Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1534
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aquisição da linguagem oral em crianças com a Síndrome congênita do Zika vírus.
Autor: Rapozo, Janiely Tinôco 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Carvalho, Glória Maria Monteiro de
Segundo membro da banca: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: Esta dissertação trata de um estudo recente, com poucas publicações, sobre a aquisição da linguagem oral em crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). Uma grande epidemia desse vírus ocorreu no Brasil, em 2015, associada à microcefalia, que foi considerada um problema de saúde pública mundial. O estudo teve como objetivo investigar como ocorre o processo de aquisição da linguagem oral em crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. A pesquisa tem como base teórica o sociointeracionismo de Vygostky, além de autores que tratam da aquisição da linguagem como Bruner, Piaget, Wallon, e para comentar sobre o Zika Vírus trouxemos Eickmann, Ventura, entre outros. O caminho metodológico foi norteado pela pesquisa quali-quantitativa. Os participantes da pesquisa foram dez (10) crianças com a SCZV, atendidas no Centro Especializado em Reabilitação da Fundação Altino Ventura, referência em Pernambuco. Essas crianças encontram-se, atualmente, com idade média de três (3) anos, em período de aquisição da linguagem oral, e foram acompanhadas pelo período de nove (9) meses. Foram realizadas duas aplicações da escala Developmental Screening Test (DENVER II) e do Protocolo de Observação Comportamental (PROC) no início e no final da intervenção. Os resultados da escala DENVER II mostraram possíveis atrasos no desenvolvimento nas quatro áreas analisadas (pessoal social, motor fino adaptativo, linguagem e motor grosseiro). Contudo no PROC, 40% dos participantes apresentaram aquisição da linguagem oral sob a forma de frases simples com duas ou três palavras; 30% palavras isoladas e os 30% restantes, comunicação multimodal por gestos, expressões faciais e vocalizações. A estimulação empregada possibilitou a evolução da maioria dessas crianças ao final do período de acompanhamento, possibilitando afirmar que crianças com a SCZV que não apresentam comprometimentos visuais e auditivos, podem adquirir a linguagem oral. Embora sejam os primeiros estudos, pudemos esclarecer melhor o processo de aquisição desse grupo, ainda pouco conhecido, considerando que a estimulação foi positiva no sentido de provocar, nessas crianças, o desejo de interagir com as pessoas que estavam à sua volta, contribuindo para a melhoria das atividades que poderão ser propostas para elas e para o processo de inclusão escolar.
Abstract: This dissertation is a contemporary study, with few publications, regarding the process of oral language acquisition in children with Congenital Zika Virus Syndrome (SCZV). A major epidemic of this virus occurred in Brazil in 2015, associated with microcephaly, which was considered a worldwide public health problem. The study aimed to investigate how the process of oral language acquisition occurs in children with Congenital Zika Virus Syndrome. The research is based on Vygostky's social interactionism, and on other authors who deal with language acquisition such as Bruner, Piaget, Wallon. Moreover, among other authors, Eickman and Ventura was also used in the present study so as to comment on Zika Virus. The methodological path was guided by a qualitative and quantitative research. The research participants were ten (10) children with SCZV. They were treated at the Altino Ventura Specialized Rehabilitation Center, which is a reference center in Pernambuco. These children are roughly three (3) years old and in the period of oral language acquisition. They were followed for a period of nine (9) months. Two applications of the Developmental Screening Test scale (DENVER II) and the Behavioral Observation Protocol (PROC) were performed at the beginning and at the end of the intervention. The results of the DENVER II scale showed possible developmental delays in the four areas analyzed (social personnel, fine adaptive motor, language and gross motor). However, in PROC, 40% of the participants presented oral language acquisition in the form of simple sentences with two or three words; 30% isolated words and the remaining 30%, multimodal communication by gestures, facial expressions and vocalizations.The results of the research showed that the oral language stimulation employed in the treatment allowed the evolution of some of these children at the end of their follow-up period. Some have expanded their communication to words, simple sentences, and others employed various forms of verbal or nonverbal communication. Although these are the first studies, we were able to help clarify the oral language acquisition process of this group of children affected by SCZC. Furthermore, the stimulation was considered to be positive. As a result, it provoked in the children the desire to interact with the people around them, contributing to the improvement of the activities that may be proposed for them and to the process of school inclusion.
Palavras-chave: Dissertações
Aquisição de linguagem - Crianças
Zika vírus
Dissertations
Language acquisition - Children
Zika virus
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: RAPOZO, Janiely Tinôco. Aquisição da linguagem oral em crianças com a Síndrome congênita do Zika vírus. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1534
Data de defesa: 13-Set-2019
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_janiely_tinoco_rapozo.pdfDissertação na íntegra6,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons