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dc.creatorSalvari, Lúcia de Fátima Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9907153960379956por
dc.contributor.advisor1Dias, Cristina Maria de Souza Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528859018436620por
dc.contributor.referee1Lima, Albenise de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796825725927994por
dc.contributor.referee2Bucher, Julia Sursis Nobre Ferro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459333264901017por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:35Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2004-01-12-
dc.identifier.citationSALVARI, Lúcia de Fátima Carvalho. The relation between family and problems of learning: what they think the psychologists and teachers ?. 2004. 217 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/147-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo investigar como psicólogos e pedagogos, que atuam em psicopedagogia, na clínica, compreendem os problemas de aprendizagem da leitura e escrita em crianças e como vêem o lugar da família na construção dos referidos problemas. Para atingir esse objetivo foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo como instrumento um roteiro semi-estruturado, utilizado em uma entrevista individual, a qual foi aplicada a três psicólogos e a três pedagogos com formação e atuação em psicopedagogia, na clínica. Cada uma das entrevistas teve seu conteúdo analisado com base na teoria psicanalítica e em estudos psicopedagógicos. Posteriormente, procedeu-se a uma análise geral de todas as entrevistas. Verificou-se que para as entrevistadas, os problemas de aprendizagem, inclusive os de leitura e escrita, são um fenômeno complexo, que envolve aspectos socioculturais, pedagógicos, cognitivos e psicodinâmicos dentre as causas a serem tratadas. No entanto, questões da dinâmica familiar foram apontadas, de forma unânime, como uma das principais fontes de problemas na aprendizagem, principalmente a grande dependência da criança em relação à mãe e a participação periférica do pai no processo de aprendizagem escolar dos filhos. Além disso, questões socioculturais acentuam uma tendência atual dos pais em delegar a educadores e psicólogos os cuidados com a aprendizagem dos filhos. Os conhecimentos acerca das formas de funcionamento da família, dentro da sua cultura e em cada etapa de seu ciclo de vida, podem contribuir para o acompanhamento terapêutico da criança e do grupo familiarpor
dc.description.abstractThis aim of this research was to investigate as psychologists and educators, acting in psychopedagogy at consulting office, understand the children learning problems of reading and writing and as they see the role family plays in the construction of these problems. To reach that objective a qualitative methodology was used, having as instrument a semi-structuralized protocol and individualized interview, applied to three psychologists and three educators with formation and performance in clinical psychopedagogy. The content of each interview was analyzed on the basis of the psychoanalytic theory and psychopedagogical studies. Afterwards, a general analysis of all the interviews was proceeded. It was verified that for the interviewed professionals, the learning problems, including those of reading and writing, are a complex phenomenon that involves sociocultural, pedagogical, cognitive and psychodynamics aspects amongst the causes to be treated. However, questions of the familiar dynamics had been unanimously pointed as one of the main sources of problems in the learning, mainly the great dependence of the child in relation to the mother and the peripheral participation of the father in the process of pertaining to school learning of the children. Moreover, sociocultural questions stress a current trend of the parents in delegating the educators and psychologists the cares with the learning of the children. The knowledge of the forms of family functioning, inside of its culture and in each stage of its cycle of life, can contribute for the therapeutic follow up of the child and the familiar groupeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucia Salvari.pdf: 1908198 bytes, checksum: 5d4b1d7a9ef1ce5a413d01915f3c9668 (MD5) Previous issue date: 2004-01-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectpsicologia da aprendizagempor
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectfamilyeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectpsychology of learningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA relação entre família e problemas de aprendizagem: o que pensam os psicólogos e pedagogos?por
dc.title.alternativeThe relation between family and problems of learning: what they think the psychologists and teachers ?eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Psicologia Clinica

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