Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jonas Euflausino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9032852029777218por
dc.contributor.advisor1Campos, Zuleica Dantas Pereira-
dc.contributor.referee1Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Sérgio Sezino Douets-
dc.contributor.referee3Souza, Eduardo Araripe Pacheco de-
dc.contributor.referee4Lemos, Fernanda-
dc.date.accessioned2022-01-18T18:23:35Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.citationSILVA, Jonas Euflausino da. MADE AZUSA : uma abordagem histórica e multiculturalista da construção da identidade das Assembleias de Deus no Brasil de 1911 a 1932.. 2021. 260 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1527-
dc.description.resumoO presente estudo investiga a formação da identidade das Igrejas Pentecostais Assembleias de Deus, no Brasil, no período entre 1911 e 1932, fundada por dois missionários suecos, oriundos do movimento pentecostal americano, o período escolhido foi em função da atuação efetiva dos fundadores na liderança da instituição. As Assembleias de Deus brasileiras estão inseridas na categoria de igrejas pentecostais, que foram formadas a partir de processos de hibridismo cultural, originadas na cristianização dos escravizados africanos nos Estados Unidos, que redundou no estabelecimento, em 1906, de uma missão na rua Azusa em Los Angeles, liderada por um filho de ex-escravizados, William J. Seymour, o qual promoveu uma ação missionária que propagou o movimento para o mundo. Tomando como fonte investigativa os documentos históricos e levantamentos bibliográficos concernentes à origem e fundação do pentecostalismo e das Assembleias de Deus, no Brasil, a presente pesquisa aprofunda o debate sobre as origens e a história dessa denominação no contexto brasileiro, buscando, assim, a compreensão da formação da sua identidade, tendo como supedâneo teórico, o conceito de identidade e hibridismo cultural, desenvolvidos por Stuart Hall, Homi Babha e Néstor Garcia Canclini. A análise empreendida, lastreia-se na compreensão da multiculturalidade na formação das identidades culturais híbridas e, consequentemente, na constituição da identidade assembleiana brasileira.por
dc.description.abstractThe present study investigates the formation of the identity of the Assemblies of God Pentecostal Churches, in Brazil, in the period between 1911 and 1932, founded by two Swedish missionaries from the American Pentecostal movement. The aforementioned time span for the study was chosen due to being the period in which the founders effectively performed their leadership within the institution. The Brazilian Assemblies of God are included in the category of Pentecostal churches, which were formed from processes of cultural hybridism, originated in the Christianization of enslaved Africans in the United States, eventually leading to the establishment, in 1906, of a mission on Azusa Street in Los Angeles. This mission was led by a son of a former enslaved couple, named William J. Seymour, who then promoted a missionary action that propagated the movement to the world. Taking as an investigative source the historical documents and bibliographic surveys pertaining to the origin and foundation of Pentecostalism and the Assemblies of God in Brazil, the present research deepens the debate on the origins and history of that church denomination in the Brazilian context, thus seeking to understand the denomination’s identity, having as theoretical framework the concept of identity and cultural hybridism developed by Stuart Hall, Homi Babha, and Néstor Garcia Canclini. The analysis undertaken is based on the understanding of multiculturalism in the formation of hybrid cultural identities and, consequently, in the constitution of the Brazilian Assemblies of God identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-01-18T18:23:35Z No. of bitstreams: 2 Ok_jonas_euflausino_silva.pdf: 2503302 bytes, checksum: 48a55f58420e1c69d4cd48436b593293 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-18T18:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_jonas_euflausino_silva.pdf: 2503302 bytes, checksum: 48a55f58420e1c69d4cd48436b593293 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-10-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTesespor
dc.subjectPentecostalismopor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectPentecostalismeng
dc.subjectMulticulturalismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleMADE AZUSA: uma abordagem histórica e multiculturalista da construção da identidade das Assembleias de Deus no Brasil de 1911 a 1932.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_jonas_euflausino_silva.pdfTese na íntegra2,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons