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Tipo do documento: Dissertação
Título: A escrita de surdos em língua portuguesa no ensino superior: desafios da prática.
Autor: Hutzler, René Ribeiro 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Dias Júnior, Jurandir Ferreira
Segundo membro da banca: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Terceiro membro da banca: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Resumo: A Língua Portuguesa escrita por surdos que frequentam o Ensino Superior, tema desta pesquisa, tem como objetivo analisar por meio do relato de surdos universitários os desafios que podem enfrentar para escrever em Língua Portuguesa. Esse problema vem aumentando a cada dia, diante de dificuldades que se apresentam para eles, sendo uma das mais importantes. O ensino dessa língua como se fosse para ouvintes, desmotivando o grupo para aprendê-la, uma vez que é a língua oficial do Brasil – coexistindo com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) – reconhecida no país, como a opção comunicacional mais usada pelos surdos. Para a fundamentação teórica, contamos com autores como Gesser, Quadros, Couto e Castro, Lacerda, Fernandes, dentre outros. Optamos pelo emprego da metodologia qualitativa e descritiva buscando a orientação de Gil, Lakatos e Minayo. Para coleta de dados, realizamos uma entrevista semiestruturada com oito (08) participantes surdos do Ensino Superior, contendo 12 perguntas. A análise dos dados foi inspirada em Bardin e sua teoria da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa nos ajudam a entender melhor os desafios que o surdo universitário, geralmente, tem de enfrentar na escrita da Língua Portuguesa destacando alguns meios para minimizar os seus efeitos. Os estudantes universitários surdos mostraram que, de modo geral, não contam, com o apoio dos docentes de Língua Portuguesa, pelo fato de eles desconhecerem as características e as necessidades do surdo. A maioria teve ajuda dos seus familiares; alguns procuraram enfrentar o desafio de aprender a Língua Portuguesa por esforços próprios, já que procuraram ler mais, escrever, verificar as palavras no dicionário, intensificaram o estudo, obtendo melhores resultados na escrita do texto e, dessa maneira, satisfação pessoal. Ainda podemos afirmar que a formação de professores universitários sobre o ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para surdos, não é comum nas licenciaturas em Pedagogia e Letras.
Abstract: The Portuguese Language written by deaf who attend College is the theme of this research, with the aim of analyzing through college deaf narratives the challenges they face to write in Portuguese Language. This problem has been increasing daily, in face of their difficulties, one of the most important being the teaching of that language as if it was for hearing people, demotivating the group to learn it, as it is the official language of Brazil together with LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais – Brazilian Sign Language), recognized in the country as the most used communication option by the deaf. For the theoretical fundament we used authors as Gesser, Quadros, Couto e Castro, Lacerda, Fernandes, among others. We choose to employ the qualitative methodology, descriptive following the orientation of Gil, Lakatos, Minayo. To gather data we applied a semi-structured interview with eight (08) deaf high education students with 12 questions. The data analysis was inspired in Bardin and his contents analysis theory. The results of the research help to better understand the challenges faced by the deaf college student on the Portuguese Language, showing some ways to minimize their effects. The deaf students showed that they cannot, in general, count on the support of Portuguese Language teachers on higher education, because they don’t know the deaf characteristics and needs. Most students had help from their families, some faced the challenge of learning the Portuguese Language by themselves. Even being users of LIBRAS, they tried to read more, write, check the words on the dictionary, study more and obtain better results writing texts and, by this way, personal satisfaction. We can also affirm that training of high education teachers on the teaching of Portuguese Language as a second language for deaf is not common on Pedagogy and Languages.
Palavras-chave: Dissertações
Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior)
Aquisição da segunda língua
Aquisição de linguagem
Língua brasileira de sinais
Surdos - Educação (Superior)
Escrita
Dissertations
Portuguese language - Study and teaching (Higher)
Second language acquisition
language acquisition
Brazilian sign language
Deaf - Education (Higher)
Writing
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: HUTZLER, René Ribeiro. A escrita de surdos em língua portuguesa no ensino superior : desafios da prática. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem.. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1513
Data de defesa: 9-Set-2021
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