Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1511
Tipo do documento: Tese
Título: Instituições de ensino superior católicas: ainda tem sentido? Percepção e aceitação de alunos da cidade do Recife-PE.
Autor: Torres, Maria de Fátima da Nóbrega 
Primeiro orientador: Correia Júnior, João Luiz
Primeiro membro da banca: Marques, Luiz Carlos Luz
Segundo membro da banca: Chaves, José Afonso
Terceiro membro da banca: Souza, José Roberto de
Quarto membro da banca: Araújo, Sandra Helena Rios de
Resumo: As exigências do mercado de trabalho têm levado a uma cultura de eficiência e produtividade, cobrando das universidades uma atenção excessiva à capacitação intelectual do aluno. Por outro lado, existem instituições que não se intimidaram diante desse novo cenário. Entre elas, estão as Instituições de Ensino Superior Católicas (IESCs), as quais, por sua natureza religiosa, procuram manter viva a sua missão pedagógica sem descuidar da formação humanista de seus alunos que tem o propósito de oferecer uma formação integral onde é considerado, além do desenvolvimento da dimensão intelectual, as dimensões moral, espiritual e religiosa dos alunos, despertando neles uma essência humanista. Entretanto, os cenários presentes têm revelado muitos desafios quando se trata de levar adiante uma missão dessa natureza, despertando a indagação sobre se ainda tem sentido esse propósito. Seguindo a trajetória da relação da Igreja com a educação da Antiguidade até os dias atuais e aprofundando mais os estudos sobre a missão das IESCs e os desafios enfrentados por essas instituições, foi possível elaborar a tese de que os alunos pesquisados percebem a missão pedagógico-cristã de sua Instituição de Ensino Superior Católica, como também aceitam essa missão para a atualidade o que confirmaria que tem sentido manter uma missão como a proposta pelas IESCs. Assim, como forma de contribuir para essa discussão, esse estudo tem o objetivo de conhecer a percepção e a aceitação de alunos de Instituições de Ensino Superior Católicas sobre a missão pedagógico-cristã de sua instituição para confirmar ou não a tese aqui proposta. O trabalho é composto pela introdução, seguida de quatro capítulos, sendo três que formam o arcabouço teórico do estudo com colocações de autores da área da educação como Manacorda, Luzuriaga e Nunes, além de outros que abordam em seus estudos a missão das IESCs como Miranda e Juliatto. O estudo se caracteriza como exploratório-descritivo e foi realizado com 302 alunos de três IESCs da cidade do Recife. Os resultados da pesquisa confirmam a tese proposta acima e alimentam a esperança de que é possível, mesmo diante de uma cultura materialista, promover o desenvolvimento integral dos alunos, qualidade tão necessária na sociedade contemporânea.
Abstract: The demands of the current job market have led to a culture of efficiency and productivity, which require from universities an excessive attention to the intellectual capacity of the student. However, there are institutions that were not intimidated by this new scenario; among them, Catholic Higher Education Institutions (CHEIs) that, due to their religious nature, seek to keep their pedagogical-Christian mission alive with the purpose of offering integral training to its students considering, in addition to their intellectual dimension, the moral, spiritual, and religious ones, awakening in them a humanistic essence. Nevertheless, the present scenarios have revealed many challenges to carry out a mission of this nature, leading to the question of whether this purpose still makes sense. Following the trajectory of Church´s relationship with the education of Antiquity until nowadays and deepening the studies on the mission of ( CHEIs) and the challenges faced by these institutions, it was possible to elaborate the thesis that the students surveyed perceive the pedagogical-Christian mission of their Catholic Higher Education Institution, as well as accept this mission for the present day, which would confirm that it makes sense to maintain a mission such as the one proposed by the CHEIs.Thus, as a way of contributing to this discussion, this study aimed to learn about the perception and acceptance of students from Catholic Higher Education Institutions regarding the pedagogical-Christian mission of their institution today. The work is constituted of the introduction and the following four chapters being three the form the theoric framework with quotes of authors in the field of education as Manacorda, Luzuriaga and Nunes,in addition to others who study the mission of CHEIs as Miranda and Juliatto. The study is characterized as exploratory-descriptive and was carried out with 302 students from three CHEIs in Recife. The results of the research confirm the thesis proposed above and feed the hope that, even in the face of a culture of materialism, it is possible to promote the integral development of students, a quality so necessary in contemporary society.
Palavras-chave: Teses
Igreja Católica
Ensino superior
Universidades e faculdades católicas
Theses
Catholic church
University education
Catholic Universities and Colleges
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Religião
Citação: TORRES, Maria de Fátima da Nóbrega. Instituições de ensino superior católicas : ainda tem sentido? Percepção e aceitação de alunos da cidade do Recife-PE. 2021. 205 f Tese (doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós- graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1511
Data de defesa: 20-Sep-2021
Appears in Collections:Ciencias da Religiao

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ok_fatima_nobrega_torres.pdfTese na íntegra2,32 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons