Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1533
Tipo do documento: Dissertação
Título: Falando e ouvindo com as mãos: a atenção à comunidade surda no Recife.
Autor: Sousa, Eva Maria Torres de 
Primeiro orientador: Cesar, Tiago da Silva
Primeiro membro da banca: Cardozo, José Carlos da Silva
Segundo membro da banca: Amorim, Helder Remigio de
Resumo: A nossa pesquisa investigou o seguinte tema: a evolução da educação das pessoas surdas no Recife. Foi estabelecido o seguinte objetivo geral: compreender a evolução do processo educativo das pessoas surdas no Recife. Como objetivos específicos: exibir a evolução histórica da educação das pessoas surdas no Recife; compreender o uso da linguagem de sinais LIBRAS no contexto recifense; e apresentar informações sobre o Instituto Domingos Sávio para Surdos (IDSS), tendo como fonte primária revistas que abordem assuntos dessa instituição. A metodologia aplicada foi o método de pesquisa qualitativa descritiva e exploratória. Para a coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória. A partir da década de 1950, com a criação do IDSS, as crianças surdas do Recife, bem como do restante da Região Nordeste, passaram a contar com um atendimento condizente. Conforme o MEC, como primeira língua o surdo deve aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como condição necessária para o aprendizado da segunda língua o Português. Seguindo essa diretriz a Secretaria Municipal de Educação do Recife também adotou o bilinguismo para os surdos. A revista Nordeste Silencioso divulgou o Instituto. Ser surdo nada mais é do que ouvir e falar com as mãos.
Abstract: Nuestra investigación investigó el siguiente tema: la evolución de la educación para las personas sordas en Recife. Se estableció el siguiente objetivo general: comprender la evolución del proceso educativo de las personas sordas en Recife. Como objetivos específicos: mostrar la evolución histórica de la educación de las personas sordas en Recife; comprender el uso del lenguaje de señas LIBRAS en el contexto de Recife; y presentar información sobre el Instituto Domingos Sávio para Sordos (IDSS), teniendo como fuente principal revistas que abordan temas de esta institución. La metodología aplicada fue el método de investigación cualitativa descriptiva y exploratoria. Para la recolección de datos se desarrolló una investigación bibliográfica exploratoria. A partir de la década de 1950, con la creación del IDSS, los niños sordos de Recife, así como del resto de la Región Nordeste, comenzaron a recibir una atención adecuada. Según el MEC, como primera lengua los sordos deben aprender la Lengua de Signos Brasileña (LIBRAS), como condición necesaria para aprender la segunda lengua, el portugués. Siguiendo esta directriz, el Departamento de Educación Municipal de Recife también adoptó el bilingüismo para sordos. La revista Nordeste Silencioso dio a conocer el Instituto. Ser sordo no es más que escuchar y hablar con las manos.
Palavras-chave: Dissertações
Surdos - Educação - Recife (PE)
Educação inclusiva
Língua brasileira de sinais
Pesquisa histórica
Aquisição da segunda língua
Dissertations
Deaf - Education - Recife (PE)
inclusive education
Brazilian sign language
Historical research
Aquisição da segunda língua
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: SOUSA, Eva Maria Torres de. Falando e ouvindo com as mãos : a atenção à comunidade surda no Recife. 2021. 30 f Relatório Técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado profissional em História, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1533
Data de defesa: 28-Set-2021
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_eva_maria_torres_sousa.pdfDissertação na íntegra394,6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons