Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1545
Tipo do documento: Dissertação
Título: O impacto da audiência na sustentabilidade financeira de podcasts: o caso do 45 Minutos.
Autor: Araújo, Maria Jovelina da Cruz Guimarães
Primeiro orientador: Bezerra, Cláudio
Primeiro membro da banca: Amorim, Andrea de Lima Trigueiro de
Segundo membro da banca: Veloso, Ana Maria da Conceição
Resumo: O tema deste trabalho versa sobre o podcast. Trata-se de um estudo de caso sobre a produção recifense 45 Minutos, de cobertura jornalística e discussões sobre o futebol nordestino. Em um cenário de expansão da mídia sonora podcast no Brasil, em que se busca a monetização de produções cada vez mais profissionais, a pesquisa investiga como a audiência da mencionada produção regional impacta sua autossustentabilidade. Foram adotadas duas hipóteses de pesquisa: 1) a audiência determina as escolhas da produção quanto à forma de captar recursos pelos produtores; 2) a audiência como elemento de expressão numérica utilizado para atrair patrocinadores. A investigação analisa a relação entre produtores e podouvintes, para identificar estratégias que contribuem para a manutenção da audiência e de captação de investimentos comerciais da produção regional. Entre as principais referências teóricas e conceituais usadas na pesquisa, estão Jenkins (2009), Flores (2014), Izuzquiza (2019) e Bontempo (2020). Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso em que foram analisados os 18 programas mais ouvidos do Podcast 45, entre 2015 e 2020; as interações nas três principais redes sociais e site, entrevistas em profundidade, dados do mídia kit e do Clube 45 de assinatura de ouvintes. Depois da análise de dados, por categorização e descrição, foi possível concluir que as hipóteses foram parcialmente confirmadas e que novos elementos surgiram ao longo da análise. A audiência orienta, mas não determina, as escolhas da produção quanto à forma de captar recursos, e os números da audiência são indispensáveis na apresentação do projeto comercial, porém, o que está implícito neles é a influência dos podcasters sobre o público. Desta forma, o estudo pretende nortear produções sonoras quanto aos aspectos da sustentabilidade e da construção da audiência, colaborando para o fortalecimento do mercado de podcasts, em especial, no Nordeste brasileiro.
Abstract: The theme of this work is about the podcast. It is a case study on the production of 45 Minutes from Recife, with journalistic coverage and discussions on northeastern football. In a scenario of expansion of the podcast sound media in Brazil, in which the monetization of increasingly professional productions is sought, the research investigates how the audience of the aforementioned regional production impacts its self-sustainability. Two research hypotheses were adopted: 1) the audience determines the choices of the production regarding the way to raise funds by the producers; 2) the audience as an element of numerical expression used to attract sponsors. The investigation analyzes the relationship between producers and podcast listeners, to identify strategies that contribute to maintaining the audience and attracting commercial investments in regional production. Among the main theoretical and conceptual references used in the research are Jenkins (2009), Flores (2014), Izuzquiza (2019) and Bontempo (2020). This is a case study in which the 18 most listened to programs on Podcast 45 were analyzed between 2015 and 2020; interactions on the three main social networks and website, in-depth interviews, data from the media kit and the Club 45 subscriber subscription. After analyzing the data, by categorization and description, it was possible to conclude that the hypotheses were partially confirmed and that new elements emerged during the analysis. The audience guides, but does not determine, the choices of the production as to how to raise funds, and the audience numbers are essential in the presentation of the commercial project, however, what is implicit in them is the influence of podcasters on the audience. In this way, the study intends to guide sound productions regarding aspects of sustainability and audience construction, contributing to the strengthening of the podcast market, especially in the Northeast of Brazil.
Palavras-chave: Dissertações
Podcast
Jornalismo
Dissertations
Journalism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: ARAÚJO, Maria Jovelina da Cruz Guimarães. O impacto da audiência na sustentabilidade financeira de podcasts: o caso do 45 Minutos. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado em Indústrias Criativas, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1545
Data de defesa: 25-Out-2021
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_maria_jovelina_cruz_guimaraes_araujo.pdfDissertação na íntegra1,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons