Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1536
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inteligência artificial e propaganda eleitoral : os impactos das novas tecnologias na democracia.
Autor: Couto, Walles Henrique de Oliveira 
Primeiro orientador: Feitosa, Raymundo Juliano Rego
Primeiro membro da banca: Pimentel, Alexandre Freire
Segundo membro da banca: Pimentel, Vanuccio Medeiros
Resumo: A democracia, enquanto regime político, necessita se adequar às novas demandas sociais, levando em consideração as vantagens e os riscos inerentes ao desenvolvimento das novas tecnologias. O advento da sociedade em rede possibilitou, no campo eleitoral, que campanhas digitais tenham um maior alcance na distribuição dos conteúdos e utilizem de inteligência artificial para a implementação de estratégias, mas também trouxe as fake news, as invasões de sistemas informáticos, o controle das informações através dos algoritmos de grandes corporações, que podem constituir uma verdadeira ameaça à democracia. Sendo assim, pretende-se responder nesta pesquisa ao seguinte problema: as normas que regulamentam as novas tecnologias usadas na propaganda eleitoral, principalmente, as relativas ao uso de inteligência artificial nas redes sociais, são suficientes para resguardar a integridade da democracia? A hipótese é que a falta de normatização jurídica para o uso de inteligência artificial na seara eleitoral tem causado prejuízos à democracia. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização da inteligência artificial na propaganda eleitoral e os seus impactos na democracia. A metodologia utilizada foi calcada na pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. Concluímos que, apesar de alguns avanços, a democracia tem sido fragilizada, especialmente, pela utilização fake news nas redes sociais, e que é necessária uma regulamentação jurídica que proteja efetivamente nosso sistema político do uso inadequado das novas tecnologias.
Abstract: Democracy, as a political regime, requires an adaptation to the new social demands, considering the advantages and risks inherent to the development of new technologies. The advent of the network society made it possible, in the electoral field, that digital campaigns have a greater range in content distribution and the use of artificial intelligence for the implementation of strategies, but it also brought fake news, invasions of computer systems, information control through algorithms of big corporations, which could figure as a real threat to democracy. Therefore, this research intends to answer the following problem: are the Brazilian norms that regulate the new technologies used in electoral advertising, mainly those related to the use of artificial intelligence in social networks, sufficient to safeguard the integrity of democracy? The hypothesis is that the lack of legal regulation for the use of artificial intelligence in the electoral field is harmful to Brazilian democracy. Thus, this work aims to analyze the use of artificial intelligence in electoral propaganda and its impacts on Brazilian democracy. The methodology was based on a bibliographical research, with a qualitative approach and a hypotheticaldeductive method. We conclude that, despite some advances, Brazilian democracy has been weakened, especially due to the use of fake news on social networks, and that is necessary an effective regulation to protect our political system from the inadequate use of the new technologies.
Palavras-chave: Dissertações
Direito eleitoral
Inteligência artificial
Fake news
Campanha eleitoral
Redes sociais
Democracia
Electoral law
Artificial intelligence
Election campaign
Social networks
Dissertations
Democracy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Direito
Citação: COUTO, Walles Henrique de Oliveira. Inteligência artificial e propaganda eleitoral : os impactos das novas tecnologias na democracia. 2021. 120 f. Dissertação (mestrado) - Minter Universidade Católica de Pernambuco e ASCES/UNITA. Programa de Pós-graduação em Direito. Mestrado em Direito, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1536
Data de defesa: 1-Set-2021
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_walles_henrique_oliveira_couto.pdfDissertação na íntegra3,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons