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dc.creatorSiqueira, Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770157584873529por
dc.contributor.advisor1Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818189523805466por
dc.contributor.referee1Francisco, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002638100198759por
dc.contributor.referee2Morato, Henriette Tognetti Penha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0837731909860391por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:34Z-
dc.date.available2011-09-12-
dc.date.issued2011-03-10-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de. Psicodiagnóstico interventivo / colaborativo : uma prática psicológica na perspectiva fenomenológica existencial. 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/145-
dc.description.resumoEste estudo partiu de inquietações experienciadas pela autora em sua atividade clínica na prática com o Psicodiagnóstico Interventivo, na perspectiva fenomenológica existencial. Sua base fenomenal residiu no relato das experiências clínicas de quatro psicólogos que atuam com o Psicodiagnóstico Interventivo. As narrativas colhidas contemplam o relato oral, desvelando a estória compartilhada afinada com a pluralidade de conceitos da situação e da temporalidade outra, o que permite elaborar e comunicar o sentido do vivido. O caminho percorrido demarca a contribuição da matriz fenomenológica existencial como possibilidade de contribuir para fundamentar a dimensão colaborativa do Psicodiagnóstico Interventivo mediante os fundamentos ontológicos presentes na Analítica Existencial, de Heidegger e na Hermenêutica Filosófica, de Gadamer. As narrativas foram analisadas segundo a Analítica do Sentido, proposta metodológica de compreensão do real desenvolvida por Dulce Critelli. Tal procedimento possibilitou refletir a dimensão colaborativa do Psicodiagnóstico Interventivo implicada na conversação entre psicólogo e cliente ou entre os clientes que participam do grupo de Psicodiagnóstico. Na linguagem gadameriana, todo conversação não se mostra como mera troca de opiniões; para que aja verdadeiramente diálogo é necessário que os parceiros se encontrem abertos à possibilidade de modificação proveniente do diálogo. Para tanto, é necessário uma disposição afetiva de abertura e acolhimento do outro na sua alteridade, o que pressupõe a presença inicial de determinações prévias horizonte prévio de cada participante. Nessa direção, a dimensão colaborativa é compreendida como fusão entre os horizontes , na qual cada componente se determina a partir do modo como se integra ao outro, permitindo uma compreensão outra, comum sobre o fenômeno interrogado. Tal jogo possui uma ação central na hermenêutica gadameriana e, na prática clínica do Psicodiagnóstico, possibilita encontrar outras possibilidades compreensivas que conduzam a outros modos de agir e de lidar com o sofrimento. Tais resultados contribuem para repensar a ação do psicólogo, ampliando as possibilidades de acolher famílias e crianças no contexto das instituições de saúdepor
dc.description.abstractThis study started due to concerns and questions regarding the need to explore the collaborative dimension in Interventive Psychodiagnosis within the author‟s clinical activities. The phenomenal basis was given by the report of four psychologists‟ clinical experiences on Interventive Psychodiagnosis. Oral narratives unveil a shared story, in agreement with the plurality of concepts in the situation and with another temporality, what allows the elaboration and communication of experienced meaning. Traversed paths show the contribution of the existential phenomenological matrix as a possibility for grounding the collaborative dimension in Interventive Psychodiagnosis face to ontological elements of Heidegger‟s Existential Analytics and Gadamer‟s Philosophical Hermeneutic. Narratives were analyzed according to the Analysis of Meaning, which is a methodological proposal developed by Dulce Critelli to understand reality. This procedure made it possible to reflect upon the collaborative dimension of Interventive Psychodiagnosis implicated in the dialogue between psychologist and client or among clients in a Psychodiagnostic group. Using Gadamer‟s language, it is said that every dialogue goes beyond a simple exchange of opinions and true dialogue demands that partners are open to the possibility of modification that comes from the dialogue. Furthermore, an affective disposition for openness and acceptance towards otherness is needed, what presupposes the initial presence of previous determinations each participant‟s prior horizon. In this way, collaborative dimension is understood as a fusion of horizons , in which each component is determined by the way it integrates with one another, allowing another common understanding regarding questioned phenomenon. Such game has a central action in Gadamerian hermeneutic and in clinical practice, enabling to discover other understanding possibilities that lead to other ways of acting and dealing with suffering. Results contribute to rethink psychologists‟ actions, broadening the possibilities for receiving families and children in the context of health institutionseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_danielle_siqueira.pdf: 1103309 bytes, checksum: 67031aaf8521b7e046b4f18da94f80a1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectpsicodiagnósticopor
dc.subjectfenomenologia existencialpor
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectpsychodiagnosticseng
dc.subjectexistencial phenomenologyeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titlePsicodiagnóstico interventivo / colaborativo : uma prática psicológica na perspectiva fenomenológica existencialpor
dc.typeDissertaçãopor
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