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Tipo do documento: Dissertação
Título: Publicar, curtir, comentar: uma compreensão fenomenológica hermenêutica da experiência dos usuários do Instagram no Brasil.
Autor: Capozzoli, Déborah Adriana Sá 
Primeiro orientador: Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares
Primeiro coorientador: Rocha Júnior, Dario Brito
Primeiro membro da banca: Leite, Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira
Segundo membro da banca: Silva, Izabela Domingues da
Resumo: As transformações tecnológicas em ebulição delineiam o cenário em que assistimos às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) adentrarem de modo mais intenso na cultura contemporânea, apontando para o conceito de cibercultura e que nos solicita a constantes correspondências para novos modos de ser e de estar no mundo. Neste contexto, os sites de redes sociais on-line como o Instagram passam a manifestarem-se como espaços de socialização, lugares de experiências compartilhadas, de vetores de união e que revelam novos modos de estar-junto. A quantidade de adeptos desse site de rede social on-line pode dizer do modo como ele passa a realçar o seu espaço de importância na vida dos indivíduos hoje, mantendo mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo e se mostrando um espaço que abriga uma diversidade de sentidos. Diante disso, esta pesquisa objetivou compreender a experiência da expressão e produção de sentidos em usuários do Instagram, em que participaram quatro colaboradores que são usuários deste site de rede social on-line. O caminhar metódico que delineia as trilhas percorridas nesta pesquisa caracteriza a sua natureza como uma investigação qualitativa e o seu método como fenomenológico hermenêutico à luz das ressonâncias da Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger, contemplando, ainda, uma etapa que assume a perspectiva netnográfica. Como recursos para produção de dados foram utilizados a Entrevista Narrativa e o Diário de Campo. As narrativas foram compreendidas a partir da ideia de Walter Benjamin (1987), em que o autor enfatiza a importância da narrativa como via de acesso para a elaboração da experiência. Por sua vez, os Diários de Campo são compreendidos a partir do sentido considerado por Aun e Morato (2005), que utilizam a nomenclatura ―Diários de Bordo‖ e os apresenta enquanto a possibilidade de aproximação com a experiência vivida pelo pesquisador no decorrer da pesquisa e a ―criação de sentidos‖ através das narrativas-escritas. Privilegiou-se o processo de compreensão interpretativa fundado na Hermenêutica Filosófica de Gadamer (1960/1999) a partir da sua perspectiva sobre a “fusão de horizontes”, assumindo o movimento do jogo circular-hermenêutico da compreensão. Como considerações possíveis, observamos que o Instagram pode ser compreendido como um desdobramento da técnica moderna, mostrando-se um espaço convidativo ao modo de pensar calculante, mas que, contudo, também desencobriu uma postura reflexiva dos colaboradores, manifestando a disposição de serenidade diante da possibilidade de dizer ―sim‖ e ―não‖ simultaneamente aos apelos da técnica moderna, ao questionarem o modo como fazem uso desse site de rede social on-line, sobretudo no momento em que atravessamos a pandemia da Covid-19. Considerando a constância e rapidez das inovações tecnológicas que constroem e realçam novos paradigmas comunicacionais no ciberespaço, sugere-se uma continuidade de estudos que envolvam os sites de redes sociais on-line como o Instagram, a fim de ampliar, à luz da fenomenologia hermenêutica, o olhar sobre os fenômenos que esses espaços manifestam a partir do horizonte epocal em que estão situados.
Abstract: The boiling technological transformations outline the scenario in which we are witnessing the New Technologies of Information and Communication (NTICs) entering more intensely into contemporary ointing to the concept of cyberculture and which prompts us to constantly corresponce to new ways of being and being in the world. In this context, online social networking sites such as Instagram start to manifest themselves as spaces of socialization, places of shared experiences, vectors of union and that reveal new ways of being-together. The number of supporters of this online social networking site can tell you how it starts to enhance its space of importance in the lives of individuals today, keeping more than a billion active users worldwide and showing itself as a space that it houses a diversity of senses. Therefore, this research aimed to understand the experience of expression and production of meanings in Instagram users, in which four employees who are users of this online social networking site participated. The methodical walk that outlines the paths covered in this research characterizes its nature as a qualitative investigation and its method as a hermeneutic phenomenological in the light of the resonances of Martin Heidegger's Hermeneutic Phenomenology, also contemplating a stage that assumes the netnographic perspective. Narrative Interview and the Field Diary were used as resources for data production. The narratives were understood from the Walter Benjamin‘s idea (1987), in which the author emphasizes the importance of the narrative as an access way to the elaboration of the experience. In turn, Field Diaries are understood from the meaning considered by Aun and Morato (2005), who use the ―Logbooks‖ nomenclature and present them as the possibility of approximation with the experience lived by the researcher during the research. and the ―creation of meanings‖ through written-narratives. The process of interpretive understanding based on Gadamer's Philosophical Hermeneutics (1960/1999) was privileged from his perspective on the ―fusion of horizons‖, assuming the movement of the circular-hermeneutic game of understanding. As possible considerations, we observe that Instagram can be understood as an unfolding of the modern technique, showing an inviting space to the calculating way of thinking, but that, however, also unveiled a reflective posture of collaborators, manifesting the disposition of serenity in the face of the possibility of saying "yes" and "no" simultaneously to the appeals of modern technique, when questioning how they make use of this online social networking site, especially as we are going through the Covid-19 pandemic. Considering the constancy and speed of technological innovations that build and enhance new communication paradigms in cyberspace, a continuity of studies involving online social networking sites such as Instagram is suggested, in order to expand, in the light of hermeneutic phenomenology, the look at the phenomena that these spaces manifest from the epocal horizon in which they are situated.
Palavras-chave: Dissertações
Psicologia fenomenológica
Fenomenologia
Hermenêutica
Experiência
Dissertations
Phenomenological psychology
Phenomenology
Hermeneutics
Experience
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: CAPOZZOLI, Deborah Adriana Sa. Publicar, curtir, comentar : uma compreensão fenomenológica hermenêutica da experiência dos usuários do Instagram no Brasil. 2021. 137 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1530
Data de defesa: 3-Set-2021
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