Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1437
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização dos jogos digitais como mediadores na prática psicoterapêutica.
Autor: Felipe, Rhayssa Cavalcanti de Barros 
Primeiro orientador: Donard, Véronique
Primeiro membro da banca: Dias, Cristina Maria de Souza Brito
Segundo membro da banca: Torres, Karine de Andrade
Resumo: Esta dissertação surgiu de nossa experiência clínica e visou investigar a utilização dos jogos digitais como mediadores na prática psicoterapêutica, a partir do relato de psicólogos atuantes na área clínica, há mais de dois anos, e que já fazem uso dos jogos digitais como mediadores em sua atuação. O presente estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa de cunho psicanalítico e encontra-se dividida em duas etapas distintas: a primeira corresponde ao arcabouço teórico utilizado em sua construção, no qual se fez uso de uma pesquisa bibliográfica, baseada em estudos recolhidos que trazem informações pertinentes aos objetivos traçados neste estudo. Já a segunda etapa trata da pesquisa de campo, realizada junto a seis psicoterapeutas entrevistados a partir de entrevista semiestruturada subdividida em oito categorias. Pudemos observar que a utilização dos jogos digitais como mediadores na psicoterapia traz, em diversos aspectos, benefícios para o processo terapêutico no que tange à prática terapêutica e seus reflexos no paciente. Importante ressaltar que a utilização dos jogos digitais é apenas mais um instrumento dentro do vasto leque de possibilidades de mediadores terapêuticos, dado também trazido pelos mesmos psicólogos entrevistados. Constatou-se que este é um mediador que transita em diferentes espaços de terapia, para o mais variado público, não sendo a idade ou condição socioeconômica fator impeditivo aos benefícios trazidos pelos jogos digitais. É um recurso atual que desperta interesse, favorece, entre outros, a estimulação cognitiva e possibilita um novo olhar clínico da psicoterapia. O estudo também se propôs a estimular novas pesquisas acerca do tema, o que proporcionará aos psicólogos maior embasamento e segurança para utilização dos jogos digitais em suas práticas.
Abstract: This dissertation arose from our clinical experience and aimed to investigate the use of digital games as mediators in psychotherapeutic practice, from the report of psychologists working in the clinical area, for more than two years, and who already use digital games as mediators in their performance. The present study corresponds to a qualitative research of a psychoanalytic nature and is divided into two distinct stages: the first corresponds to the theoretical framework used in its construction, in which a bibliographic research was used, based on collected studies that bring relevant information the objectives outlined in this study. The second stage, on the other hand, deals with field research, carried out with six psychotherapists interviewed based on a semi-structured interview subdivided into eight categories. We were able to observe that the use of digital games as mediators in psychotherapy brings, in several aspects, benefits to the therapeutic process regarding the therapeutic practice and its reflexes in the patient. It is important to emphasize that the use of digital games is just another instrument within the wide range of possibilities of therapeutic mediators, a data also brought by the same psychologists interviewed. It was found that this is a mediator who travels in different therapy spaces, for the most varied audience, with age or socioeconomic condition not being an impeding factor in the benefits brought by digital games. It is a current resource that arouses interest, favors, among others, cognitive stimulation and enables a new clinical view of psychotherapy. The study also set out to stimulate further research on the topic, which will provide psychologists with a greater basis and security for the use of digital games in their practices.
Palavras-chave: Dissertações
Psicoterapia
Psicanálise
Jogos eletrônicos
Terapêutica
Dissertations
Psychotherapy
Psychoanalysis
Electronic games
Therapy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: FELIPE, Rhayssa Cavalcanti de Barros. A utilização dos jogos digitais como mediadores na prática psicoterapêutica. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1437
Data de defesa: 30-Jan-2020
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_rhayssa_cavalcanti_barros_felipe.pdfDissertação na íntegra461,11 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons