Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPacheco, Luis Carlos de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236853025292841por
dc.contributor.advisor1Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.referee1Carvalho, Breno José Andrade de-
dc.contributor.referee2Sbardelotto, Moisés-
dc.contributor.referee3Voss, Rita Ribeiro-
dc.contributor.referee4Donard, Veronique-
dc.date.accessioned2021-10-21T19:08:56Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.identifier.citationPACHECO, Luis Carlos de Lima. O sagrado nos jogos digitais : arquétipos do sagrado no game Dragon Age: Origins. 2021. 234 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1491-
dc.description.resumoA tese parte da constatação de que existem componentes do sagrado que podem determinar ou não as narrativas dos jogos eletrônicos, para investigar os elementos religiosos presentes nos operadores audiovisuais dos games, a partir dos referenciais teóricos da transdiciplinaridade-complexidade e dos arquétipos da psicologia analítica. A metodologia de pesquisa consiste na análise formal dos games, uma abordagem qualitativa na perspectiva ingame intitulada “gametnografia”, na qual o pesquisador/jogador realiza a pesquisa e análise dos componentes religiosos no próprio ato de jogar com o referencial de amostragem dos jogos digitais. Tais componentes são recorrentes, especialmente nos jogos de RPG, e despertam energias arquetípicas do sagrado no jogador. Esta tese doutoral, portanto, procura revisar o conceito de “sagrado” nos videogames, propor uma criteriologia para o estudo do fenômeno religioso nos jogos digitais e apontar caminhos para o Ensino Religioso na cultura digital.por
dc.description.abstractThe thesis starts from the observation that there are components of the sacred that may or may not determine the narratives of electronic games, to investigate the religious elements present in the audiovisual operators of games with the theoretical references of transdisciplinaritycomplexity and the archetypes of analytical psychology. The research methodology consists of the formal analysis of games, a qualitative approach in the in-game perspective entitled "gametnography", in which the researcher/player conducts research and analysis of religious components in the act of playing the game. Such components are recurrent, especially in RPG (roleplaying games), and awaken archetypal energies of the sacred in the player. This doctoral thesis, therefore, seeks to review the concept of “sacred” in video games, propose a criteriology for the study of the religious phenomenon in digital games, and point out paths for Religious Education in digital culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-10-21T19:08:56Z No. of bitstreams: 2 Ok_luiz_carlos_lima_pacheco.pdf: 7386937 bytes, checksum: 4c78cfa1d7cfdfd19b502224dfc25b92 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-21T19:08:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_luiz_carlos_lima_pacheco.pdf: 7386937 bytes, checksum: 4c78cfa1d7cfdfd19b502224dfc25b92 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTesespor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectReligiosidadepor
dc.subjectVídeogamespor
dc.subjectJogospor
dc.subjectComunicação de massa e educaçãopor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge in educationeng
dc.subjectReligiosityeng
dc.subjectVideo gameseng
dc.subjectGameseng
dc.subjectMass communication and educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleO sagrado nos jogos digitais: arquétipos do sagrado no game Dragon Age: Origins.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_luiz_carlos_lima_pacheco.pdfTese na íntegra7,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons