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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelipe, Rhayssa Cavalcanti de Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672203839185988por
dc.contributor.advisor1Donard, Véronique-
dc.contributor.referee1Dias, Cristina Maria de Souza Brito-
dc.contributor.referee2Torres, Karine de Andrade-
dc.date.accessioned2021-08-10T18:31:27Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.identifier.citationFELIPE, Rhayssa Cavalcanti de Barros. A utilização dos jogos digitais como mediadores na prática psicoterapêutica. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1437-
dc.description.resumoEsta dissertação surgiu de nossa experiência clínica e visou investigar a utilização dos jogos digitais como mediadores na prática psicoterapêutica, a partir do relato de psicólogos atuantes na área clínica, há mais de dois anos, e que já fazem uso dos jogos digitais como mediadores em sua atuação. O presente estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa de cunho psicanalítico e encontra-se dividida em duas etapas distintas: a primeira corresponde ao arcabouço teórico utilizado em sua construção, no qual se fez uso de uma pesquisa bibliográfica, baseada em estudos recolhidos que trazem informações pertinentes aos objetivos traçados neste estudo. Já a segunda etapa trata da pesquisa de campo, realizada junto a seis psicoterapeutas entrevistados a partir de entrevista semiestruturada subdividida em oito categorias. Pudemos observar que a utilização dos jogos digitais como mediadores na psicoterapia traz, em diversos aspectos, benefícios para o processo terapêutico no que tange à prática terapêutica e seus reflexos no paciente. Importante ressaltar que a utilização dos jogos digitais é apenas mais um instrumento dentro do vasto leque de possibilidades de mediadores terapêuticos, dado também trazido pelos mesmos psicólogos entrevistados. Constatou-se que este é um mediador que transita em diferentes espaços de terapia, para o mais variado público, não sendo a idade ou condição socioeconômica fator impeditivo aos benefícios trazidos pelos jogos digitais. É um recurso atual que desperta interesse, favorece, entre outros, a estimulação cognitiva e possibilita um novo olhar clínico da psicoterapia. O estudo também se propôs a estimular novas pesquisas acerca do tema, o que proporcionará aos psicólogos maior embasamento e segurança para utilização dos jogos digitais em suas práticas.por
dc.description.abstractThis dissertation arose from our clinical experience and aimed to investigate the use of digital games as mediators in psychotherapeutic practice, from the report of psychologists working in the clinical area, for more than two years, and who already use digital games as mediators in their performance. The present study corresponds to a qualitative research of a psychoanalytic nature and is divided into two distinct stages: the first corresponds to the theoretical framework used in its construction, in which a bibliographic research was used, based on collected studies that bring relevant information the objectives outlined in this study. The second stage, on the other hand, deals with field research, carried out with six psychotherapists interviewed based on a semi-structured interview subdivided into eight categories. We were able to observe that the use of digital games as mediators in psychotherapy brings, in several aspects, benefits to the therapeutic process regarding the therapeutic practice and its reflexes in the patient. It is important to emphasize that the use of digital games is just another instrument within the wide range of possibilities of therapeutic mediators, a data also brought by the same psychologists interviewed. It was found that this is a mediator who travels in different therapy spaces, for the most varied audience, with age or socioeconomic condition not being an impeding factor in the benefits brought by digital games. It is a current resource that arouses interest, favors, among others, cognitive stimulation and enables a new clinical view of psychotherapy. The study also set out to stimulate further research on the topic, which will provide psychologists with a greater basis and security for the use of digital games in their practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-08-10T18:31:27Z No. of bitstreams: 2 Ok_rhayssa_cavalcanti_barros_felipe.pdf: 472178 bytes, checksum: a15af32482781ab6db9b834addee7cda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-10T18:31:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_rhayssa_cavalcanti_barros_felipe.pdf: 472178 bytes, checksum: a15af32482781ab6db9b834addee7cda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-01-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectPsicoterapiapor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectJogos eletrônicospor
dc.subjectTerapêuticapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectPsychotherapyeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectElectronic gameseng
dc.subjectTherapyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA utilização dos jogos digitais como mediadores na prática psicoterapêutica.por
dc.typeDissertaçãopor
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