Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCalazans, Janaina de Holanda Costa-
dc.contributor.advisor1Cunha, Dóris de Arruda Carneiro da-
dc.contributor.referee1Campos, Maria Inês Batista-
dc.contributor.referee2Zozzoli, Rita Maria Diniz-
dc.contributor.referee3Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.referee4Araújo, André Luís de-
dc.date.accessioned2021-11-19T17:52:15Z-
dc.date.issued2021-05-17-
dc.identifier.citationCALAZANS, Janaina de Holanda Costa. O gênero das últimas questões : os quadrinhos de Mafalda e a menipeia. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1499-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo geral identificar e analisar nas tirinhas da personagem Mafalda, do cartunista argentino Quino, características da sátira menipeia, de modo a mostrar a flexibilidade do gênero que serviu de base para tantos outros. A partir de conceitos de Bakhtin, a pesquisa interpreta as relações dialógicas presentes nas tirinhas; verifica a presença da carnavalização; analisa as características das personagens e sua relação com os discursos; identifica as temáticas próprias do gênero menipeia e classifica a forma como aparecem nas tirinhas. A flexibilidade deste gênero apontado por Bakhtin em seus estudos foi o ponto de partida para começar a buscá-lo em outros gêneros. Para que fosse possível proceder à identificação da presença da sátira menipeia nas tirinhas de Mafalda, foi selecionado um corpus composto por 13 tirinhas retiradas da coletânea 10 anos com Mafalda, publicada em 2017. Utilizamos, então, a mesma divisão temática feita pelos organizadores da publicação para a seleção do corpus, analisando-a de acordo com categorias definidas a partir das características dos gêneros nos quais identificamos a presença das últimas questões, característica essencial da sátira menipeia. A identificação dessas características foi feita tomando como base os conceitos de gênero, de carnavalização e de dialogismo de Bakhtin, presentes na menipeia. A composição das personagens, por exemplo, Mafalda, Susanita, Miguelito e Manolito, e dos seus enunciados, também foi considerada, com o objetivo de apontar de que modo se constituem como sujeitos filosóficos e constroem seu discurso, tendo como base a reflexão oriunda das últimas questões. Além de Bakhtin, para desdobrar seus conceitos também foram utilizados como fonte Volóchinov (2013, 2017, 2019), Todorov (1977, 1979, 1980 e 1981), Brait (2008, 2012 e 2013), Cunha (2002, 2010 e 2012) e Cangnin (2014). Após a análise, os resultados mostram que a anti heroina Mafalda coloca o leitor o tempo inteiro em confronto com as grandes questões da humanidade, descortinando suas verdades e o levando a tantas outras questões que talvez nem mesmo Mafalda fosse capaz de ou quisesse responder. Assim, a importância de discutir a presença do gênero das últimas questões em diversos gêneros, entre eles as tirinhas, está em estimular que o caráter questionador do gênero se mantenha, garantindo o contraditório.por
dc.description.abstractThis thesis has the main objective of identifying, in the strips of the character Mafalda, created by the Argentine cartoonist Quino, characteristics of the Menippean satire, in order to show the flexibility of the genre that served as the basis for many others. Based on concepts described by Bakhtin, the research interprets the dialogical relationships present in the comic strips; checks for the presence of carnivalization; analyzes the characteristics of the characters and their relationship with the speeches; identifies the themes specific to the menipeia genre and classifies the way they appear in the strips. The flexibility of this genre, pointed out by Bakhtin in his studies, was the starting point to look for it in other genres. In order to make it possible to identify the presence of the Menippean satire in Mafalda's strips, a corpus was selected consisting of 13 strips taken from the collection Mafalda 10 years, published in 2017. We then used the same thematic division made by the publication's organizers as a starting point for the selection of the corpus, analyzing it according to categories defined based on the characteristics of the genres in which we identified the presence of the last questions, an essential characteristic of the Menippean satire. The identification of these characteristics was made based on the concepts of genre, carnivalization and dialogism, explained by Bakhtin, present in the Menippean satire. The composition of the characters, for example, Mafalda, Susanita, Miguelito and Manolito, and their statements, was also considered, with the purpose of pointing out how they constitute themselves as philosophical subjects and build their discourse, based on the reflection originated from latest issues. In addition to Bakhtin and to unfold his concepts, other authors were also used as a source, such as Volóchinov (2013, 2017, 2019), Todorov (1977, 1979, 1980 and 1981), Brait (2008, 2012 and 2013), Cunha (2002, 2010 and 2012) and Cangnin (2014). The results show that the anti-heroine Mafalda puts the reader in confrontation with the great questions of humanity all the time, unveiling its truths and leading them to so many other questions that perhaps even Mafalda was not capable of answering or wanted to answer. Thus, the importance of discussing the presence of the genre of the last issues in several genres, including the strips, is to encourage the questioning nature of the genre to be maintained, guaranteeing the contradictory.eng
dc.description.abstractEsta tesis tiene como objetivo general identificar e analisar en las tiras del personaje Mafalda, del dibujante argentino Quino, características de la sátira menipea, para mostrar la flexibilidad del género que sirvió de base a tantos otros. A partir de los conceptos de Bakhtin, la investigación interpreta las relaciones dialógicas presentes en las historietas; verifica la presencia de carnavalización; analiza las características de los personajes y su relación con los discursos; identifica los temas específicos del género menipeia y clasifica la forma en que aparecen en las tiras. La flexibilidad de este género señalada por Bakhtin en sus estudios fue el punto de partida para empezar a buscarlo en otros géneros. Para poder identificar la presencia de la sátira menipea en las tiras de Mafalda, se seleccionó un corpus compuesto por 13 tiras extraídas de la colección 10 años con Mafalda, publicada en 2017. Seguidamente se utilizó la misma división temática realizada por los organizadores de la publicación para la selección del corpus, analizándolo según categorías definidas en función de las características de los géneros en los que identificamos la presencia de las últimas cuestiones, característica esencial de la sátira menipea. La identificación de estas características se realizó a partir de los conceptos de género, carnavalización y dialogismo de Bakhtin, presente en la menipeia. También se consideró la composición de los personajes, por ejemplo, Mafalda, Susanita, Miguelito y Manolito, y sus declaraciones, con el objetivo de señalar cómo se constituyen como sujetos filosóficos y construyen su discurso, a partir de la reflexión proveniente de las últimas cuestiones. Además de Bakhtin, para desplegar sus conceptos también se utilizaron como fuente Volóchinov (2013, 2017, 2019), Todorov (1977, 1979, 1980 y 1981), Brait (2008, 2012 y 2013), Cunha (2002, 2010 y 2012) y Cangnin (2014). Tras el análisis, los resultados muestran que la antiheroína Mafalda pone al lector en confrontación con las grandes interrogantes de la humanidad todo el tiempo, desvelando sus verdades y llevándolo a tantas otras interrogantes que quizás ni siquiera Mafalda fuese capaz o quisiera responder. Así, la importancia de discutir la presencia del género de las últimas cuestones en varios géneros, entre ellos las tiras, es propiciar que se mantenga el carácter cuestionador del género, garantizando lo contradictorio.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-11-19T17:52:15Z No. of bitstreams: 2 Ok_janaina_holanda_costa_calazans.pdf: 2198467 bytes, checksum: 317c61128a91d9210d4a4b6413618959 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-19T17:52:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_janaina_holanda_costa_calazans.pdf: 2198467 bytes, checksum: 317c61128a91d9210d4a4b6413618959 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-05-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTesespor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectSátira - História e críticapor
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectDialogismo (Análise literária)por
dc.subjectTheseseng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectSatire - History and Criticismeng
dc.subjectLiterary genreseng
dc.subjectSpeech analysiseng
dc.subjectComicseng
dc.subjectDialogism (Literary analysis)eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO gênero das últimas questões: os quadrinhos de Mafalda e a menipeia.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_janaina_holanda_costa_calazans.pdfTese na íntegra2,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons