Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1517
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Mistagogia de Cirilo de Jerusalém como referencial no processo de iniciação a vida cristã pós Vaticano II.
Autor: Oliveira, José Janédson de 
Primeiro orientador: Lima, Degislando Nóbrega de
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Márcia Eloi
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Sérgio Sezino
Resumo: Este trabalho está inserido no âmbito das pesquisas bibliográficas que discorrem sobre a iniciação à vida cristã, contemplando os séculos III e IV, período em que a mesma foi institucionalizada pelos Santos Padres e as décadas pós-Vaticano II, marcadas por profundas transformações na Igreja. Nesse sentido, objetiva-se através de uma pesquisa bibliográfica, analisar as catequeses mistagógicas de Cirilo de Jerusalém, que apresentam o processo de iniciação à vida cristã como caminho catecumenal, mistagógico e teológico, na perspectiva de relacioná-las à prática evangelizadora da Igreja na atualidade, marcada por novas configurações na subjetividade humana. Os resultados apontam as catequeses mistagógicas de Cirilo de Jerusalém como referenciais para o processo catequético da Igreja pós-conciliar, que retoma o catecumenato como superação da prática da iniciação cristã existente, por uma formação catecumenal mistagógica à luz dos contextos socioculturais que a envolve. Evidencia-se, ainda, pontos convergentes entre os dois contextos eclesiológicos, os séculos III e IV e os anos posteriores ao Vaticano II, que apesar de se encontrarem separados historicamente, estão unidos pela mesma perspectiva, mistagógica e eclesiológica.
Abstract: This study takes part of the research that discusses the initiation bibliographic to the Christian life, including the 3rd and 4th centuries, a period in which it was institutionalized by the Holy Fathers and the decades after Vatican II, marked by profound changes in the Church. Thus, the objective for a bibliographic study is to analyze Cyril of Jerusalem's mystagogical catechesis that present the process of initiation to Christian life as a mystagogical and theological catechumenal path, in the perspective of relating them to the Church's evangelizing practice today, marked by new configurations in subjectivity human. The results point to Cyril of Jerusalem's mystagogical catechesis as references for the catechetical process of the post-conciliar Church, which takes up the catechumenate as an overcoming of the existing practice of Christian initiation through a mystagogical catechumenal formation in light of the sociocultural contexts that involve it and official documents instituted by the church. It is also clear that the converging points between the two ecclesiological contexts, the third and fourth centuries and the years after Vatican II, which despite being historically separated, are united by the same ecclesial, mystagogical and ecclesiological perspective.
Palavras-chave: Dissertações
Mistérios religiosos
Catecumenato
Mistagogia
Dissertations
Religious mysteries
Catechumenate
Mystagogy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Teologia
Citação: OLIVEIRA, José Janédson de. A Mistagogia de Cirilo de Jerusalém como referencial no processo de iniciação a vida cristã pós Vaticano II. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Programa de Pós-graduação em Teologia. Mestrado em Teologia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1517
Data de defesa: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jose_janedson_oliveira.pdfDissertação na íntegra1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons