Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Vera Lucy Borba de Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1300502536799716por
dc.contributor.advisor1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee2Lima, Angela Valéria Alves de-
dc.date.accessioned2021-08-23T15:32:01Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.citationBEZERRA, Vera Lucy Borba de Castro. Leitura de gêneros discursivos/textuais digitais nos livros didáticos de língua portuguesa : uma realidade? 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-Graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1455-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos/textuais digitais em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. O impacto das novas tecnologias, na linguagem, ocasionou transformações na leitura e na escrita entendidas em sua forma tradicional. A presença de multiplicidade de linguagens, modos ou semioses nos textos em circulação é constante, principalmente nas mídias audiovisuais digitais. Diante disso, os alunos demandam dos seus professores uma participação ativa nesses meios tecnológicos. Como referencial teórico, nos pautamos na teoria dialógica do discurso, a partir dos estudos de Bakhtin (2010); na linguística textual nos apoiamos em Marcuschi (1999, 2005); Koch (2011); Xavier (2005); nas questões sobre tecnologia digital e hipertexto nos embasamos em Lemos e Lévy (2010); Marcuschi (2005); Zacharias (2016); Gomes (2013); sobre letramentos nos pautamos em Soares (1998, 2002); Rojo (2013); Coscarelli (2016); Caiado (2011); e, sobre a multimodalidade, utilizamos as discussões de Santaella (2014); entre outros autores citados ao longo da pesquisa. Convém ressaltar o fato da edição do PNLD 2014 ter dado início a uma nova trajetória, rumo à incorporação progressiva de conteúdos educacionais digitais. No entanto, é preciso observar como essas propostas são apresentadas nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD 2014. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979) em seis coleções de LDLP para análise quantitativa, totalizando 24 livros. Na análise qualitativa analisamos 02 coleções, totalizando 08 LDLP. Uma nova maneira de fazer sociedade acontece, provavelmente, com o desenvolvimento de comunidades e redes sociais on line. O resultado da pesquisa mostrou que é necessário que os professores se apropriem dessas novas tecnologias digitais, que se bem aproveitadas podem tornar-se um meio eficaz para lidar com as práticas de uma linguagem social e dialógica.por
dc.description.abstractThe present work sought to investigate the treatment given to the reading of digital discursive / textual genres in Portuguese Language Didactic Books (LDLP), approved by the National Program of Didactic Book (PNLD) 2014, in the final years of Elementary School. The impact of new technologies, in language, has led to transformations in reading and writing understood in their traditional form. The presence of multiplicity of languages, modes or semioses in the texts in circulation is constant, mainly in the digital audiovisual media. Faced with this, the students demand from their teachers an active participation in these technological means. As a theoretical reference, we are based on the dialogical theory of discourse, from the studies of Bakhtin (2010); In textual linguistics we rely on Marcuschi (1999, 2005); Koch (2011); Xavier (2005); In the questions about digital technology and hypertext we are based on Lemos and Lévy (2010); Marcuschi (2005); Zacharias (2016); Gomes (2013); On literacy in Soares (1998, 2002); Red (2013); Coscarelli (2016); Caiado (2011); And, on multimodality, we use the discussions of Santaella (2014); Among other authors cited throughout the research. It should be noted that the edition of PNLD 2014 has started a new trajectory, towards the progressive incorporation of digital educational content. However, it is necessary to observe how these proposals are presented in the Portuguese Language Textbooks approved by PNLD 2014. We established categories of analysis (BARDIN, 1979) in six LDLP collections for quantitative analysis, totaling 24 books. In the qualitative analysis we analyzed 02 collections, totaling 08 LDLP. A new way of making a society happens probably with the development of online communities and social networks. The research results showed that it is necessary for teachers to appropriate these new digital technologies, which, if well used, can become an effective way to deal with the practices of a social and dialogic language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-08-23T15:32:01Z No. of bitstreams: 2 Ok_vera_lucy_borba_castro_bezerra.pdf: 3972928 bytes, checksum: 0c73aea18be9a4fcf4ede351fddfb8f0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-23T15:32:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_vera_lucy_borba_castro_bezerra.pdf: 3972928 bytes, checksum: 0c73aea18be9a4fcf4ede351fddfb8f0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectLíngua portuguesa - Textospor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectDidatic bookseng
dc.subjectPortuguese language - Textseng
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleLeitura de gêneros discursivos/textuais digitais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma realidade?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_vera_lucy_borba_castro_bezerra.pdfDissertação na íntegra3,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons