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Tipo do documento: Tese
Título: O sagrado nos jogos digitais: arquétipos do sagrado no game Dragon Age: Origins.
Autor: Pacheco, Luis Carlos de Lima 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Carvalho, Breno José Andrade de
Segundo membro da banca: Sbardelotto, Moisés
Terceiro membro da banca: Voss, Rita Ribeiro
Quarto membro da banca: Donard, Veronique
Resumo: A tese parte da constatação de que existem componentes do sagrado que podem determinar ou não as narrativas dos jogos eletrônicos, para investigar os elementos religiosos presentes nos operadores audiovisuais dos games, a partir dos referenciais teóricos da transdiciplinaridade-complexidade e dos arquétipos da psicologia analítica. A metodologia de pesquisa consiste na análise formal dos games, uma abordagem qualitativa na perspectiva ingame intitulada “gametnografia”, na qual o pesquisador/jogador realiza a pesquisa e análise dos componentes religiosos no próprio ato de jogar com o referencial de amostragem dos jogos digitais. Tais componentes são recorrentes, especialmente nos jogos de RPG, e despertam energias arquetípicas do sagrado no jogador. Esta tese doutoral, portanto, procura revisar o conceito de “sagrado” nos videogames, propor uma criteriologia para o estudo do fenômeno religioso nos jogos digitais e apontar caminhos para o Ensino Religioso na cultura digital.
Abstract: The thesis starts from the observation that there are components of the sacred that may or may not determine the narratives of electronic games, to investigate the religious elements present in the audiovisual operators of games with the theoretical references of transdisciplinaritycomplexity and the archetypes of analytical psychology. The research methodology consists of the formal analysis of games, a qualitative approach in the in-game perspective entitled "gametnography", in which the researcher/player conducts research and analysis of religious components in the act of playing the game. Such components are recurrent, especially in RPG (roleplaying games), and awaken archetypal energies of the sacred in the player. This doctoral thesis, therefore, seeks to review the concept of “sacred” in video games, propose a criteriology for the study of the religious phenomenon in digital games, and point out paths for Religious Education in digital culture.
Palavras-chave: Teses
Ensino religioso
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Religiosidade
Vídeogames
Jogos
Comunicação de massa e educação
Theses
Religious education
Interdisciplinary approach to knowledge in education
Religiosity
Video games
Games
Mass communication and education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Religião
Citação: PACHECO, Luis Carlos de Lima. O sagrado nos jogos digitais : arquétipos do sagrado no game Dragon Age: Origins. 2021. 234 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1491
Data de defesa: 23-Jun-2021
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

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