Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1451
Tipo do documento: Tese
Título: Macroletramentos digitais de professores em formação: produção de textos multimodais on-line.
Autor: Tenório, Albertina Maria de Melo
Primeiro orientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro coorientador: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Primeiro membro da banca: Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira
Segundo membro da banca: Lima, Angela Valeria Alves de
Terceiro membro da banca: Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
Quarto membro da banca: Moraes, Antônio Henrique Coulelo de
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de compreender o processo de uso dos macroletramentos digitais de professores em formação. Para isso, analisa a produção de textos multimodais on-line dos graduandos em Letras do 7º e 8º períodos de uma instituição de ensino superior da Mata Sul, localizada no município de Palmares, Pernambuco. Dessa forma, discute a evolução dos letramentos digitais com o avanço da tecnologia e os estudos dos macroletramentos digitais como base para a ação dialógica na esfera digital. Baseia-se nos princípios teóricometodológicos de letramentos digitais a partir de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), os quais defendem a existência de vários letramentos digitais, com foco em: linguagem, informação, conexões e (re)desenho. Assim, avalia os níveis de letramento digital dos graduandos pesquisados, partindo da produção de textos multimodais on-line e da análise dos textos produzidos. Questiona-se como a prática de produção desses textos durante o processo de aprendizagem acadêmica pode promover habilidades relacionadas aos macroletramentos digitais dos estudantes dos cursos de Letras. Além disso, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizada como um estudo de caso longitudinal, realizado em três etapas, sendo as duas primeiras relativas à pesquisa de campo e a última ao tratamento dos dados coletados. A primeira etapa corresponde à aplicação de questionário com os graduandos, visando traçar o perfil dos indivíduos pesquisados, e à produção de minicontos de fadas multimodais na rede social Facebook. A segunda corresponde à produção de textos imagéticos, com o uso de emojis, no aplicativo WhatsApp, e à construção de mapas mentais de textos acadêmicos. Com isso, como resultado da análise do letramento digital dos pesquisados, pode-se destacar avanços nos níveis de letramento dos estudantes, revelando habilidades dos macroletramentos digitais presentes nos textos produzidos durante a pesquisa. Letramento do impresso, letramento em pesquisa, letramento em remix e letramento em multimídia (em rede) são alguns letramentos identificados nessas produções textuais. Conclui-se que os estudos e as práticas de letramentos digitais em sala de aula ainda são incipientes, a despeito do uso das tecnologias digitais por parte dos alunos em suas práticas cotidianas. Diante disso, esta pesquisa mostra-se relevante para se pensar na formação de professores com vista à promoção do letramento digital.
Abstract: This paper aims to understand the use process of digital macroliteracies in teaching programs. For this purpose, online multimodal texts production of Language Teaching Certificate Program undergraduate students were analyzed, in which the students are from 7th and 8th semesters in a Mata Sul higher education institution, which is located at Palmares, a city in Pernambuco, Brazil. This study discusses the evolution of digital literacy with technology advancement and the macroliteracy studies as the base for dialogical action in digital sphere. The discussion is based on the theoretical-methodological principles of digital literacies from Dudeney, Hockly and Pegrum (2016), which defend the existence of several digital literacies, with focus on language, information, connections and (re)design. Thus, the digital literacy level of the undergraduate students is evaluated starting from the online multimodal texts production and the produced texts analysis. This study questions how the production practice of these texts can promote abilities related to digital macroliteracies of the Language Teaching Certificate Program undergraduate students. Moreover, the research uses a qualitative and quantitative approach, and it is characterized as a longitudinal case study, accomplished in three stages, the first two being related to field research and the third one being the treatment of the collected data. The first stage consists of the application of the questionnaire to the undergraduate students, which aims to outline the profile of the surveyed individual, and the production of multimodal mini fairy tales on Facebook, the social network. The second stage consists of the production of imagery texts in WhatsApp by using emojis, and the construction of mind maps on academic texts. Therewith, the results by analyzing the digital literacy of the students highlight the literacy level development of the undergraduate students, as digital macroliteracy skills were revealed in the texts produced during the research. Print literacy, research literacy, remix literacy and multimedia literacy are some of the identified literacies in the text productions. In conclusion, the digital literacies studies and practices in a classroom are still elementary regarding the usage of Digital Technologies by the students in their daily practices. Thus, this research turns out to be important to reflect about the promotion of digital literacy in teaching programs.
Palavras-chave: Teses
Internet na educação
Multimodalidade (Linguística)
Redes sociais
Letramento digital - Educação
Theses
Internet in education
Multimodality (Linguistics)
Social networks
Letramento digital - Educação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: TENÓRIO, Albertina Maria de Melo. Macroletramentos digitais de professores em formação : produção de textos multimodais on-line. 2021. 119 fl. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1451
Data de defesa: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_albertina_maria_melo_tenorio.pdfTese na íntegra2,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons