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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo analítico de desvios de grafia em produções textuais escritas de alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Aratuba – Ceará.
Autor: Santos, José Jaime Martins dos 
Primeiro orientador: Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
Primeiro membro da banca: Fonte, Renata Fonseca da
Segundo membro da banca: Barros, Rinalda Fernanda Arruda
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo analítico acerca de desvios ortográficos em produções textuais de alunos do 9º ano, de uma escola pública no Município de Aratuba – Ceará. Temos como objetivo analisar tais desvios, a partir da observação do contexto de suas ocorrências. Assim sendo, a presente dissertação busca analisar os fatores que influenciam os desvios ortográficos identificados nas produções textuais, considerando que essas discrepâncias revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos alunos para dominá-la. Para explicar os possíveis desvios encontrados nos textos, recorremos aos estudos sobre os aspectos fonéticos e fonológicos, nas concepções de Bagno (1999), Marcuschi (2010), Hora (2009), Bortoni-Ricardo (2010), Kato (2003), entre outros estudiosos, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os aspectos metodológicos adotados nesta dissertação tratam-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, de caráter analítico. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios ortográficos, presentes nos textos dos alunos são motivados não só por desconhecimento da forma ortográfica da Língua Portuguesa, mas também decorrem de fatores fonéticos e fonológicos. Escolhemos trabalhar com essa temática devido à recorrência de alguns lapsos na escrita, uma vez que os alunos tendem a escrever a partir do som da letra, incluindo os aspectos da linguagem informal. Após a análise dos textos, classificamos alguns desvios ortográficos mais comuns na turma pesquisada dentre os quais aparecem de forma mais evidente o apagamento das consoantes /r/, /l/ pós-vocálico; a supressão da semivogal em ditongos como /ow/; o acréscimo de letras e o epêntese do /i/. Tornando evidente, assim, que a escrita para esse grupo é vista como transcrição da oralidade e não como sistema de representação própria. A relevância científica e social dessa pesquisa se mostra a partir da perspectiva de suscitar reflexões quanto aos tipos de desvios encontrados e, dessa forma, contribuir para a formação do indivíduo.
Abstract: This work presents an analytical study on spelling deviations in the textual productions of 9th grade students in a public school in the city of Aratuba – Ceará. We aim to analyze spelling deviations in texts from 9th grade students, observing the context of their occurrences. Thus, this dissertation seeks to analyze the factors that influence spelling deviations found in textual productions, considering that these deviations reveal the beginning of learning this communication tool, representing the first hypotheses raised by students to master it. To explain the possible deviations found in the texts, we resorted to studies on phonetic and phonological aspects, in the conceptions of Bagno (1999), Marcuschi (2010), Hora (2009), Bortoni-Ricardo (2010), Kato (2003), among others, from which the scientific production on learning to read and write has been developing. The methodological aspects adopted are an action research with a qualitative approach, with an analytical character. The results of this analysis showed that the spelling deviations present in the students' texts are motivated not only by lack of knowledge of the Portuguese language spelling, but also due to phonetic and phonological factors. We chose to work with this theme due to the recurrence of some lapses in writing, since students tend to write from the sound of the letter, including aspects of informal language. After analyzing the texts, we classified some of the most common orthographic “deviations” in the researched group, among which the deletion of the consonants /r/, /l/ postvocalic, and the suppression of the semivowel in diphthongs such as /ow/ are more evident., the addition of letters and the epenthesis of /i/. Making it evident that writing for this group is seen as a transcription of orality and not as a system of representation itself. The scientific and social relevance of this research is shown through the perspective of raising reflections on the types of deviations found and, in this way, contributing to the formation of the individual.
Palavras-chave: Dissertações
Lingüística
Fonética
Fonologia
Escrita
Análise do discurso
Dissertations
Linguistics
Phonetics
Phonology
Writing
Speech analysis
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: SANTOS, José Jaime Martins dos. Estudo analítico de desvios de grafia em produções textuais escritas de alunos do 9o ano do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Aratuba ¿ Ceará. 2021. 126 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1479
Data de defesa: 23-Ago-2021
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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