Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1515
Tipo do documento: Dissertação
Título: O mercado fotográfico nos tempos do Instagram.
Autor: Costa, Esther Barros da 
Primeiro orientador: Peixoto, João Guilherme de Melo
Primeiro membro da banca: Silva Júnior, José Afonso da
Segundo membro da banca: Ferreira, Alexandre Figueirôa
Resumo: Esta dissertação trata sobre como a fotografia é usada na rede social digital do Instagram como elemento de comunicação e portfólio de fotógrafos profissionais. Analisa-se as mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pela Internet, tendo como objeto de análise as estratégias de marketing digital atreladas às imagens postadas e difundidas através do Instagram. A pesquisa buscou entender como potencializar a repercussão das fotografias com o uso de mecanismos do marketing digital no perfil “The Photo Society”, uma conta já renomada nesta rede social digital. O estudo foi dividido em três partes, a primeira discute as mudanças da fotografia, a revolução que ocorreu na área com a chegada do Instagram e a facilidade de tirar fotos com os smartphones. Na segunda parte é apresentado como se pode atrelar o marketing digital à reprodução das imagens em circulação na rede. A terceira parte faz a análise do uso dessas ferramentas do marketing no perfil “The Photo Society”. Ao final deste estudo são apresentadas algumas sugestões estratégicas de comunicação em redes sociais digitais a partir dos exemplos analisados.
Abstract: This dissertation aims to study how photography is used on Instagram's social digital network as a communication element and portfolio for professional photographers. The changes that have occurred in the production and circulation of images on the Internet were analyzed, having as object of the analysis the digital marketing strategies linked to the images posted and disseminated through Instagram. The research sought to understand how to enhance the impact of photographs with the use of digital marketing mechanisms in the profile “The Photo Society”, an account already renowned in this social digital network. The study was divided into three parts, the first discuss the changes in photography, the revolution that took place in the area with the arrival of Instagram and the ease of taking pictures with smartphones. The second part shows how digital marketing can be linked to the reproduction of images circulating on the internet. The third part analyzes the use of these marketing tools in “The Photo Society” profile. At the end of this study, some strategic suggestions are given for communication in social digital networks based on the analyzed examples.
Palavras-chave: Dissertações
Instagram (Firma)
Fotografia
Fotojornalismo
Marketing na Internet
Dissertations
Instagram (Signature)
Photography
Photojournalism
Internet Marketing
Área(s) do CNPq: ARTES::FOTOGRAFIA
COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: COSTA, Esther Barros da. O mercado fotográfico nos tempos do Instagram. 2021. 87 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1515
Data de defesa: 9-Set-2021
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_esther_barros_costa.pdfDissertação na íntegra653,22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons