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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1453
Tipo do documento: Dissertação
Título: O pobre como lugar teológico a partir de Jon Sobrino.
Autor: Carvalho, Miguéias Pascoal Lima de 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Gomes, Rita Maria
Segundo membro da banca: Ronsi, Francilaide de Queiroz
Resumo: A Igreja é discípula e missionária de Jesus de Nazaré, que precisa estar cada vez mais identificada, inserida verdadeiramente no projeto libertador de Deus e de Jesus. Por isso, o pobre como lugar teológico a partir de Jon Sobrino é o objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo da pesquisa é apresentar uma reflexão teológica em vista de uma eclesiologia referenciada na pessoa de Jesus de Nazaré, portanto, em estreita relação com a cristologia, na qual a Igreja é pobre e revela ao mundo a esperança de libertação dos empobrecidos. No entanto, nem sempre é possível perceber claramente sua ligação com a pessoa e a práxis de Jesus. Partindo desse pressuposto, na presente pesquisa, busca-se compreender o processo pelo qual os pobres se constituem como lugar revelador de Deus. Busca-se também compreender o ponto de partida para a constituição de uma Igreja configurada à pessoa e à práxis de Jesus de Nazaré, portanto, uma Igreja pobre e em favor dos pobres. A partir da teologia de Jon Sobrino, percebe-se que toda teologia deve partir do Jesus histórico dos evangelhos, pois ali se encontra sua ação reveladora de Deus. O mundo dos pobres é constitutivo da Igreja porque assim é para Deus e foi para o Jesus histórico. A tradição bíblica, por sua vez, apresenta claramente essa verdade afirmada ao longo da pesquisa, uma vez que, do Antigo Testamento até a realidade de Jesus, o que se vê é um Deus em favor dos pobres e um Jesus totalmente identificado com eles. Assim, a base referencial da pesquisa são as obras de Jon Sobrino. Jesus será sempre o paradigma para o ser da Igreja, assim como a sua práxis será sempre o modelo para o agir da Igreja. A sua parcialidade deve ser, consequentemente, a parcialidade da Igreja. Logo, se a missão de Jesus consiste em anunciar o Reino de Deus e esse anúncio destina-se preferencialmente aos pobres, uma vez que são os destinatários do Reino, a missão da Igreja não é outra que perpetuar a missão de Jesus; sendo assim, a Igreja de Jesus deverá ser sinal de salvação encontrando sempre sua partida em Jesus e no mundo dos pobres. Nisso, fundamenta-se a insistência do Papa Francisco em reafirmar que o lugar da Igreja é no meio dos pobres, bem como em afirmar que a referência magna para a eclesiologia será sempre Jesus e sua práxis libertadora.
Abstract: The Church is disciple and missionary of Jesus of Nazareth, and needs to be identifies more and more, truly entered on the liberator project of God and Jesus. For this reason, the poor as a theological place according to Jon Sobrino is the study object of this research. The objective of the research is to present a reflexive theological in view of a referenced ecclesiology in the person of Jesus of Nazareth, therefore, in a close relation with the Christology, whereby the Church is poor and reveals to the world hope and freedom of the impoverished. However, is not always possible to see clearly its connection with the person and the praxis of Jesus. Using this assumption, this work seeks to comprehend the process by which the poor became a revealing place of God. It also seeks to comprehend the starting point to the constitution of a Church configured to the person and to the praxis of Jesus of Nazareth thus a poor Church and in favor of the poor. As of Jon Sabino‟s theology, it has shown that every theology should come from historical Jesus of the Gospels, because there is where you can find the revealing action of God. The world of the poor is constitutive of the Church because it is so for God and was so for Jesus of Nazareth. The biblical tradition, in turn, clearly shows this truth asserted throughout the research, since the Old Testament to the reality of Jesus, what we see is a God in favor of the poor and a Jesus totally identified with them. Concluding, the referential base of the research has its base, mainly, on the works of Jon Sabino. Jesus will always be the paradigm to the being of the Church, as His praxis will always be the template to the act of the Church. His partiality should consequently be the partiality of the Church. Therefore, if Jesus‟ mission consists in announcing the Kingdom of God and this announcement is destined specially to the poor, since they are addressees to the Kingdom, the mission of the Church is none other than perpetuate the mission of Jesus; This way, the Church of Jesus must be a sign of salvation always finding its starting point in Jesus and in the world of the poor. Thereupon, the insistence of Pope Francis in reaffirming that the place of the Church is in the midst of the poor, as well as in affirming that the main reference for ecclesiology will always be Jesus and his liberating praxis, is justified.
Palavras-chave: Dissertações
Pobreza - Aspectos religiosos
Cristianismo
Igreja
Dissertations
Poverty - Religious aspects
Christianity
Church
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Teologia
Citação: CARVALHO, Miguéias Pascoal Lima de. O pobre como lugar teológico a partir de Jon Sobrino. 2021. 161 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Teologia. Mestrado em Teologia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1453
Data de defesa: 28-Jun-2021
Appears in Collections:Teologia

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