Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1482
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a cultura da honra e o crime: representações femininas no Diário de Pernambuco (1850-1889).
Autor: Costa, Daniela Cavalcanti Bruto da 
Primeiro orientador: Cesar, Tiago da Silva
Primeiro membro da banca: Spinosa, Vanessa
Segundo membro da banca: Cadena, Paulo Henrique Fontes
Resumo: A problematização tem um importante papel nas aulas de História, é certo que partem de inquietações do presente. Em tempos de perseguição às ciências humanas, de questionamentos ao pensamento científico e a preservação de discursos e práticas antifeministas e racistas, essa questão assume uma relevância ainda maior. Nesse sentido, o presente trabalho se propõea problematizar as representações femininas no Diario de Pernambuco entre 1850 e 1889, jornal de grande circulação e importância política no período, tendo em vista, que o período compõe uma fase dentro do período da construção do Brasil como nação. A análise foi centralizada em notícias de crimes envolvendo mulheres, como autoras ou vítimas, numa perspectiva de perceber essa presença feminina e, em especial, as interpretações da sua atuação.A metodologia seguiu como critério o método qualitativo e por amostragem, sendo selecionadas e catalogadas 195 notícias, que atendiam aos critérios definidos para a análise informações detalhadas sobre as pessoas envolvidas e sobre o crime. Utilizando como parâmetro as diretrizes indicadas pela BNCC para o ensino médio, quando se espera que os jovens elaborem hipóteses e argumentos fundamentados em fontes confiáveis e exercitem a dúvida sistemática, foram selecionadas 15 notícias para elaboração de um jogo de mesa. O jogo foi idealizado para uso por alunos do 2º ano de Ensino Médio, com uma proposta voltada para uma formação humanista, e de relativa autonomia para o exercício de práticas pedagógicas adequadas a proposta da Base.Nessa fase, os jovens já apresentam maior capacidade cognitiva e reúnem maior capacidade de articular informações e conhecimento, e as discussões sobre identidade de gênero se fazem mais presentes, adequando-se o conteúdo de Históriaao período da pesquisa, agregando aos alunos importante repertório científico e cultural. Dessa forma, através de uma vivência dentro de um projeto interdisciplinar, aconteceu o exercício do contato com fontes históricas, a interação entre os alunos, a elaboração de hipóteses e, especialmente uma análise das representações femininas como parte de uma construção discursiva no século XIX.
Abstract: Problematization plays an important role in History classes. It is true that it has its origins in the concerns about the present and, in times of persecution of the human sciences, of questioning scientific thoughts and the unceasing anti-feminist and racist discourses and practices, this simple question takes on even greater relevance. In this sense, the present work proposes to problematize the female representations in the Diario de Pernambuco between 1850 and 1889, a newspaper of great circulation and political importance in those years, within the period of the construction of Brazil as a nation. The analysis focused on news of crimes involving women, as perpetrators or victims, aimed at noticing this female presence and, in particular, the interpretations of their actions. The methodology followed the qualitative and sampling method as a criterion, with 195 news items being selected and cataloged, meeting the criteria defined for the analysis of detailed information about the people involved and about the crime. Using as a parameter the guidelines proposed by the BNCC for secondary education, when young people are expected to elaborate hypotheses and arguments based on reliable sources and exercise systematic doubt, 15 news items were selected for the elaboration of a board game. The game was designed to be used by sophomore high-school students at Colégio Grande Passo, a private school in the south of Recife whose public is mostly composed of middle-class students, and that proposes a humanitarian development, providing relative autonomy to the application of pedagogical practices proposed by the BNCC. At this stage, when young people already have greater cognitive capacity and ability to articulate information and knowledge, discussions about gender identity are more present, adapting the History content to the research period, providing the students with an important scientific and cultural repertoire. Thus, through an experience within an interdisciplinary project, there was the exercise of contact with historical sources, interaction among students, the elaboration of hypotheses and, most important, an analysis of female representations as part of a discursive construction in the nineteenth century.
Palavras-chave: Dissertações
Mulheres - História
Crime contra a mulher
Mulheres maltratadas
Jogos educativos
História - Estudo e ensino
Dissertations
Women - History
Crime against women
Abused women
Educational games
History - Study and teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: COSTA, Daniela Cavalcanti Bruto da. Entre a cultura da honra e o crime : representações femininas no Diário de Pernambuco (1850-1889). 2021. 129 fl. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado Profissional em História, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1482
Data de defesa: 28-Jun-2021
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_daniela_cavalcanti_bruto_costa.pdfDissertação na íntegra1,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons