Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Sara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9866266861210922por
dc.contributor.advisor1Araújo, Marcelo Labanca Corrêa de-
dc.contributor.referee1Ismail Filho, Salomão Abdo Aziz-
dc.contributor.referee2Machado, Érica Babini Lapa do Amaral-
dc.date.accessioned2022-04-01T18:45:17Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.citationLUZ, Sara. Descentralização federativa e plano estadual decenal de atendimento socioeducativo de Pernambuco : diagnóstico do quadro normativo subnacional enquanto fator indutor de efetivação de direitos fundamentais de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativo de privação de liberdade. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Direito. Mestrado em Direito, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1554-
dc.description.resumoO presente trabalho visa fazer uma análise de como a política socioeducativa tem sido apreendida dentro de uma perspectiva de subnacionalidade, usando como ferramenta de análise o Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo, que delimita as diretrizes quanto ao planejamento, gestão e execução da política nacional, estatal , municipal e distrital de socioeducação, num lapso temporal de dez anos. A ideia é perceber como tem se comportado a política socioeducativa dentro de um modelo de federalismo cooperativo, que implica em uma descentralização; e se essa descentralização tem sido um elemento potencializador no processo de socioeducação de adolescentes em conflito com a lei em Pernambuco. No que tange à infância e juventude, apesar de uma legislação garantidora de direitos fundamentais, as violações aos direitos desse público são constantes, por essa razão, parte do intuito da pesquisa é observar até que ponto o gerenciamento descentralizado da política socioeducativa tem contribuído ou prejudicado a garantia de direitos fundamentais para adolescentes que praticaram ato infracional. Será feita, portanto, uma análise documental, baseada em quatro marcos, o ECA, a lei que estabelece o SINASE, o Plano Nacional Decenal de Atendimento Socioeducativo e o Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco para perceber quais as estratégias adotadas pelo governo federal e estadual, e se estas estratégias vêm sendo eficazes no atendimento, proteção e responsabilização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade.por
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how socio-educational policy has been apprehended from a subnational perspective, using the Decennial Plan for Socio-educational Service as an analysis tool, which outlines the guidelines for planning, management and execution of national, state policy. , municipal and district of socio-education, in a time span of ten years. The idea is to understand how socio-educational policy has behaved within a model of cooperative federalism, which implies decentralization; and whether this decentralization has been a potentiating element in the socio-education process for adolescents in conflict with the law in Pernambuco. With regard to childhood and youth, despite legislation guaranteeing fundamental rights, violations of the rights of this public are constant, for this reason, part of the purpose of the research is to observe to what extent the decentralized management of socio-educational policy has contributed or harmed the guarantee of fundamental rights for adolescents who have committed an infraction. Therefore, a documentary analysis will be carried out, based on four milestones, the ECA, the law that establishes the SINASE, the National Decennial Plan for Socio-Educational Assistance and the Pernambuco State Decennial Plan for Socio- educational Assistance to understand which strategies are adopted by state governments and if they strategies have been effective in the care, protection and accountability of adolescents in compliance with a socio-educational measure of deprivation of liberty.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-04-01T18:45:17Z No. of bitstreams: 2 Ok_sara_luz.pdf: 1753748 bytes, checksum: 09438a4b0c97d53de1675929dbe3dbd5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-01T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_sara_luz.pdf: 1753748 bytes, checksum: 09438a4b0c97d53de1675929dbe3dbd5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Direitopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectDireitos fundamentaispor
dc.subjectDelinqüentes juvenis - Reabilitação - Pernambucopor
dc.subjectAdolescentes - Educação - Pernambucopor
dc.subjectReintegração social - Pernambucopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectFundamental rightseng
dc.subjectJuvenile offenders - Rehabilitation - Pernambucoeng
dc.subjectAdolescents - Education - Pernambucoeng
dc.subjectSocial reintegration - Pernambucoeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleDescentralização federativa e plano estadual decenal de atendimento socioeducativo de Pernambuco: diagnóstico do quadro normativo subnacional enquanto fator indutor de efetivação de direitos fundamentais de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativo de privação de liberdade.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_sara_luz.pdfDissertação na íntegra1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons