdos, resolução de problemas e minitestes) e em eventos pontuais de avaliação de disciplinas (provas intermediárias e finais). Ao final dessa pesquisa desenvolvida em sala de aula durante um semestre letivo, foi possível observar melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes, notadamente, quanto à uma melhor organização dos textos ‘respostas’ apresentados pelos discentes, a uma melhor compreensão dos contextos dos problemas propostos e aos direcionamentos subsequentes de suas ações a partir dos comandos explicitados nos respectivos enunciados. Pode-se concluir que os estudos aqui desenvolvidos, consideradas as suas limitações de tempo (um semestre letivo), representam um primeiro passo, capaz de contribuir para novas discussões sobre o ensino centrado em gêneros de disciplinas de outros cursos profissionais não relacionadas ao ensino de línguas.
Abstract: Here in Brazil the undergraduate curricula in Administration contemplate only one discipline aimed at teaching the Portuguese language, in this case, almost always directed to its instrumental aspects, such as the study of some of the main texts that are produced and circulate in the context of management. business. There is no other basis for studying to support students on other important fronts, such as the desirable and necessary reinforcement in academic reading and writing, for example. In this sense, I see here the possibility of investigating how the teaching of genres in subjects not related to the Portuguese language, such as Logistics, Production, Finance and others, present in the curricula of Administration courses, could bring contributions to improvements in the processes of teaching and learning its contents. Thus, in a first stage, a model for the analysis of the genre 'Problem Statement' (PS) was developed, which describes the rhetorical strategies that guide the organization of information in the texts of these statements, according to the socio-rhetorical methodology of gender analysis from English to Specific Purposes, specifically of the CARS Model proposed by Swales (1990; 2004) and adapted for the object of study in focus. This analysis model was inferred from the analysis of a corpus, consisting of 40 texts of the problem statements, proposed in a textbook used as a basic reference for several subjects of the Administration Course, offered by the Catholic University of Pernambuco. In a second stage, this analysis model was then used, in the classroom, as a teaching object when using the PS genre in teaching and learning activities - during classes (content exposure, problem solving and mini-tests) and in events evaluation of disciplines (intermediate and final tests). At the end of this research developed in the classroom during an academic semester, it was possible to observe improvements in the students' academic performance, notably in terms of a better organization of the texts' answers' presented by the students, a better understanding of the contexts of the proposed problems and to the subsequent directions of their actions from the commands explained in the respective statements. It can be concluded that the studies developed here, considering their time limitations (one academic semester), represent a first step, capable of contributing to new discussions on teaching centered on the genres of disciplines from other professional courses not related to the teaching of languages.
Aquí en Brasil, los planes de estudio de pregrado en Administración contemplan una sola disciplina orientada a la enseñanza de la lengua portuguesa, en este caso, casi siempre dirigida a sus aspectos instrumentales, como el estudio de algunos de los principales textos que se producen y circulan en el contexto de la gestión. negocio. No existe otra base de estudio para apoyar a sus estudiantes en otros frentes importantes, como el refuerzo deseable y necesario en lectura y escritura académica, por ejemplo. En este sentido, veo aquí la posibilidad de indagar cómo la enseñanza de géneros en disciplinas no relacionadas con la lengua portuguesa, como Logística, Producción, Finanzas y otras, podría aportar contribuciones a mejoras en los procesos de enseñanza y aprendizaje de sus contenidos. Así, en una primera etapa, se desarrolló un modelo para el análisis del género 'Planteamiento del Problema' (PP), que describe las estrategias retóricas que orientan la organización de la información en los textos de estos enunciados, según la metodología socio-retórica de análisis de género del inglés al Fines Específicos, específicamente del Modelo CARS propuesto por Swales (1990; 2004) y adaptado para el objeto de estudio en foco. Este modelo de análisis se infirió del análisis de un corpus, compuesto por 40 textos de los planteamientos del problema, propuestos en un libro de texto utilizado como referencia básica para varias asignaturas del Curso de Administración, impartido por la Universidad Católica de Pernambuco. En una segunda etapa, este modelo de análisis se utilizó luego, en el aula, como un objeto de enseñanza al utilizar el género PP en las actividades de enseñanza y aprendizaje, durante las clases (exposición de contenido, resolución de problemas y mini-pruebas) y en eventos. evaluación de disciplinas (pruebas intermedias y finales). Al final de esta investigación realizada en el aula durante un semestre académico, fue posible observar mejoras en el desempeño académico de los estudiantes, notablemente en términos de una mejor organización de los textos de 'respuestas' presentados por los estudiantes, una mejor comprensión de los contextos de los problemas propuestos y a las direcciones posteriores de sus acciones a partir de los comandos explicados en las declaraciones respectivas. Se puede concluir que los estudios aquí desarrollados, considerando sus limitaciones de tiempo (un semestre académico), representan un primer paso, capaz de contribuir a nuevas discusiones sobre la docencia centradas en los géneros de disciplinas de otros cursos profesionales no relacionados con la docencia de la docencia. Idiomas.
Palavras-chave: Teses
Administração
Metodologia
Língua portuguesa - Gênero
Theses
Administration
Methodology
Portuguese language - Genre
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: VIDAL, José Sales de França. Gêneros no ensino de graduação em administração : a organização retórica do gênero 'enunciado de problema' . 2021. 140 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguaguem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1424
Data de defesa: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem

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