Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maciel Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6058974219304770por
dc.contributor.advisor1Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.referee1Libório, Luiz Alencar-
dc.contributor.referee2Nicolau, Marcos Fábio Alexandre-
dc.date.accessioned2022-01-18T17:51:25Z-
dc.date.issued2019-11-01-
dc.identifier.citationSILVA, Maciel Rodrigues da. O ensino religioso na cidade de Apodi-RN : história, formação e perfil docente na rede municipal de ensino. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1526-
dc.description.resumoA presente dissertação, relacionada à linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro, pretende analisar a formação e o perfil docente do Ensino Religioso na cidade de Apodi, município do Rio Grande do Norte, em sua aplicação pedagógica enquanto área de conhecimento e da formação básica e cidadã pela LDBEN nº 9394/1996 e sua atualização na Lei nº 9475/1997. Os modelos teóricos do ER aplicados pelos docentes e suas adequações nas propostas da Rede Estadual de Ensino assumidos pela secretaria de Educação de Apodi, serão considerados na investigação. O percurso da metodologia foi adotado através da análise qualitativa, envolvendo a pesquisa teórica e histórica do Ensino Religioso no contexto sociopolítico brasileiro e no contexto regional do Rio Grande do Norte, em especial, nas terras Apodienses. Em seguida, realizou-se uma pesquisa com os docentes do ER, todos da rede Municipal de ensino, através de entrevista semiestruturada para conhecer o seu perfil e suas concepções sobre a formação e a docência nessa área. Por fim, com base na literatura das Ciências da Religião, foram levantadas questões e sugestões pedagógicas a fim de assegurar aos educandos das escolas públicas o acesso ao conhecimento religioso produzido pela humanidade, contribuindo para o respeito à diversidade cultural do município.por
dc.description.abstractThis dissertation, which is related to the line of research Brazilian Religious Field, aims to analyze the formation and the profile of Religious Education (RE) teacher in the city of Apodi, Rio Grande do Norte, in its pedagogical application as an area of knowledge and basic and citizen formation according to LDBEN No. 9394/1996 and its update in Law No. 9475/1997. The theoretical models of the RE applied by the teachers and their adaptations in the proposals of the State Education Network assumed by the Apodi Education Secretariat will be considered in the investigation. The course of the methodology was adopted through qualitative analysis, involving the theoretical and historical research of Religious Education in the Brazilian socio-political context and in the regional context of Rio Grande do Norte, especially in the lands of Apodi. Then, a survey was conducted with the RE teachers, all from the municipal education system, through a semi-structured interview to know their profile and their conceptions about training and teaching in this area. Finally, based on the literature of the Sciences of Religion, questions and pedagogical suggestions were raised in order to assure the students of public schools access to religious knowledge produced by humanity, contributing to the respect for the cultural diversity of the county.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-01-18T17:51:25Z No. of bitstreams: 2 Ok_maciel_rodrigues_silva.pdf: 744116 bytes, checksum: 1753621ae7c93b93d404bb83b1c62e04 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-18T17:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_maciel_rodrigues_silva.pdf: 744116 bytes, checksum: 1753621ae7c93b93d404bb83b1c62e04 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-11-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectProfessores de ensino religioso - Formaçãopor
dc.subjectEscolas municipaispor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectReligious education teachers - Trainingeng
dc.subjectMunicipal schoolseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleO ensino religioso na cidade de Apodi-RN: história, formação e perfil docente na rede municipal de ensino.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_maciel_rodrigues_silva.pdfDissertação na íntegra726,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons