Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Lamarck Montenegro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023701608408590por
dc.contributor.advisor1Santos, Lídia Rafaela Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Cabral, Flavio José Gomes-
dc.contributor.referee2Costa, Robson Pedrosa-
dc.date.accessioned2021-09-23T17:57:10Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Lamarck Montenegro de. Entre a Maxambomba e o Bonde de Burros : a chegada de um novo sistema de transporte público no Recife (1867-1889). 2021. 195 f Dissertação (Mestrado) ¿ Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado Profissional em História, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1478-
dc.description.resumoO Trabalho se apresenta sob a forma de um Produto, um Livro Paradidático dirigido ao público escolar do 2º ano do Ensino Médio, cujo tema central é a chegada na capital de Pernambuco, de um novo sistema de transporte público em meados do século XIX. O objetivo central do Trabalho é compartilhar e gerar conhecimento sobre a temática da importância das melhorias dos transportes urbanos, atendendo os anseios dos grupos dominantes. O Paradidático analisa as transformações ocorridas na locomoção dos usuários com a chegada dos modernos equipamentos de transporte público na segunda metade do século XIX. As elites locais, que se inteiravam diariamente das novidades vindas da Europa Industrial, se viam influenciadas pelos ideais de modernidade de onde floresciam os grandes centros urbanos. A aristocracia urbana necessitava ir e vir, a pé enxuto, com calma, segurança e rapidez, para suas atividades habituais, o que ensejou o aparecimento da Maxambomba, suprindo a limitação nos acessos a diversos lugares. Moradores, que se deslocavam de forma primitiva, em estradas em precário estado de conservação, exigiam a implantação de um sistema de transporte que permitisse o acesso dos emergentes arrabaldes às regiões mais urbanizadas do Recife, onde se concentrava o comércio, os cafés, o teatro Santa Isabel, os pastoris, o carnaval, as missas e procissões. As elites letradas observavam a Cidade com precária infraestrutura e tentava copiar o que existia de moderno nas principais cidades europeias. Apesar do surgimento da locomotiva a vapor, representar a solução para as mazelas no transporte urbano, no final do Oitocentos, os usuários se mostravam insatisfeitos com a qualidade dos serviços e valores cobrados pelas passagens, anunciando o fim do trem a vapor.por
dc.description.abstractThe Paradidactic analyze the transformations that occurred in the locomotion of the recifenses with the arrival of the modern public transport equipments in the second half of the XIX century. The local elite, that learned the daily news from the Industrial Europe, was influenced by the modern ideals that bloomed in the bigs urban centers. This urban aristocratic needed to come and go, dry walk, with calm, security and speed, to usual activites, wich gave rise to the Maxambomba appearance, supplying the limitation in the accesses to several places. Residentes, that moved with a primitive form, in precarious roads, demanded the implementation of a transport system that permited the access to the emerging suburbs of the most urban region of Recife, where was concentrate the commerce, the cafes, the theater of Santa Isabel, the shepdherd, the carnaval, the church and the processions. The literate elite observed the City with precarious infrastructure and tried to copy what existed of modern in the mains citys of europe. Although the emergence of the steam train to represent the solution of the sore in the urban transport, in the end of the eight hundred, the population showed unsatisfied with the service quality and the values that was charged for the ticket, announcing the end of the steam train.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-09-23T17:57:10Z No. of bitstreams: 2 Ok_lamarck_montenegro_vasconcelos.pdf: 8686657 bytes, checksum: 8a082cca4a3969d6f521ea500a3061a8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-23T17:57:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_lamarck_montenegro_vasconcelos.pdf: 8686657 bytes, checksum: 8a082cca4a3969d6f521ea500a3061a8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-06-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectTransporte ferroviário - Recife (PE)por
dc.subjectHistória - Pernambucopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectRail transport - Recife (PE)eng
dc.subjectHistory - Pernambucoeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEntre a Maxambomba e o Bonde de Burros: a chegada de um novo sistema de transporte público no Recife (1867-1889).por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_lamarck_montenegro_vasconcelos.pdfDissertação na íntegra8,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons