Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1516
Tipo do documento: Tese
Título: Práticas de letramento no ensino médio: uma análise sociorretórica do resumo de iniciação científica
Autor: Gois, Karla Epiphania Lins de 
Primeiro orientador: Bezerra, Benedito Gomes
Primeiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Segundo membro da banca: Silva, Iraci Nobre da
Terceiro membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Resumo: Este estudo fundamenta-se na teoria de gêneros de base sociorretórica para definir e apresentar seu objeto da pesquisa, o resumo da iniciação científica no ensino médio. O resumo acompanha um gênero maior, o relatório de pesquisa, e é publicado nos anais do Congresso de Iniciação Científica (CONIC). É elaborado por estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica do ensino médio, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), de treze campi. Neste cenário, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como as práticas de letramento se refletem na organização do resumo da iniciação científica do ensino médio. Para atender ao objetivo geral, primeiro, apresentamos as práticas de letramento realizadas no ensino médio. Em seguida, situamos o resumo em relação ao conjunto de gêneros. Na sequência, aplicamos o modelo de Biasi-Rodrigues (2009) para identificar os movimentos retóricos e as convenções do gênero empregadas nos resumos da iniciação científica no ensino médio. Para discutir as práticas de letramentos, buscamos nos Novos Estudos de Letramento (NEL), o conceito de letramentos acadêmicos, fundamentados em Lea e Street (2014, 1998). Citamos também, os estudos de letramentos acadêmicos no Brasil. Da teoria de gêneros de base sociorretórica, destacamos o conceito de gêneros, de conjunto de gêneros, de educação retórica e o de resumo acadêmico. Estabelecemos o corpus com oitenta resumos, elaborados por estudantes das áreas de Engenharias, Ciências Agrárias, Multidisciplinar, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, e Linguística, Letras e Artes. Em relação aos achados, identificamos que os resumos apresentaram as características dos resumos acadêmicos, com a distribuição das unidades retóricas semelhantes nas seis áreas, para a apresentação da pesquisa, destacando o tópico principal e os objetivos, a apresentação da metodologia, e a conclusão da pesquisa. E, apresentaram diferenças na distribuição das subunidades entre as áreas, atendendo às peculiaridades próprias de cada uma. Concluímos que a elaboração do resumo envolveu questões complexas, como os letramentos, as práticas, as orientações, os modelos e o contexto. Por fim, esperamos que esta pesquisa possa contribuir para os letramentos acadêmicos, e para os estudos de gêneros da esfera acadêmica que circulam no ensino médio.
Abstract: This study is based on the socio-rhetorical theory of genres to define and introduce its research object, the abstract of scientific initiation in school. The abstract accompanies a broader genre, the research report, and is published in the proceedings of the Congress of Scientific Initiation (CONIC). It is prepared by students who participate in the Institutional Scholarship Program for Scientific Initiation in high school, of the Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE). In this setting, the general objective of the research was to analyze how literacy practices are reflected in the organization of the abstract of scientific initiation in high school. First of all, to meet the overall objective, we expose the literacy practices carried out in high school. Then, we place the abstract in relation to the set of genres. Next, we apply the Biasi-Rodrigues (2009) model to identify rhetorical movements and gender conventions used in the abstract of scientific initiation in high school. To discuss literacy practices, we looked at New Literacy Studies (NEL), the concept of academic literacy, based on Lea and Street (2014, 1998). We also cite academic literacy studies in Brazil. From the theory of genres with a socio-rhetorical basis, we highlight the concept of genres, the set of genres, rhetorical education and the academic abstract. We established the corpus with eighty abstracts, prepared by students from Engineering, Agricultural Sciences, Multidisciplinary, Exact and Earth Sciences, Human Sciences and Linguistics, Letters and Arts. With reference to the findings, we identified that the abstracts presented the characteristics of academic abstracts, with the distribution of similar rhetorical units in the six areas, for the presentation of the research, highlighting the main theme and objectives, the presentation of the methodology and the conclusion of the investigation. And, they showed differences in the distribution of subunits between areas, taking into account its own peculiarities. We concluded that the preparation of the abstract involved complex topics, such as literacy, practices, guidelines, models, and context. Finally, we hope that this research can contribute to academic literacy and gender studies in the academic field circulating in secondary education.
Este estudio se basa en la teoría socio-retórica de los géneros para definir y presentar su objeto de investigación, el resumen de la iniciación científica en la escuela. El resumen acompaña a un género más amplio, el informe de investigación, y se publica en las actas del Congreso de Iniciación Científica (CONIC). Es elaborado por estudiantes que participan en el Programa de Becas Institucionales para la Iniciación Científica en la escuela secundaria, del Instituto de Educación, Ciencia y Tecnología de Pernambuco (IFPE). En este escenario, el objetivo general de la investigación fue analizar cómo las prácticas de alfabetización se reflejan en la organización del resumen de la iniciación científica en la escuela secundaria. Para cumplir con el objetivo general, en primer lugar, presentamos las prácticas de alfabetización realizadas en la escuela secundaria. Luego, situamos el resumen en relación al conjunto de géneros. A continuación, aplicamos el modelo de Biasi-Rodrigues (2009) para identificar los movimientos retóricos y las convenciones de género utilizadas en los resúmenes de iniciación científica en la escuela secundaria. Para discutir las prácticas de alfabetización, buscamos en los Nuevos Estudios de Alfabetización (NEL), el concepto de alfabetización académica, basado en Lea y Street (2014, 1998). También citamos los estudios de alfabetización académica en Brasil. Desde la teoría de los géneros con base socio-retórica, destacamos el concepto de géneros, el conjunto de géneros, la educación retórica y el resumen académico. Establecimos el corpus con ochenta resúmenes, elaborados por estudiantes de las áreas de Ingeniería, Ciencias Agrícolas, Multidisciplinaria, Ciencias Exactas y de la Tierra, Ciencias Humanas y Lingüística, Letras y Artes. Con referencia a los hallazgos, identificamos que los resúmenes presentaron las características de los resúmenes académicos, con la distribución de unidades retóricas similares en las seis áreas, para la presentación de la investigación, destacando el tema principal y los objetivos, la presentación de la metodología y la conclusión de la investigación. Y, mostraron diferencias en la distribución de subunidades entre áreas, teniendo en cuenta las peculiaridades de cada una. Concluimos que la preparación del resumen involucró temas complejos, como alfabetización, prácticas, pautas, modelos y contexto. Finalmente, esperamos que esta investigación pueda contribuir a la alfabetización académica y a los estudios de género en el ámbito académico que circulan en la educación secundaria.
Palavras-chave: Teses
Letramento
Letramento - Estudo e ensino (Ensino médio)
Theses
Literacy
Literacy - Study and teaching (High school)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: GOIS, Karla Epiphania Lins de. Práticas de letramento no ensino médio : uma análise sociorretórica do resumo de iniciação científica. 2021. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1516
Data de defesa: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_karla_epiphania_lins_gois.pdfTese na íntegra1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons