Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Eva Maria Torres de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7800505787635502por
dc.contributor.advisor1Cesar, Tiago da Silva-
dc.contributor.referee1Cardozo, José Carlos da Silva-
dc.contributor.referee2Amorim, Helder Remigio de-
dc.date.accessioned2022-01-19T19:43:06Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationSOUSA, Eva Maria Torres de. Falando e ouvindo com as mãos : a atenção à comunidade surda no Recife. 2021. 30 f Relatório Técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado profissional em História, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1533-
dc.description.resumoA nossa pesquisa investigou o seguinte tema: a evolução da educação das pessoas surdas no Recife. Foi estabelecido o seguinte objetivo geral: compreender a evolução do processo educativo das pessoas surdas no Recife. Como objetivos específicos: exibir a evolução histórica da educação das pessoas surdas no Recife; compreender o uso da linguagem de sinais LIBRAS no contexto recifense; e apresentar informações sobre o Instituto Domingos Sávio para Surdos (IDSS), tendo como fonte primária revistas que abordem assuntos dessa instituição. A metodologia aplicada foi o método de pesquisa qualitativa descritiva e exploratória. Para a coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória. A partir da década de 1950, com a criação do IDSS, as crianças surdas do Recife, bem como do restante da Região Nordeste, passaram a contar com um atendimento condizente. Conforme o MEC, como primeira língua o surdo deve aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como condição necessária para o aprendizado da segunda língua o Português. Seguindo essa diretriz a Secretaria Municipal de Educação do Recife também adotou o bilinguismo para os surdos. A revista Nordeste Silencioso divulgou o Instituto. Ser surdo nada mais é do que ouvir e falar com as mãos.por
dc.description.abstractNuestra investigación investigó el siguiente tema: la evolución de la educación para las personas sordas en Recife. Se estableció el siguiente objetivo general: comprender la evolución del proceso educativo de las personas sordas en Recife. Como objetivos específicos: mostrar la evolución histórica de la educación de las personas sordas en Recife; comprender el uso del lenguaje de señas LIBRAS en el contexto de Recife; y presentar información sobre el Instituto Domingos Sávio para Sordos (IDSS), teniendo como fuente principal revistas que abordan temas de esta institución. La metodología aplicada fue el método de investigación cualitativa descriptiva y exploratoria. Para la recolección de datos se desarrolló una investigación bibliográfica exploratoria. A partir de la década de 1950, con la creación del IDSS, los niños sordos de Recife, así como del resto de la Región Nordeste, comenzaron a recibir una atención adecuada. Según el MEC, como primera lengua los sordos deben aprender la Lengua de Signos Brasileña (LIBRAS), como condición necesaria para aprender la segunda lengua, el portugués. Siguiendo esta directriz, el Departamento de Educación Municipal de Recife también adoptó el bilingüismo para sordos. La revista Nordeste Silencioso dio a conocer el Instituto. Ser sordo no es más que escuchar y hablar con las manos.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-01-19T19:43:06Z No. of bitstreams: 2 Ok_eva_maria_torres_sousa.pdf: 404073 bytes, checksum: eac8be5c8b0dd4af2fc361dd9fa83cff (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-19T19:43:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_eva_maria_torres_sousa.pdf: 404073 bytes, checksum: eac8be5c8b0dd4af2fc361dd9fa83cff (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-09-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectSurdos - Educação - Recife (PE)por
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectPesquisa históricapor
dc.subjectAquisição da segunda línguapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectDeaf - Education - Recife (PE)eng
dc.subjectinclusive educationeng
dc.subjectBrazilian sign languageeng
dc.subjectHistorical researcheng
dc.subjectAquisição da segunda línguaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleFalando e ouvindo com as mãos: a atenção à comunidade surda no Recife.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_eva_maria_torres_sousa.pdfDissertação na íntegra394,6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons