Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Jaime Martins dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2089799418631104por
dc.contributor.advisor1Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos-
dc.contributor.referee1Fonte, Renata Fonseca da-
dc.contributor.referee2Barros, Rinalda Fernanda Arruda-
dc.date.accessioned2021-09-23T18:38:29Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, José Jaime Martins dos. Estudo analítico de desvios de grafia em produções textuais escritas de alunos do 9o ano do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Aratuba ¿ Ceará. 2021. 126 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1479-
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta um estudo analítico acerca de desvios ortográficos em produções textuais de alunos do 9º ano, de uma escola pública no Município de Aratuba – Ceará. Temos como objetivo analisar tais desvios, a partir da observação do contexto de suas ocorrências. Assim sendo, a presente dissertação busca analisar os fatores que influenciam os desvios ortográficos identificados nas produções textuais, considerando que essas discrepâncias revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos alunos para dominá-la. Para explicar os possíveis desvios encontrados nos textos, recorremos aos estudos sobre os aspectos fonéticos e fonológicos, nas concepções de Bagno (1999), Marcuschi (2010), Hora (2009), Bortoni-Ricardo (2010), Kato (2003), entre outros estudiosos, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os aspectos metodológicos adotados nesta dissertação tratam-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, de caráter analítico. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios ortográficos, presentes nos textos dos alunos são motivados não só por desconhecimento da forma ortográfica da Língua Portuguesa, mas também decorrem de fatores fonéticos e fonológicos. Escolhemos trabalhar com essa temática devido à recorrência de alguns lapsos na escrita, uma vez que os alunos tendem a escrever a partir do som da letra, incluindo os aspectos da linguagem informal. Após a análise dos textos, classificamos alguns desvios ortográficos mais comuns na turma pesquisada dentre os quais aparecem de forma mais evidente o apagamento das consoantes /r/, /l/ pós-vocálico; a supressão da semivogal em ditongos como /ow/; o acréscimo de letras e o epêntese do /i/. Tornando evidente, assim, que a escrita para esse grupo é vista como transcrição da oralidade e não como sistema de representação própria. A relevância científica e social dessa pesquisa se mostra a partir da perspectiva de suscitar reflexões quanto aos tipos de desvios encontrados e, dessa forma, contribuir para a formação do indivíduo.por
dc.description.abstractThis work presents an analytical study on spelling deviations in the textual productions of 9th grade students in a public school in the city of Aratuba – Ceará. We aim to analyze spelling deviations in texts from 9th grade students, observing the context of their occurrences. Thus, this dissertation seeks to analyze the factors that influence spelling deviations found in textual productions, considering that these deviations reveal the beginning of learning this communication tool, representing the first hypotheses raised by students to master it. To explain the possible deviations found in the texts, we resorted to studies on phonetic and phonological aspects, in the conceptions of Bagno (1999), Marcuschi (2010), Hora (2009), Bortoni-Ricardo (2010), Kato (2003), among others, from which the scientific production on learning to read and write has been developing. The methodological aspects adopted are an action research with a qualitative approach, with an analytical character. The results of this analysis showed that the spelling deviations present in the students' texts are motivated not only by lack of knowledge of the Portuguese language spelling, but also due to phonetic and phonological factors. We chose to work with this theme due to the recurrence of some lapses in writing, since students tend to write from the sound of the letter, including aspects of informal language. After analyzing the texts, we classified some of the most common orthographic “deviations” in the researched group, among which the deletion of the consonants /r/, /l/ postvocalic, and the suppression of the semivowel in diphthongs such as /ow/ are more evident., the addition of letters and the epenthesis of /i/. Making it evident that writing for this group is seen as a transcription of orality and not as a system of representation itself. The scientific and social relevance of this research is shown through the perspective of raising reflections on the types of deviations found and, in this way, contributing to the formation of the individual.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-09-23T18:38:29Z No. of bitstreams: 2 Ok_clarice_souza_freire.pdf: 3094131 bytes, checksum: 9ead26edcbff6b7126884a15dbf6c22c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-23T18:38:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_clarice_souza_freire.pdf: 3094131 bytes, checksum: 9ead26edcbff6b7126884a15dbf6c22c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectFonéticapor
dc.subjectFonologiapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectPhoneticseng
dc.subjectPhonologyeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectSpeech analysiseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleEstudo analítico de desvios de grafia em produções textuais escritas de alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Aratuba – Ceará.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_jose_jaime_martins_santos.pdfDissertação na íntegra3,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons