Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1502
Tipo do documento: Tese
Título: A prática psicológica com famílias: problematizando a prática no contexto de clínicas-escola.
Autor: Leite, Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira 
Primeiro orientador: Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares
Primeiro membro da banca: Szymanski, Heloisa
Segundo membro da banca: Torres, Jesus Vázquez
Terceiro membro da banca: Francisco, Ana Lúcia
Quarto membro da banca: Amazonas, Maria Cristina Lopez de Almeida
Resumo: A tessitura desta tese teve como ponto de partida inquietações que se revelaram na experiência da doutoranda no atendimento a crianças e suas famílias em diversos contextos. Objetivou problematizar a prática psicológica com famílias encontradas nos “serviços” de clínicas-escola de Pernambuco. Para tanto, realizou: a análise dos registros de oitenta e sete prontuários de três clínicas-escola; entrevistas narrativas com quatro professores-supervisores e com uma técnica de psicologia; e rodas de conversas com dezesseis alunos de psicologia vinculados ao estágio obrigatório ou a um projeto de extensão, tendo como questão “guia” a interrogação da prática psicológica com família. Como postura epistemológica para interrogar esse fenômeno, assumiu a hermenêutica assim como enunciada por Gadamer e, como pressupostos, a Analítica Existencial de Heidegger e a Hermenêutica Filosófica de Gadamer. Nesse contexto, demonstrou as limitações da linguagem técnica para a elaboração dos registros dos prontuários e para a apropriação da experiência clínica; observou a insuficiência da hegemonia do modelo técnico-científico que marca a prática psicológica tradicional, principalmente para pensar a prática psicológica com família; discutiu algumas das modalidade de prática psicológica pelas quais o atendimento psicológico à família tem acontecido em algumas das clínicas-escola de Pernambuco; além de ter des-velado algumas das especificidades dessa prática clínica. Diante de tais des-cobertas, no último momento desta tese, propõe um outro caminho para a prática psicológica com família fecundada pelos pressupostos hermenêuticos existenciais. Nessa direção, a prática psicológica com família não pode ser pensada a partir, exclusivamente, de um modelo técnico, mas enquanto um caminho possível que se abre para o recolhimento dos discursos singulares-plurais que constituem a família. Tal horizonte impõe reconhecer que nada pode ser garantido nesse encaminhar, mas aponta para a necessidade de assumir uma atitude que convoca os membros da família a assumirem constante interrogação e diálogo. Tal atitude visa a convocá-los, enquanto abertura ao ser que são, a se apropriarem do modo como estão podendo ser-no-mundo-uns-com-osoutros, ao mesmo tempo que possam compartilhar outros modos, continuando a ser eles mesmos. Nessa perspectiva, cabe ao psicólogo assumir uma atitude de pre-ocupação antecipadora de modo que as interpretações/compreensões tecidas possam recolher os modos singulares-plurais de ser dos membros da família e encaminhar novas possibilidades de convivência.
Abstract: This thesis is a result of the doctoral candidate's questionings from experiences attending children and their families in many contexts. The goal of this thesis is problematizing the psychological practice of families that have attended college-clinics in Pernambuco. I order that, the following activities were done: analysis of eighty seven patient's records from three college-clinics; narrative interviews with four supervisor-professors and one psychology technician; and conversation groups made-up of sixteen students enrolled in Curricular Practical Trainings (CPTs) or extension programs. The main question that guided these activities was the questioning of the psychology practice with families. As an epistemological approach to analyze this phenomenon, the Gadamer’s Hermeneutics was assumed and, as presuppositions, the Existential Phenomenology of Heidegger and the Philosophical Hermeneutics of Gadamer were followed. In this context, the limitations of the technical language for patient records elaboration and clinical experience appropriation were demonstrated; the insufficiency of the hegemony of the technical-scientific model that guides the traditional psychology was observed, specially in psychology practices with families; some modalities of psychological practices that have been used to attend families in some of the college-clinics in Pernambuco were discussed and specific details of this clinic practice were unveiled. Given these discoveries, in the last part of this thesis, the author proposes another way for family-based psychological practices with the existential hermeneutical presuppositions. Taking this direction, the psychological practice with families cannot be analyzed exclusively through a technical model but through singular-plural roles that constitute a family. This horizon path requires recognition that nothing could be guaranteed in this way, but it points out the necessity that the family members have to assume an attitude of questioning, and dialogue to frequently. The objective of this attitude is to empower them not only to-be-who-they-are-among-others but also to act differently, without changing their own nature. With this perspective, the psychologist has to assume a posture of anticipating preoccupation so that the understandings and comprehensions collected would permit identification each singular-plural role and conduct them to new relationship possibilities.
La tesitura de esta tesis tuvo como punto de inicio inquietudes que aparecieron en la experiencia de la estudiante de doctorado en el atendimiento a niños y sus familias en diversos contextos. Objetivó investigar la problemática en la práctica psicológica con familias tratadas en consultas de clínicas-universitarias de Pernambuco. Para ello, realizó: un análisis de los registros de ochenta y siete informes de tres clínicas-universitarias; entrevistas narradas con cuatro profesores fejes y con una técnica en psicología; y conversaciones grupales con dieciséis alumnos en psicología cursando la práctica obligatoria o un proyecto de extensión académica, teniendo como eje la cuestión de la práctica psicológica con la familia. Como posición epistemológica para cuestionar este fenómeno, asumió la hermenéutica según lo enunciado por Gadamer y, como supuestos, la Analítica Existencial de Heidegger y la Hermenéutica Filosófica de Gadamer. En este contexto, se demostró las limitaciones del lenguaje técnico para el desarrollo de los registros de los informes y la apropiación de la experiencia clínica; observó el fracaso de la hegemonía del modelo técnico-científico que caracteriza la práctica de la psicología tradicional, especialmente para pensar la práctica psicológica con la familia; discutió algunas modalidades de prácticas psicológicas por las cuales el atendimiento psicológico a la familia ha ocurrido en algunas de las clínicasuniversitarias de Pernambuco; además de haber desvelado algunas de las especificaciones de esta práctica clínica. Delante de tales hallazgos, al final de esta tesis, se propone otra forma para la práctica psicológica con la familia originada por los supuestos hermenéuticos existenciales. En este sentido, la práctica psicológica con la familia no puede ser pensada en su origen, exclusivamente, de un modelo técnico, sino como un camino posible abierto a la diversidad de los discursos singulares y plurales que constituyen la familia. Este horizonte requiere reconocer que nada pude ser garantizado en este recorrido, pero apunta a la necesidad de asumir una actitud que invita a los miembros de la familia asumir un constante cuestionamiento y dialogo. Tal actitud tiene por objeto invitarlos, en la condición de ser, a apropiarse del modo de ser como los otros, a la vez que comparten otros modos, continuando a ser ellos mismos. En esta perspectiva, el psicólogo asume una actitud de preocupación previa de forma que las interpretaciones/entendimientos percibidos puedan recoger las singulares-plurales de los miembros de la familia y encaminar nuevas posibilidades de convivencia.
Palavras-chave: Teses
Psicologia clínica
Práticas psicológicas
Psicologia fenomenológica
Fala - Aspectos psicológicos
Hermenêutica
Crianças - Relações com a família
Psicologia existencial
Psicologia e filosofia
Theses
Clinical psychology
Psychological practices
Phenomenological psychology
Speech - Psychological aspects
Hermeneutics
Children - Family relations
Existential psychology
Psychology and philosophy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Citação: LEITE, Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira. A prática psicológica com famílias: problematizando a prática no contexto de clínicas-escola. 2016. 168 f Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-Graduação. Doutorado em Psicologia Clínica, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1502
Data de defesa: 18-Nov-2016
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_danielle_fatima_cunha_cavalcanti_siqueira_leite.pdfTese na íntegra894,67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons