Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andrea Maria Borges de-
dc.contributor.advisor1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee2Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.date.accessioned2021-11-23T18:41:52Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Andrea Maria Borges de. Da interação face a face à consolidação de cenas de atenção conjunta entre irmãos : uma análise dos aspectos multimodais na aquisição da linguagem . 2016. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós- Graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1500-
dc.description.resumoA interação face a face e a atenção conjunta são tipos de interação que ocorrem na trajetória da aquisição da linguagem. Estudos sobre interação face a face e de atenção conjunta têm sido realizados na área da linguística, privilegiando a interação mãe-criança. Em nossa pesquisa, estudaremos essas interações com irmão-irmã que ainda estão em aquisição da linguagem. Nosso estudo tem como objetivo principal analisar os aspectos multimodais nas interações face a face e em cenas de atenção conjunta entre irmãos em aquisição da linguagem. Como procedimento de análise de dados, foi realizado um estudo longitudinal a partir de interações de dois irmãos, um menino de trinta e cinco meses aos quarenta e seis meses e vida e sua irmã do primeiro mês aos doze meses de vida, ambos em aquisição da linguagem. Para isso, foram analisadas filmagens caseiras, que foram realizadas pela mãe mensalmente durante rotinas entre os irmãos ao longo de um ano. Este trabalho está respaldado na perspectiva do funcionamento multimodal da linguagem, fundamentando-se em Kendon (1982, 2000), McNeill (1992, 2000), Calvacante (2009, 2010, 2012), Fonte et al (2014) e nos estudos sobre atenção conjunta, respaldando-se em Bruner (1990), Tomasello (2003), Ávila Nóbrega; Cavalcante (2013) e Fonte (2011), Braz e Salomão (2002). Durante nosso percurso de análise, procuramos discutir os elementos multimodais encontrados nos momentos de cenas interativas que são: o gesto, o olhar e a produção verbal. Nossos dados mostraram que nos contextos interativos entre irmão-irmã, os elementos multimodais (gestos, olhar e produção verbal) apresentados pelo irmão contribuíram para o engajamento da irmã nas interações e para a aquisição da linguagem. Após realizar as análises, percebemos a importância dos planos multimodais: o gesto, o olhar e o verbal para a aquisição da linguagem a partir das cenas interativas. A pesquisa pretende corroborar a compreensão do funcionamento multimodal na aquisição da linguagem e na consolidação da atenção conjunta entre crianças. É possível afirmar que os planos multimodais, constituídos por gestos e por produções verbais são adquiridos em um contínuo, que ao longo do tempo tornam-se mais elaborados nas interações com o parceiro da interação.por
dc.description.abstractThe face to face interaction and joint attention are types of interaction that occur in the course of language acquisition. Studies of face to face interaction and joint attention have been conducted in the language area, focusing on mother-child interaction. In our research, we will study these interactions with brother-sister who are still in language acquisition. Our study aims to analyze the multimodal aspects in face to face interactions and joint attention scenes between two children (a boy and a girl) in language acquisition. In our analysis procedure, a longitudinal study was carried out from a boy of thirty-five months at forty-six months and his sister from the first month to the twelfth month of life, both in acquisition language. During our study, homemade recordings were analyzed, which were held by the mother during monthly routines between the brothers over a year. Our research is supported in the context of multimodal functioning of language, based on Kendon (1982, 2000), McNeill (1992, 2000), Calvacante (2009, 2010, 2012), Fonte et al (2014). Our research was also based on works about joint attention, based on conceptions of authors like Bruner (1990), Tomasello (2003), Ávila Nóbrega; Cavalcante (2013) and Fonte (2011), Braz and Salomão (2002). During our analysis, we seek to discuss multimodal elements found in moments of interactive scenes like the gesture, the look and the verbal production. The research result showed us that in interactive contexts between brother-sister, multimodal elements (the gestures, the look and the verbal production) presented by the brother contributed to his sister engagement in relation to interactions and language acquisition. Based on this research result, we realize the importance of multimodal plans: the gesture, the look and the verbal production to the acquisition of language from interactive scenes. This research aims to check more about multimodal operation in language acquisition and consolidation of joint attention in children. It is possible to say that the multi-modal plans, composed of gestures and verbal productions are acquired in continuous moments, which over the time become more elaborate during interactions with the other.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-11-23T18:41:52Z No. of bitstreams: 2 Ok_andrea_maria_borges_souza.pdf: 1886026 bytes, checksum: 9067d108af109120b921c9e0273313e2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-23T18:41:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_andrea_maria_borges_souza.pdf: 1886026 bytes, checksum: 9067d108af109120b921c9e0273313e2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectCrianças - Linguagempor
dc.subjectMultimodalidade (Linguística)por
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLanguage acquisitioneng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectChildren - Languageeng
dc.subjectMultimodality (Linguistics)eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleDa interação face a face à consolidação de cenas de atenção conjunta entre irmãos: uma análise dos aspectos multimodais na aquisição da linguagem.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_andrea_maria_borges_souza.pdfDissertação na íntegra1,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons