Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Júlio de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Santana, José Reginaldo Gomes de-
dc.contributor.referee2Barros, Isabela do Rego-
dc.contributor.referee3Silva, Dalexon Sérgio da-
dc.date.accessioned2021-08-09T18:43:55Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.identifier.citationLIMA, Júlio de Oliveira. Alceu Valença na ditadura militar : uma análise discursiva dos seus primeiros discos. 2021. 115 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1430-
dc.description.resumoAlceu Valença é um dos artistas pernambucanos de maior sucesso no Brasil. Mais conhecidos por seus hits românticos, como “Morena Tropicana”, sua aparição no cenário nacional se deu muito antes, num momento de grande tensão política. Aqueles eram os anos de chumbo da Ditadura Militar, quando os artistas precisavam passar por uma censura oficial do governo para terem seus discos publicados. No presente trabalho, analisamos, por meio da Análise do Discurso de Linha Francesa, fundada por Michel Pêcheux, os três primeiros discos de Alceu Valença em seus aspectos visuais, musicais e verbais, considerando que capa, áudio e letra constituem um efeito de totalidade (TRAJANO, 2017) que deve ser levado em conta na análise. Movidos pela hipótese de que sua obra produzia efeitos de enfrentamento à Ditadura, investigamos como se dá a resistência à interpelação ideológica em suas canções; identificamos os efeitos da política do silêncio (ORLANDI, 2007), por meio da censura; investigamos a tensão entre processos parafrásticos (o que se mantém) e polissêmicos (o deslocamento); identificamos o uso de estratégias discursivas como o excesso e a falta (ERNST-PEREIRA, 2009) em suas canções e os efeitos de sentido que elas produzem; identificamos duas formações discursivas nas quais o autor se inscreve em várias dessas canções. Nossa hipótese foi confirmada ao longo da análise, em músicas como “Sol e Chuva”, em que o autor traz o discurso amoroso para falar do político (ORLANDI, 2007) e “Você Pensa”, em que ele produz efeito de sentido de crítica à normalização dos indivíduos.por
dc.description.abstractAlceu Valença is one of the most famous artists from Pernambuco, Brazil. He made fame with romantic songs such as "Morena Tropicana", but he started his career long before, in a moment of great political tension in the country. Those were some of the hardest years of the Military Dictatorship in Brazil. We have analysed in this work, using the theory and method of the French Discourse Analysis, founded by Michel Pêcheux, the three first albuns of Alceu Valença in its visual, musical and verbal aspects, considering that cover, audio and lyrics constitute an effect of totality (TRAJANO, 2017) that must be taken into account on the analysis. Moved by the hypothesis that his works produced the effect of confronting the Dictatorship, we have investigated how the resistance to the ideological interpellation took place on his songs; we have identified the effects of the silence policies (ORLANDI, 2007); we have investigated the tension between paraphrastic process (what is kept) and polissemical process (the displacement); we also identified the use of discursive strategies, such as the excess and the absence (ERNST-PEREIRA, 2009) in his songs and the sense effects that those strategies produce; we have identified two discursive formations to which the author subscribes in some of his songs. Our hypothesis has been confirmed over the analysis, in songs such as "Sol e Chuva", in which the author brings the love discourse to talk about the political (ORLANDI, 2007) and "Você Pensa", in which he produces the effect of critics to the normalization of the individuals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-08-09T18:43:55Z No. of bitstreams: 2 Ok_julio_oliveira_lima.pdf: 2376845 bytes, checksum: 0512879216b2a61185fc17cff4d65667 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-09T18:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_julio_oliveira_lima.pdf: 2376845 bytes, checksum: 0512879216b2a61185fc17cff4d65667 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectCensura - Brasil, Nordestepor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectDitadura e ditadorespor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectCensorship - Brazil, Northeasteng
dc.subjectSpeech analysiseng
dc.subjectDictatorship and dictatorseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleAlceu Valença na ditadura militar: uma análise discursiva dos seus primeiros discos.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_julio_oliveira_lima.pdfDissertação na íntegra2,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons