Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCouto, Walles Henrique de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088807383363784por
dc.contributor.advisor1Feitosa, Raymundo Juliano Rego-
dc.contributor.referee1Pimentel, Alexandre Freire-
dc.contributor.referee2Pimentel, Vanuccio Medeiros-
dc.date.accessioned2022-02-10T18:04:30Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.citationCOUTO, Walles Henrique de Oliveira. Inteligência artificial e propaganda eleitoral : os impactos das novas tecnologias na democracia. 2021. 120 f. Dissertação (mestrado) - Minter Universidade Católica de Pernambuco e ASCES/UNITA. Programa de Pós-graduação em Direito. Mestrado em Direito, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1536-
dc.description.resumoA democracia, enquanto regime político, necessita se adequar às novas demandas sociais, levando em consideração as vantagens e os riscos inerentes ao desenvolvimento das novas tecnologias. O advento da sociedade em rede possibilitou, no campo eleitoral, que campanhas digitais tenham um maior alcance na distribuição dos conteúdos e utilizem de inteligência artificial para a implementação de estratégias, mas também trouxe as fake news, as invasões de sistemas informáticos, o controle das informações através dos algoritmos de grandes corporações, que podem constituir uma verdadeira ameaça à democracia. Sendo assim, pretende-se responder nesta pesquisa ao seguinte problema: as normas que regulamentam as novas tecnologias usadas na propaganda eleitoral, principalmente, as relativas ao uso de inteligência artificial nas redes sociais, são suficientes para resguardar a integridade da democracia? A hipótese é que a falta de normatização jurídica para o uso de inteligência artificial na seara eleitoral tem causado prejuízos à democracia. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização da inteligência artificial na propaganda eleitoral e os seus impactos na democracia. A metodologia utilizada foi calcada na pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. Concluímos que, apesar de alguns avanços, a democracia tem sido fragilizada, especialmente, pela utilização fake news nas redes sociais, e que é necessária uma regulamentação jurídica que proteja efetivamente nosso sistema político do uso inadequado das novas tecnologias.por
dc.description.abstractDemocracy, as a political regime, requires an adaptation to the new social demands, considering the advantages and risks inherent to the development of new technologies. The advent of the network society made it possible, in the electoral field, that digital campaigns have a greater range in content distribution and the use of artificial intelligence for the implementation of strategies, but it also brought fake news, invasions of computer systems, information control through algorithms of big corporations, which could figure as a real threat to democracy. Therefore, this research intends to answer the following problem: are the Brazilian norms that regulate the new technologies used in electoral advertising, mainly those related to the use of artificial intelligence in social networks, sufficient to safeguard the integrity of democracy? The hypothesis is that the lack of legal regulation for the use of artificial intelligence in the electoral field is harmful to Brazilian democracy. Thus, this work aims to analyze the use of artificial intelligence in electoral propaganda and its impacts on Brazilian democracy. The methodology was based on a bibliographical research, with a qualitative approach and a hypotheticaldeductive method. We conclude that, despite some advances, Brazilian democracy has been weakened, especially due to the use of fake news on social networks, and that is necessary an effective regulation to protect our political system from the inadequate use of the new technologies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-02-10T18:04:30Z No. of bitstreams: 2 Ok_walles_henrique_oliveira_couto.pdf: 3290539 bytes, checksum: a62d20395089af91699b5e89c59e79cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-10T18:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_walles_henrique_oliveira_couto.pdf: 3290539 bytes, checksum: a62d20395089af91699b5e89c59e79cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Direitopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectDireito eleitoralpor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectFake newspor
dc.subjectCampanha eleitoralpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectDemocraciaeng
dc.subjectElectoral laweng
dc.subjectArtificial intelligenceeng
dc.subjectElection campaigneng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleInteligência artificial e propaganda eleitoral : os impactos das novas tecnologias na democracia.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_walles_henrique_oliveira_couto.pdfDissertação na íntegra3,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons